Giovanni Battista Pirelli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Giovanni Battista Pirelli
Nascimento 27 de dezembro de 1848
Varenna
Morte 20 de outubro de 1932 (83 anos)
Milão
Sepultamento Cemitério Monumental de Milão
Cidadania Reino de Itália
Filho(s) Piero Pirelli, Alberto Pirelli
Alma mater
Ocupação matemático, engenheiro, estadista, político, executivo
Prêmios

Giovanni Battista Alberto Pirelli (Varenna, 27 de dezembro de 1848Milão, 20 de outubro de 1932) foi um industrial italiano,[1] empresário, engenheiro e político, fundador da empresa Pirelli com sede em Milão, Itália.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Santino, padeiro, e de Riva Rosa, era o oitavo de dez filhos, cinco dos quais morreram na infância.

Em 1866 e 1867 colaborou como voluntário Garibaldino durante as guerras de unificação na Itália. Concluídos os estudos iniciais, mudou-se para Milão para dar continuidade aos estudos, graduando-se como o primeiro especialista industrial e, a seguir, se graduando em engenharia industrial, em 10 de setembro de 1870, na Politécnica da cidade, então Instituto Técnico.

Obteve uma bolsa como melhor aluno do curso, dedicou-se a viajar pela Europa para estudar o crescimento da recém-formada indústria continental. Em 1872, ao voltar para casa, submeteu a um grupo de ricos benfeitores um projeto industrial, baseado no desenvolvimento da borracha, que convenceu um grupo de bancos a subsidiar a criação da empresa "GB Pirelli & Co.", em embrião da futura Pirelli.

Em 1909 foi nomeado Senador do Reino[2] da Itália pelo Rei Vitor Emmanuel III de Sabóia, e em 1919 assumiu o cargo de Presidente da Confederação Geral da Indústria Italiana, hoje mais conhecida como "Confindustria".

Após sua morte, seus filhos Piero e Alberto assumiram os negócios da família.

Referências

  1. Pirelli Family Enciclopédica Britânica (em Inglês)
  2. «Confindustria.it»