Gir

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gado Gir no Brasil

Gir1 2 é uma raça de gado bovino originária do norte da Índia. Criada em estado de pureza nas regiões indianas de Rayputana e Baroda em maior escala mas também perfeitamente pura nas terras férteis das montanhas de Gir, ao Sul de Katiawhar. É a única raça com perfil craniano ultraconvexo (com fronte larga, lisa e proeminente) de bovinos do mundo, e marrafa bem jogada para trás (onde nascem os chifres de seção elíptica, achatada, grossos na base, saindo para baixo e para trás). É também a única raça com pelagem chitada, completando com tais detalhes o padrão racial do gir.

O tipo morfológico atende aos requisitos de um animal moderno produtor de carne e leite, ainda que tenham sido observadas linhagens que se destacam mais pela produção leiteira. Os controles oficiais apontam produções médias de 3.198 kg de leite(305 dias, 2 X), sendo comuns lactações acima de 4.000 kg ou até 5.000 kg leite. Algumas lactações oficiais já ultrapassaram a produção de 10.000 kg de leite. Sua natureza gregária e o temperamento dócil contribuíram para sua expansão no Brasil.[carece de fontes] No Brasil é utilizada para dar rusticidade à raça Friesland-Holstein (também conhecida como holandesa) através de cruzamentos, gerando o mestiço leiteiro chamado de "Girolando".

As crias nascem com um pequeno peso, o que não provoca problemas de parto. Não há registro oficial de nenhum parto distócico da raça gir. O peso médio ao nascer é de 24 kg para fêmeas, e de 26 kg para os machos, não obstante apresentem bom desenvolvimento e terminação rápida, desde que criados em um sistema de alimentação adequado. A habilidade materna das vacas gir constituem excelente fator de crescimento dos bezerros na fase pré-desmama.

Referências