Gilberto I de Roucy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gilberto I de Roucy
Conde de Roucy e Visconde de Reims
Gilberto I de Roucy
Escudo do Brasão com as Armas da Casa de Roucy.
Nascimento 951
Morte 991 ou 1000
Nome completo Gilberto I de Roucy
Pai Reinaldo de Roucy
Mãe Alberada da Lotaríngia

Gilberto I de Roucy (951 - 991 ou 1000) foi Conde de Roucy desde 967 e até á sua morte, tendo sido também Visconde de Reims.

Gilberto I teria 16 anos a quando da morte de seu pai, altura em que recebeu várias homenagens relativas a este e também quando recebeu o condado de Roucy e de Reims, sendo este confiado a Herbert III de Omois. Mais tarde, Eudes I de Blois, Conde de Blois e sucessor de Herbert confia o Viscondado de Reims Gilberto I.

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de Reinaldo de Roucy [1] (926 - 10 de maio de 967) foi o 1º conde de Roucy e de Reims e de Alberada da Lotaríngia, filha de Gilberto de Lotaringia (c. 885 - Batalha de Andernach, 2 de outubro de 939), duque da Lotaríngia, e de Gerberga de Saxe. É tido como ter sido casado com uma filha Guilherme III da Aquitânia e de Adélia da Normandia, de quem terá tido:

  1. Ebles I de Roucy (? - 11 de maio de 1033), Conde de Roucy e arcebispo de Reims, foi casado com Beatriz de Hainaut, uma neta materna de Hugo Capeto, dado o facto de ser filha de Rainério IV de Hainaut e de Edviges de França[2].
  2. Eudes de Roucy, "o Forte" (? - 27 de agosto num ano depois de 1021), foi o 4.º senhor de Rumigny.
  3. Liétaud de Marle.
  4. Judite de Rethel casou Manassès II de Rethel, Conde de Rethel.

Referências