Gian Francesco Giudice

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gian Francesco Giudice
Gian Francesco Giudice
Gian Francesco Giudice em sua sala no CERN
Nascimento 25 de janeiro de 1961 (63 anos)
Pádua
Residência Suíça
Nacionalidade Itália Italiano
Alma mater Universidade de Pádua, International School for Advanced Studies
Instituições CERN, Universidade do Texas em Austin, Fermilab
Campo(s) Física

Gian Francesco Giudice (Pádua, 25 de janeiro de 1961) é um físico teórico italiano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Conhecido por pesquisas de física de partículas e cosmologia, Giudice trabalha no CERN desde 1993, onde é diretor do Departamento de Física Teórica. Anteriormente, trabalhou no Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab) e na Universidade do Texas em Austin, no grupo de Steven Weinberg. A sua pesquisa foca-se na construção de novas teorias que vão para além do Modelo padrão e as suas implicações na origem do universo. As suas contribuições mais reconhecidas aconteceram nos campos da supersimetria e outras dimensões. É um acadêmico da Academia Nacional dos Linces, do Istituto Veneto di Scienze, Lettere ed Arti e da Accademia Galileiana. Recebeu os prêmios Jacques Solvay Chair em física (2013), Distinguished Visiting Research Chair no Instituto Perimeter de Física Teórica (2019), Sackler Distinguished Lecturer na Universidade de Tel Aviv (2020), Chandrasekhar Lecturer at Tata Institute of Fundamental Research (2022), Erwin-Schrödinger Professor na Universidade de Viena (2023).

É o autor de A Zeptospace Odyssey, um livro de divulgação científica baseado na física que acontece o Grande Colisionador de Hadrões (Large Hadron Collider - LHC), publicado em inglês, francês, alemão, italiano, espanhol e coreano.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Giudice, Gian Francesco (2010). A Zeptospace Odyssey: A Journey into the Physics of the LHC. [S.l.]: Oxford University Press. ISBN 978-0-19-958191-7 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]