Giacinto Placido Zurla

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Placido Zurla
Cardeal da Santa Igreja Romana
Vigário-Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma
Info/Prelado da Igreja Católica
Atividade eclesiástica
Ordem Ordem dos Camaldulenses
Diocese Diocese de Roma
Nomeação 7 de janeiro de 1824
Predecessor Annibale Cardeal della Genga
Sucessor Carlo Cardeal Odescalchi
Mandato 1824 - 1834
Ordenação e nomeação
Ordenação episcopal 18 de janeiro de 1824
por Giulio Maria della Somaglia
Nomeado arcebispo 13 de janeiro de 1824
Cardinalato
Criação 10 de março de 1823 (in pectore)
16 de maio de 1823 (Publicado)

por Papa Pio VII
Ordem Cardeal-presbítero
Título Santa Cruz de Jerusalém
Dados pessoais
Nascimento Legnago
2 de abril de 1769
Morte Palermo
29 de outubro de 1834 (65 anos)
Nome religioso Irmão Placido Zurla
Nome nascimento Giacinto Zurla
Nacionalidade italiano
dados em catholic-hierarchy.org
Cardeais
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Plácido Zurla, OSB Cam. (Legnago, 2 de abril de 1769 - Palermo, 29 de outubro de 1834) foi um monge e prelado camaldulense italiano, cardeal vigário de Roma e escritor de geografia medieval .

Biografia[editar | editar código-fonte]

Zurla nasceu em Legnago, Veneto, de pais nobres e batizado de Giacinto (Jacinto)[1]. Aos dezoito anos, Zurla ingressou no Mosteiro camaldulense de São Miguel, situado na ilha de Murano, na lagoa veneziana. Quando entrou no noviciado do mosteiro, tomou o nome de Plácido. Lá ele encontrou um amigo de toda a vida em Mauro Cappellari (depois Papa Gregório XVI), então um jovem monge de sua idade.

Tornou-se professor de filosofia e teologia e, em 1802, publicou um livro teológico. Como bibliotecário, chamou-lhe a atenção o mapa-múndi executado entre 1457 e 1459 naquele mesmo mosteiro pelo famoso cartógrafo camaldulense Fra Mauro. Em 1806, Zurla publicou um relato intitulado Il Mappamondo di Fra Mauro. Isso levou a mais estudos sobre os primeiros viajantes, dos quais o resultado mais importante foi a obra "Di Marco Polo e degli altri viaggiatori veneziano" (2 volumes, Veneza, 1818-1819).

Em 1809, Zurla foi eleito Definidor de sua Congregação e recebeu o título de abade. No ano seguinte o mosteiro foi suprimido por ordem de Napoleão I, mas os monges mantiveram o colégio vestidos de padres seculares. Desta instituição Zurla atuou como Reitor e Cappellari como Leitor de filosofia até sua completa dissolução em 1814. A partir desse ano ele ensinou teologia no Seminário Patriarcal de Veneza até 1821, quando se mudou para Roma e retomou o hábito branco de São Romualdo em o Mosteiro de São Gregório Magno[2]. Naquela época, Cappellari era o prior daquela comunidade.

O Papa Pio VII nomeou Zurla como consultor de várias congregações e Prefeito de Estudos no Pontifício Colégio Urbano. em 1821 recebeu o chapéu de cardeal e, no ano seguinte, a sé titular de arcebispo de Edessa . Ele serviu como Cardeal Vigário do Papa Leão XII e seus dois sucessores, e teve um interesse ativo na organização do seminário romano, na reforma dos tribunais criminais, na delimitação das paróquias romanas e nos assuntos de muitas Sagradas Congregações .da qual era membro. O cardeal Zurla era muito amado por seus amigos, mas seu zelo pela reforma dos abusos fez dele alguns inimigos em Roma.[3]

Morreu em Palermo em 1834.

Referências