Giulietta Masina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Giulietta Masina
Giulietta Masina (1966)
Nome completo Giulia Anna Masina
Nascimento 22 de fevereiro de 1921
San Giorgio di Piano, Itália
Nacionalidade Itália Italiana
Morte 23 de março de 1994 (73 anos)
Roma
Ocupação Atriz
Festival de Cannes
Prémio de interpretação feminina
1957
IMDb: (inglês)

Giulietta Masina, nome completo Giulia Anna Masina (San Giorgio di Piano, 22 de fevereiro de 1921Roma, 23 de março de 1994) foi uma atriz de cinema italiana e esposa do cineasta Federico Fellini.

Biografìa[editar | editar código-fonte]

Filha do violinista e professor de música Gaetano Masina e da maestrina Angela Flavia Pasqualin, passou boa parte de sua adolescência em Roma com uma tia viúva. Graduou-se em Letras e Filosofia na Universidade de Roma e durante os estudos cultivou a paixão pela atuação: desde a temporada 1941 - 1942 participou em vários espetáculos de prosa, dança e música no teatro universitário.

Em 30 de outubro de 1943 casa-se com Federico Fellini, com quem estabelece uma intensa parceria artística e afetiva, das mais importantes do cenário artístico italiano.

Em 1946 estréia no cinema, com um brevíssimo papel na obra prima de Roberto Rossellini Paisà. Dois anos mais tarde, obtém o primeiro importante papel no filme Senza pietà de Alberto Lattuada.

Todavia, é com seu marido que a atriz alcança a fama internacional com o papel de Gelsomina no filme La strada (1954). Em 1957 alcançou o ápice de sua carreira interpretando Cabiria no filme Le notti di Cabiria, que lhe valeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes.

Filmografìa[editar | editar código-fonte]


Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.