Gilderoy Lockhart

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gilderoy Lockhart
Gilderoy Lockhart
Dados pessoais
Sexo Masculino
Nascimento 26 de Janeiro de 1964
Cabelo Loiro Ondulado
Olhos Azuis
Família Pai Muggle
Mãe Feiticeira
Duas irmãs mais velhas (Muggles)
Dados biográficos
Casa Blason Serdaigle.svg Ravenclaw
Organizações as
quais pertence
Ordem de Merlin
Liga de Defesa Contra as Artes das Trevas
Na série
Primeira aparição
em livro
Harry Potter e a Câmara Secreta & Harry Potter e a Ordem da Fenix
Primeira aparição
em filme
Harry Potter e a Câmara Secreta
Intérprete Kenneth Branagh
Personagem da série Harry Potter

Gilderoy Lockhart é um personagem fictício da série Harry Potter.

Gilderoy é um professor de Hogwarts. Gilderoy Lockhart, Ordem de Merlim, Terceira Classe, Membro Honorário da Liga de Defesa contra as Forças do Mal e vencedor do Prêmio Sorriso mais Atraente da revista Semanário das Bruxas cinco vezes seguidas. Além de celebridade no mundo dos bruxos, é autor de vários livros e já exerceu o cargo de Professor de Defesa Contra as Artes das Trevas em Hogwarts. Foi líder do Clube de Duelos, além de ter sido jogador de Quadribol em sua época escolar. Atualmente se encontra no Hospital St. Mungus devido a sua perda de memória. Gilderoy não conseguirá recordar suas memórias, de acordo com declarações da própria autora.

Características[editar | editar código-fonte]

"Havia na capa uma grande foto de um bruxo bonitão de cabelos louros ondulados e olhos azuis muito vivos".

"Aos poucos Gilderoy Lockhart se tornou visível, sentado a uma mesa, cercado de grandes cartazes com o próprio rosto, todos piscando e exibindo dentes ofuscantes de tão brancos."

"O verdadeiro Lockhart estava usando vestes azul-miosótis que combinavam à perfeição com os seus olhos; seu chapéu cônico de bruxo se encaixava em um ângulo pimpão sobre os cabelos ondulados e loiros"

Gilderoy Lockhart desde criança era um zé-ninguém e tentava chamar atenção para si mesmo. Desde pequeno teve uma vontade de se provar "especial" em seu mundo e talvez pelo desprezo que sofreu, ao crescer, roubava os méritos de outros bruxos para sua própria fama. Gilderoy faz o tipo "sabe tudo" em qualquer assunto, em qualquer momento, na presença de qualquer bruxo, Gilderoy gosta de cantar sua superioridade nas situações. É obcecado com sua própria imagem, se gabando de seus prêmios de sorriso mais atrante e possuindo vários retratos dele mesmo em sua sala, o que dá por vezes um ar de superficialidade a ele, o que talvez seja o motivo de nunca ter recebido visitas de seus parentes ou nenhum amigo enquanto se manteve na ala hospitalar após o incidente com sua perda de memória. Gilderoy, também possui mania de sempre dar autógrafos, o que por vezes, irrita as pessoas ao seu redor. Mesmo após perder a memória, Gilderoy não perde suas características pessoais, o que nos confirma que sua maior vontade é realmente ser admirado, se mostrando cada vez mais sedento por fama, por exemplo, no episódio da Floreios e Borrões, quando pede ao fotógrafo do Profeta Diário para incluir a briga de Arthur Weasley e Lúcio Malfoy na matéria, dizendo que tudo é publicidade. Porém, Gilderoy mostra ser uma pessoa gentil, sorridente e sempre disposto a ajudar quem precise se seus conhecimentos.

Infância[editar | editar código-fonte]

Gilderoy estudou em Hogwarts e foi selecionado para a Casa de Ravenclaw, onde foi colega de Sibila Trelawney e Quirinus Quirrell. Apesar da fama de inteligência que os alunos desta casa possuem, Gilderoy não era dos melhores alunos do seu ano, no entanto, desenvolveu um talento precoce para feitiços de memória e obteve também resultados razoáveis em Defesa Contra as Artes das Trevas. Foi apanhador enquanto esteve em Hogwarts e após terminar os estudos foi convidado a tentar entrar para o time nacional de Quadribol, porém preferiu se dedicar a erradicação das Forças das Trevas.

