Gilberto Garcia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde março de 2013) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Gilberto Garcia
Nascimento 1936
Uberlândia
Morte 1996 (60 anos)
Goiânia
Ocupação Ator

Antonio Gilberto Garcia Costa (Uberlândia, 1936Goiânia, 1996) foi um roteirista e ator de rádio, cinema e televisão brasileiro.

Conheceu Moacyr Franco ainda jovem, com quem formou uma dupla e juntos foram para Ribeirão Preto, onde iniciaram a carreira artística. Trabalhou como roteirista dos programas Moacyr Franco Show,[1] Os Trapalhões,[2] Chico Anysio Show, entre outros. No cinema trabalhou no roteiro do filme O Cinderelo Trapalhão. Foi assistente de produção no filme Estranhas Relações.[3] Como ator fez o filme Ninguém Segura Essas Mulheres e a novela Vejo a Lua no Céu. Foi produtor de elenco da Rede Globo no final dos anos 70.

Gilberto estreou na rádio PRA-7 em 1956 tendo sido apadrinhado por Aloysio Silva Araújo, participando de um programa juvenil apresentado por Wilson Gasparini. Gilberto cantava músicas francesas neste programa. Estreou como ator de televisão no programa Miss Campeonato em 1960.

Em 1994, possuía junto com Moacyr Franco uma empresa de criação e exportação de peixes no Centro-Oeste brasileiro.

Foi casado com Dirce Engracia Prieto com quem teve quatro filhos: além das atrizes Isabela[4] e Rosana,[2] Gilberto e Ricardo.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Moacyr Franco Show». Memória Globo. Consultado em 23 de março de 2013 
  2. a b Queiroz, Rosana. «Trechos inéditos da entrevista com Isabela Garcia». Marie Claire. Consultado em 23 de março de 2013 
  3. «Estranhas Relações». Cinemateca Brasileira. Consultado em 23 de março de 2013 
  4. a b «Programa "Miss Campeonato"». Que Fim Levou?. Consultado em 23 de março de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.