Giromancia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde abril de 2015). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

Giromancia (do latim medieval, gyromantia, que por sua vez é derivado do grego gyros (círculo) e manteia (oráculo)[1]) é um método de adivinhação no qual uma pessoa gira por dentro de um círculo desenhado no chão, cujo perímetro é marcado com as letras do alfabeto. A adivinhação é inferida a partir da letra em que a pessoa tropeça ou cai por toda a borda do círculo.

A pessoa repete a prática "até que tenha desenvolvido uma frase inteligível, ou até que a morte ou a loucura intervenham".[2] A vertigem provocada pelo giro ou pela circulação serve para criar aleatoriedade ou manter um estado alterado de consciência.[3].

Referências

  1. http://www.etymonline.com/index.php?term=gyromancy
  2. Waite, Arthur Edward. Occult Sciences: A Compendium of Transcendental Doctrine and Experiment. Kessinger Publishing. ISBN 1-56459-369-X.
  3. http://www.themystica.com/mystica/articles/g/gyromancy.html