Giuseppe Terragni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde julho de 2013). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Giuseppe Terragni
Nome nativo Giuseppe Terragni
Nascimento 18 de abril de 1904
Meda
Morte 19 de julho de 1943 (39 anos)
Como
Cidadania Reino de Itália
Alma mater Politecnico di Milano
Ocupação arquiteto, urbanista
Magnum opus Casa del Fascio

Giuseppe Ercole Enea Terragni Giamminola (Meda, 18 de abril de 190419 de julho de 1943) foi um arquitecto italiano, líder do racionalismo italiano. O seu pai era construtor civil. Mudou-se com a família, em 1909, para a cidade de Como. Terminada aí a sua educação básica, Giuseppe inscreve-se no Instituto Técnico Cajo Plínio Secondo, considerado o melhor estabelecimento de ensino de Ciências puras. No outono de 1921 matricula-se na Escola de Arquitectura do Politécnico de Milão, onde se destaca como aluno exemplar, ainda que, pessoalmente, se sinta desagradado com o género de ensino aí ministrado. Efectivamente, os académicos de Milão defendiam uma arquitectura bastante afastada das correntes modernas.

Em 1925 visita Roma e Florença onde se interessa pelo seu património arqueológico, desenhando vários esboços e esquemas das topologias de construção.

Defensor da ideologia fascista, foi o autor de uma das obras mais representativas do racionalismo italiano: a Casa del Fascio.

Outras obras importantes deste autor:

  • Os Apartamentos Novocomum, em Como (conhecida vulgarmente por "Transatlântico");
  • A Escola Sant'Elia;
  • O espaço 1922, inserido na Mostra della Rivoluzione Fascista (1932, comemorando os dez anos da implantação do fascismo em Itália);
  • O Danteum[1] (que nunca passou de um projecto, devido ao declínio do regime fascista); tradução arquitectónica e metafísica da Divina Comédia;

Em 1943, depois de ter participado na Segunda Guerra Mundial, morre com a idade de 39 anos, em circunstâncias ainda não bem esclarecidas.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.