Ghosting

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Ghosting é um termo usado para designar o término repentino de um relacionamento sem deixar explicações, este termo vem do inglês, e é derivada da palavra ghost, que significa fantasma em português.

O praticante de ghosting, some misteriosamente como se fosse um fantasma. Esta situação pode ocorrer em diversos tipos de relacionamentos: namoros de longa data, ficares, amizades e até casamentos; no entanto é mais comum em relacionamentos amorosos recentes.

O ghosting acontece quando a outra pessoa começa a ignorar, evitar, e também deixa de responder mensagens, não atende mais ligações e, sem aviso, desaparece sem apresentar motivos.

O termo estendeu-se nos últimos anos, em 2015, foi escolhido como um dos vocábulos pelo dicionário britânico "Collins".

O ghosting pode acontecer tanto entre heterossexuais como em relacionamentos homossexuais.[1]

Consequências[editar | editar código-fonte]

Profissionais da psicologia comprovaram que o ghosting tem consequências tanto para a vítima como para o praticante. O indivíduo que é ou foi vítima de ghosting, pode ter sua autoestima abaixada e prejudicada, e precisa enfrentar o período difícil do término de uma relação sem descobrir os motivos que levaram ao rompimento.

Os especialistas relatam que, em alguns casos, os praticantes de ghosting têm medo de conflitos, evitando de todas as maneiras de serem confrontados pelas vítimas, assim como o receio de explicar pessoalmente a razão de encerrar o relacionamento. De acordo com a pesquisa de 2014, efetuado nos Estados Unidos através do instituto YouGov para o Huffington Post, foi relatado que 11% dos participantes disseram ter praticado ghosting, e cerca de 13% afirmam ter sofrido com esta prática.

A revista Elle realizou uma pesquisa semelhante entre seus leitores: aproximadamente 26% das mulheres e 33% dos homens afirmaram de ter sido vítimas e que também já praticaram o ghosting.[2]

Referências

  1. «Ghosting: por que ele parecia mega interessado, mas desapareceu do nada?». Meu Boy Magia. Consultado em 25 de agosto de 2017 
  2. «Ghosting : a maneira cruel de acabar com relacionamentos na era digital». BBC Brasil. 6 de dezembro de 2015. Consultado em 25 de agosto de 2017