Glabela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Localização da glabela.

A glabela é o espaço compreendido entre as sobrancelhas[1]. Esse espaço é geralmente glabro (sem pelos) ou, em raras ocasiões, tem alguns pelos formando a monocelha. Em várias ocasiões, a pele da glabela se movimenta quando expressamos emoções. A glabela é muito dura por causa dos ossos que formam o crânio. Essa parte fica abaixo da testa, acima do nariz e um pouco acima dos olhos. O osso da glabela se chama osso frontal[2].

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Etimologicamente, o vocábulo Glabela é derivado do latim glabellus, que significa 'liso, sem pelos'[3].

Usos na medicina[editar | editar código-fonte]

  • A pele da glabela pode ser usada como um sinal médico para medir o turgor da pele em casos suspeitos de desidratação, beliscando e levantando suavemente. Quando liberada, a glabela de um paciente desidratado tende a permanecer estendida ("tensa"), em vez de retornar à sua forma normal[4].
  • O reflexo glabelar ou reflexo nasopalpebral consiste no fechamento ocular que ocorre ao bater suavemente com um martelo na glabela. Este Reflexo miotático é uma resposta fisiológica normal que ocorre pela contração simultânea do músculo orbicular dos olhos de ambos os lados. Quando a resposta é persistente, constitui um sinal médico denominado Sinal de Myerson, em homenagem ao neurologista Abraham Myerson, que fez sua descrição. Este sinal médico pode indicar a existência de alguns processos patológicos, incluindo a Doença de Parkinson[5].

Trilobitas[editar | editar código-fonte]

Nos trilobitas, a porção central do cefalão é chamada de glabela.

Referências

  1. Glabela. Dicionário Digital de Termos Médicos 2007
  2. Anatomia Palpatória: Você sabe o que é glabela? Instituto Moraes
  3. «Definition of Glabella». MedicineNet (em inglês). Consultado em 23 de janeiro de 2018 
  4. Lane., Lilley, Linda (5 de agosto de 2016). Pharmacology for Canadian health care practice Third Canadian ed. Toronto: [s.n.] p. 590. ISBN 9781771720663. OCLC 981956602 
  5. ¿Es el reflejo glabelar un componente del parkinsonismo inducido por neurolépticos?. Biomédica 2005;25:539-46. Consultado el 22 de septiembre de 2020
Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.