Glória Maria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Glória Maria
Glória Maria durante o 25º Prêmio da Música Brasileira (2014)
Nome completo Glória Maria Matta da Silva
Nascimento 15 de agosto de 1949 (66 anos)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Nacionalidade brasileira
Filho(s) Laura Matta da Silva
Maria Matta da Silva
Ocupação jornalista, repórter, apresentadora
Prémios Lifetime Achievement (2011)
Troféu Raça Negra (2012)
III Prêmio Anu (2013)
Página oficial
Site oficial

Glória Maria Matta da Silva (Rio de Janeiro, 15 de agosto de 1949[1] ) é uma jornalista, repórter e apresentadora brasileira de TV.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Glória Maria nasceu em 15 de agosto de 1949 em Vila Isabel, no Rio de Janeiro.[1]

Na década de 1960, foi princesa do bloco carnavalesco Cacique de Ramos. Segundo Bira Presidente, ela conseguiu seu primeiro emprego ao ir, com o bloco, ao programa do Chacrinha, na TV Globo. Glória já havia terminado a faculdade de Jornalismo e, após o programa, conseguiu um estágio na emissora. "O Chacrinha pedia sempre para eu levar a rainha e a princesa do bloco no programa. Lá, a Glória comentou que precisava fazer um estágio e ele gostou dela", recorda Bira.[2]

Graduada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), começou a trabalhar na área nos anos 70, durante o Governo Médici. Glória já apresentou vários programas jornalísticos da Globo como RJTV, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Fantástico – que apresentou de 1998 a 2007, quando pediu uma licença de dois anos.

Sua primeira reportagem para a Rede Globo foi a queda do Elevado Paulo de Frontin, em 20 de novembro de 1971.[3]

Tornou-se conhecida pelas reportagens especiais e viagens a lugares exóticos que fez – como uma viagem pelo deserto do Saara ou ao percorrer o caminho de Cristo na Palestina, dentre outras. Glória cobriu também a Guerra das Malvinas, em 1982. Por ter viajado para mais de cento e vinte países ao longo da carreira, Glória possui já mais de dez passaportes preenchidos. Glória também já entrevistou várias pessoas famosas, entre as quais Freddie Mercury,Michael Jackson e Madonna.

Em janeiro de 2010, Glória se reuniu com os diretores de jornalismo da Globo e foi decidido então que Glória seria repórter especial do programa Globo Repórter, que integra até hoje, algumas vezes co-apresentando ao lado de Sérgio Chapelin.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 2003, relatou à revista Quem ter tido vários relacionamentos amorosos. Disse que namorou por oito anos o engenheiro austríaco Hans Bernhard, o francês Eric Auguin (de 1985 a 1991), o empresário português Frederico Fragoso e o sueco Martin Stenmarck. Na mesma entrevista, afirmou que se casara em segredo, cinco anos antes, em uma cerimônia civil testemunhada apenas por poucos amigos. Não revelou quem havia sido o noivo.[4]

Em junho de 2009, Glória adotou as meninas soteropolitanas Maria e Laura, que conheceu durante visitas à Organização de Auxílio Fraterno (OAF) do bairro de Caixa d'Água[5] .

Glória se diz interessada pela cabala.[6]

Referências

  1. a b O ano de nascimento da biografada permanece controverso. Embora declare ter nascido em 1959 (ver Gloria Maria revela ter 55 anos de idade: 'Nasci em 1959, juro'), também afirma que estreou no jornalismo fazendo a cobertura da queda do elevado Paulo de Frontin, em 1971, quando teria improváveis 12 anos de idade (ver vídeo: Memória Globo:Glória Maria e Queda do Paulo de Frontin). Segundo o jornal O Globo, foi contratada pela Rede Globo em 1972, quando não teria mais que 13 anos (ver O Globo, 4 de agosto de 2006: Gloria Maria trajetória de sucesso em 34 anos de carreira). Segundo várias outras fontes, ela teria nascido, de fato, em 1949 (ver O Dia, 4 de junho de 2014: Glória Maria tem 64 anos; Ego. Globo.com "Glória Maria Matta da Silva, 15 de Agosto de 1949"; Ig Gente Glória Maria)
  2. Ramos de alegria e de nobreza. O Dia. Por: Natália Figueiredo
  3. Glória Maria Memória Globo. Visitado em 26 de janeiro de 2015.
  4. A incrível história da garota do Fantástico revista Quem. Visitado em 8 de abril de 2012.
  5. Glória Maria se tornou mãe e em dose dupla www.45graus.com.br. Visitado em 8 de abril de 2012.
  6. Os famosos e a Cabala. Istoé, ed 2177, 29 de julho de 2011. Visitado em 27 de janeiro de 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Glória Maria