Primeira Aparição[editar | editar código-fonte]

No capítulo três de Harry Potter e a Câmara Secreta. No cinema é interpretado pelo premiado ator e diretor britânico Kenneth Branagh.

Um pouco sobre Lockhart[editar | editar código-fonte]

Para os que não o conhecem, Lockhart é um autor de sucesso e uma espécie de herói à moda antiga. Aquele que viaja mundo afora enfrentando inimigos perigosos, salvando os inocentes e contando suas aventuras com timidez e modéstia.

Essa, no entanto, não é a verdade.

Quem conhece o professor Lockhart descobre que ele é uma farsa. Embora seus livros tragam títulos impressionantes como ele nunca fez nada do que está descrito nos livros. Ele simplesmente descobre alguém que tenha feito uma aventura, joga um feitiço de memória na pessoa (a única magia que ele faz direito) e se apropria da história, como se ele próprio tivesse realizado.

Nada é revelado sobre as origens de Lockhart. Ele diz que no passado era um zé-ninguém e tentava chamar a atenção quando criança, mas sempre falhava. Vale a pena notar que, no quinto livro, o Curandeiro responsável por Lockhart no hospital diz que ele nunca recebeu visitantes, sugerindo que a família dele está morta ou não se importa com ele.

Professor em Hogwarts[editar | editar código-fonte]

Gilderoy Lockhart se tornou professor quando, no ano escolar de 1992-1993, quando foi chamado para a cadeira de professor de DCAT, Defesa Contra as Artes das Trevas na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Na sua primeira aula, ele deu para sua turma do segundo ano um teste que não tinha nada a ver com a matéria, mas sim sobre sua biografia.
Os alunos logo perceberam que ele nada sabia de magia, mesmo sendo uma classe de segundo ano (ou seja, muito jovens).

Ele soltou Diabretes da Cornualha na sala de aula e não conseguiu dar conta deles, até inventou uma palavra mágica qualquer (Peskipiksi ksi pesternomi), mas deixou Harry, Ron e Hermione sozinhos para prender os diabretes e saiu da sala correndo.

No jogo de Quadribol, quando o balaço errante, quebrou o braço de Harry e o derrubou da vassoura, Lockhart foi correndo para aparecer como salvador do menino e ao invés de emendar os ossos de Harry ele os removeu.

No Clube de Duelos, ele quis usar o professor Snape, chamando-o de seu assistente e nem sequer percebeu que estava brincando com o perigo. Lockhart foi batido na primeira apresentação, indo bater de encontro à parede e perdendo sua varinha.

Nada disso diminuiu a popularidade de Gilderoy Lockhart com as meninas de Hogwarts, incluindo Hermione. No dia dos namorados ele recebeu nada menos do que, 46 cartões.

Ele não era popular entre o corpo docente e era particularmente odiado por Severo Snape, que desejava a posição de professor de DCAT. No entanto, professores e alunos o toleravam. Até Hermione Granger teve uma atração por ele, para o desgosto de Harry e Ron. Harry não gostava dele particularmente porque Gilderoy achava que ele havia voado em um carro até Hogwarts com Ron Weasley somente para tentar se fazer mais famoso do que o professor. Gilderoy pensou que a aparição dele com Harry no Profeta Diário acabou dando idéias de fama para Harry.

O problema de Lockhart é que os professores perceberam logo sua incapacidade e não gostavam dele. Quando Gina foi levada para a câmara secreta foi a gota d´água. Chamaram Lockhart e lhe deram um ultimato – ele deveria fazer jus à sua fama e salvar a menina rapidamente. Infelizmente para ele, Harry e Ron o pegaram antes que pudesse fugir (ele já estava arrumando as malas) e o levaram para resgatar a menina. No subterrâneo, o professor já ia se aproveitar e danificar a memória dos meninos, mas, usando a varinha quebrada de Rony, o feitiço virou contra o feiticeiro. E novamente a cadeira de DCAT estava vaga.

