Guilgul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Gilgulim)

Guilgul ou Gilgul/Gilgul neshamot/Gilgulei Ha Neshamot (hebraico, Plural: Gilgulim) é um conceito de reencarnação no misticismo esotérico cabalístico. Em hebraico, a palavra gilgul significa "ciclo" ou "roda" e neshamot é o plural para "almas". As almas são vistas como percorrendo ciclos através de vidas ou encarnações, sendo ligadas a diferentes corpos humanos ao longo do tempo. O corpo com o qual eles se associam depende de sua tarefa específica no mundo físico, dos níveis espirituais dos corpos dos predecessores e assim por diante. O conceito refere-se aos processos mais amplos da história na Cabalá, envolvendo o Tikkun cósmico (retificação messiânica) e a dinâmica histórica das Luzes ascendentes e dos Vasos descendentes de geração em geração.

As explicações esotéricas de gilgul foram articuladas no misticismo judaico por Isaac Luria no século XVI, como parte do objetivo metafísico da Criação.

História no pensamento judaico[editar | editar código-fonte]

A crença na reencarnação existiu primeiro entre místicos judeus na Idade Média, entre diferentes explicações dadas sobre a vida após a morte, embora com uma crença universal em uma alma imortal.[1] Hoje, a reencarnação é uma crença esotérica dentro de muitas correntes do judaísmo moderno, mas não é um princípio essencial do judaísmo tradicional. Não é mencionado em fontes clássicas tradicionais, como a Bíblia Hebraica, as obras rabínicas clássicas (Mishnah e Talmud) ou os 13 princípios de fé de Maimônides.

Alguns estudiosos interpretaram textos de Josefo como referências à crença na reencarnação entre os fariseus, mas a maioria dos estudiosos discorda dessa interpretação. A Cabala (misticismo judaico), no entanto, ensina uma crença em gilgul, transmigração de almas, e, portanto, a crença é universal no judaísmo chassídico, que considera a Cabala como sagrada e autoritária. A Cabala também interpretou textos bíblicos, como Eclesiastes 1:4, em termos de gilgul.[2]

Entre os rabinos conhecidos que rejeitaram a ideia de reencarnação estão Saadia Gaon, David Kimhi, Hasdai Crescas, Jedaiah ben Abraham Bedersi (início do século XIV), Joseph Albo, Abraham ibn Daud e Leon de Modena. Entre os Gueonim, Hai Gaon discutiu com Saadia Gaon em favor das gilgulim.

Os rabinos que acreditavam na ideia de reencarnação incluem, desde os tempos medievais: os líderes místicos Nachmânides e Bahya ben Asher; do século XVI: Levi ibn Habib, e, da escola mística de Safed, Shlomo Halevi Alkabetz, Isaac Luria e seu expoente Hayyim ben Joseph Vital; e a partir do século XVIII: o fundador do judaísmo chassídico, o Baal Shem Tov, posteriormente os mestres chassídicos e o líder ortodoxo judaico lituano e cabalista Vilna Gaon; e - entre outros - do século XIX/XX: Yosef Hayyim, autor de Ben Ish Hai.

Com a sistematização racional do século XVI da Cabala Cordoverana por Alkabetz, e o novo paradigma subsequente da Cabala Lurianiana por Luria, a Cabala substituiu o racionalismo como a teologia tradicional judaica tradicional, tanto nos círculos acadêmicos quanto no imaginário popular. Isaac Luria ensinou novas explicações sobre o processo de gilgul e identificação das reencarnações de figuras judaicas históricas, que foram compiladas por Hayyim ben Joseph Vital em seu Shaar HaGilgulim.

A ideia de gilgul tornou-se popular na crença popular judaica e é encontrada em muita literatura iídiche entre os judeus asquenazes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

No judaísmo:

Referências

  1. Robinson, George (2008). Essential Judaism: A Complete Guide to Beliefs, Customs & Rituals. [S.l.]: Simon and Schuster. p. 193. ISBN 978-0671034801. O mesmo pode ser dito da ideia de vida após a morte tal como evoluiu durante e depois do período medieval. Os grandes místicos judeus da época e os seus homólogos neoplatónicos e neo-aristotélicos acreditavam todos em alguma variação sobre a ressurreição dos mortos, mas estavam em desacordo sobre a forma que isso tomaria. Existe até, entre os místicos judeus desse período, uma noção de reencarnação através da transmigração das almas. 
  2. «Gilgul». www.jewishvirtuallibrary.org. Consultado em 3 de fevereiro de 2024 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]