Giorgos Papakonstantinou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde agosto de 2015) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Giorgos Papakonstantinou

Giorgos Papakonstantinou (em grego: Γιώργος Παπακωνσταντίνου, Atenas, 30 de outubro de 1961) é um economista e político grego, membro do Movimento Socialista Pan-helênico. [1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 7 de outubro de 2009, foi nomeado ministro das Finanças no governo de Geórgios Papandréu.

Em 23 de abril de 2010 Papakonstantinou anunciou que a Grécia não poderia pagar a taxa de juros dos títulos do governo com vencimento em 19 de maio próximo causando pânico no mercado financeiro da Europa. Na onda de vendas que se seguiram à declaração de insolvência houve especulação de que ele era capaz de influenciar o mercado de títulos do governo da Espanha e de Portugal. Em 27 de abril, a agência de classificação Standard & Poors rebaixou o lastro da Grécia como lixo. O euro sofreu uma desvalorização em relação ao dólar.

Estudos e carreira[editar | editar código-fonte]

Papakonstantinou detém doutorado em economia na London School of Economics depois de passar seis anos a serviço da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico em Paris.

Em 1998, o primeiro-ministro da Grécia, Kostas Simitis o nomeou seu conselheiro.

Em 2003, e obteve a cátedra de economia na Universidade de Atenas.

Em 2007, foi eleito para o Parlamento Grego após a vitória eleitoral para a Prefeitura de Kozani. Dois anos depois, foi eleito deputado ao Parlamento Europeu.

Vida privada[editar | editar código-fonte]

Papakonstantinou é casado com Jacoline Vinke, escritora de guias de viagem de nacionalidade holandesa. O casal tem dois filhos, Nicolas e Stefanos.

Referências

  1. European Parliament (ed.). «Giorgos Papakonstantinou» (em inglês). Consultado em 2 de julho de 2014. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Sítio Oficial (em grego)

Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.