Portal A Wikipédia possui o
Portal Harry Potter


A farsa[editar | editar código-fonte]

Descobriu-se que o professor não passava de um impostor, que roubava histórias de sucesso de outros bruxos e apagava suas memórias, para tornar as conquistas dos outros como suas, apenas para vender mais livros.

Quando tentou apagar a memória de Harry e Rony, porém, teve sua própria memória apagada já que estava usando a varinha defeituosa de Rony.

Significado do nome[editar | editar código-fonte]

Segundo JKR, o sobrenome Lockhart é muito comum na Escócia. E foi em um memorial de guerra escocês que a autora encontrou esse sobrenome "charmoso e intenso". Já o nome "Gilderoy" vem de uma pesquisa do seu Dictionary of Phrase and Fable (Dicionário de Expressões e Fábulas), que significa um homem da estrada; um patife realmente lindo. Gilderoy pode ser também uma referência a palavra inglesa "gilded" que significa "folheado a ouro".

Estado atual[editar | editar código-fonte]

Gilderoy perdeu a memória e foi enviado para o Hospital St. Mungus para Doenças e Acidentes Mágicos. Em uma enfermaria para doenças prolongadas (inclusive é lá que estão os pais de Neville Longbottom que foram torturados e muitas outras coisas por Belatriz Lestrange). Lá, ele fica tentando dar alguns autógrafos para quem possa aparecer. No Natal de 1995, Harry, Ron, Hermione e Gina viram Gilderoy no hospital. Lockhart ainda continuava a receber cartas das fãs, apesar de não ter a mínima idéia do porque elas escreviam para ele.

Quando perguntada sobre o ex-professor de DCAT, a autora J.K. Rowling, revela em uma entrevista pós livro 7: "Gilderoy não vai se recuperar nunca. E eu não gostaria. Ele está feliz onde está e eu estou mais feliz sem ele!".

Prêmios e posses[editar | editar código-fonte]

  • Ordem de Merlim, Terceira Classe;
  • Membro Honorário da Liga de Defesa contra as Forças do Mal;
  • Cinco vezes Vencedor do Prêmio Sorriso mais Atraente da revista Semanário das Bruxas;
  • Prêmio de Bravura contra Animais Fantásticos do Congresso Medieval de Bruxos Europeus;
  • Prêmio de Bruxo mais Elegante da Inglaterra;
  • Diploma da Associação Britânica de Duelos de Bruxos;[1]

Publicações[editar | editar código-fonte]

Na Inglaterra - Bloomsbury Publishing Plc
  • Break with a Banshee
  • Gadding with Ghouls
  • Gilderoy Lockhart's Guide to Household Pests
  • Holidays with Hags
  • Magical Me
  • Travels with Trolls
  • Voyages with Vampires
  • Wanderings with Werewolves
  • Year with the Yeti
Em Portugal - Editorial Presença
  • Ensinamentos de Uma Fada Carpideira
  • Vagueando com Vampiros
  • Guia de Gilderoy Lockhart para Pragas Caseiras
  • Férias com Feiticeiras
  • Eu, o Mágico
  • Viagens com Duendes
  • Viagens com Vampiros
  • Vagueando com Lobisomens
  • Um Ano com o Abominável Homem das Neves
No Brasil - Editora Rocco
  • Como Dominar Um Espírito Agourento
  • Como Se Divertir Com Vampiros
  • Guia de Pragas Domésticas
  • Férias Com Bruxas Malvadas
  • O Meu Eu Mágico
  • Viagens Com Trasgos
  • Excursões Com Vampiros
  • Passeios Com Lobisomens
  • Um Ano Com O Iéti

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios (desde março de 2010).
  • De acordo com J. K. Rowling, Gilderoy Lockhart é o único personagem em que ela se baseou especificamente em uma pessoa real.
  • Gilderoy Lockhart aparece em Quadribol através dos séculos, fazendo uma crítica ao autor do livro.
  • Cor favorita: Lilás.
  • Presente de aniversário ideal: Harmonia entre os trouxas e bruxos, embora não recuse um garrafão do velho Uísque de Fogo Ogden.
  • Ambição Secreta: Livrar o mundo do mal e comercializar sua própria linha de poções para cabelos.

Referências