João Bórgia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Giovanni Bórgia)
 Nota: Se procura a criança de filiação misteriosa, veja João Bórgia (infante romano).
João Bórgia
Duque de Sessa
Condestável de Nápoles
João Bórgia
Duque de Gandía
Reinado 1488 - 1497
Gonfaloneiro da Igreja
Reinado 1496 - 1497
Capitão-geral da Igreja
Reinado 1492 - 1503
 
Nascimento 1474
  Roma, Itália
Morte 14 de junho de 1497 (23 anos)
  Roma, Itália
Cônjuge María Enríquez de Luna
Descendência Juan de Borja y Enriquez, 3.° Duque de Gandia
Isabel de Borja y Enriquez, abadessa de Santa Clara Gandia
Casa Bórgia
Pai Papa Alexandre VI
Mãe Vannozza dei Cattanei
Religião Catolicismo
Brasão

João Bórgia (em italiano: Giovanni Borgia; em espanhol: Juan de Borja y Cattanei; 1474 - 14 de junho de 1497) foi o 2.° Duque de Gandía e 1.° Duque de Sessa. Ele era filho do Papa Alexandre VI e irmão de César Bórgia, Godofredo Bórgia e Lucrécia Bórgia. João era o mais velho dos quatro do filhos do Papa com Vannozza dei Cattanei.[1][2] Devido a uma série de bulas papais emitidas após seu assassinato, não fica claro se João nasceu em 1474 ou 1477, mas muitos acreditam que ele era o filho mais velho ao invés de Cesar.

Biografia[editar | editar código-fonte]

João nasceu provavelmente em Roma, filho de Rodrigo Bórgia então cardeal, que mais tarde se tornou o Papa Alexandre VI, e de sua amante Vannozza dei Cattanei, que era casada com Domenico da Rignano. João se casou com Maria Enríquez de Luna, a noiva espanhola de seu falecido meio-irmão mais velho, Pedro Luis, em setembro de 1493. Foi feito II Duque de Gandía, I Duque de Sessa, Grande Condestável do Reino de Nápoles, governador de São Pedro, e Gonfaloneiro e Capitão-geral da Igreja.

Foi assassinado na noite de 14 de junho de 1497 próximo do que posteriormente se tornou a Piazza della Giudecca no Gueto Romano. Seu pai aflito lançou uma investigação intensa sobre o assassinato, apenas para acabar com ela abruptamente uma semana depois. Embora a família Orsini tivesse motivos de sobra para matar João, mais tarde houve rumores de que seu irmão Cesare Bórgia teria cometido o assassinado.[carece de fontes?] No entanto, há um outro rumor que seu irmão mais novo Godofredo Bórgia o assassinou devido a relação de João com Sancha de Aragão, a esposa de Gioffre.[carece de fontes?] Seu corpo ricamente vestido foi retirado do Rio Tibre, com 30 ducados de ouro intactos na bolsa em seu cinto. Para a tristeza imensa do papa, este ato ocasionou o epigrama de Jacopo Sannazaro sobre o papa como "pescador de homens". Todavia, o assistente dos Bórgias também foi morto, por isso não houve testemunhas conhecidas.[3]

João e Maria tiveram dois filhos: João de Bórgia e Henriques (conhecido como João Bórgia),[4] que se tornou o III Duque de Gandía, e Francisca de Jesus de Bórgia, que se tornou freira num convento em Valladolid. Este segundo Juan foi o pai, entre outros, de São Francisco de Borja.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Christopher Hibbert: The Borgias and their enemies. Harcourt, Inc. 2008, p. 30
  2. Sarah Bradford: Cesare Borgia. His Life and Times. London 1876, p. 17
  3. Sabatini, II.4.
  4. Salazar y Acha 2010, p. 16.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]