Gladiador (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Gladiador é o codinome de um personagem de Histórias em Quadrinhos (HQ) americanas (Comics). É o lider da Guarda Imperial de Shi'ar presente nas histórias do Universo Marvel, publicadas pela Marvel Comics.

História[editar | editar código-fonte]

Kallark nasceu há milênios atrás no hoje destruído planeta Strontia. Os strontianos eram uma raça poderosa para os padrões da galáxia, mas se tornavam invencíveis quando passavam por um processo chamado Gladiador, adquirindo além de uma força sobrehumana, sopro de gelo, olhos de laser e grande velocidade. Porém o processo só funcionava nos mais jovens strontianos,que passavam por vários testes até serem escolhidos para tal honraria. Quem os treinava era o Conselho de Elders, formado pelo mais velhos da raça que também representavam o governo vigente. Na epóca do imperador T'Korr dos shiar, Strontia fazia parte do império shiar, que anos antes os havia ajudado a sobreviver a uma praga mágica que varreu o planeta, visto que magia é uma das vulnerabilidades dos strontianos. T'Korr preparava na época a primeira versão da Guarda Imperial e queria um strontiano gladiador nela. Porém temendo a força sobrenatural destes e querendo testar a lealdade destes com o império, T'Korr propôs ao jovem Kallark e mais 9 strontianos que voltassem para seu planeta natal e assassinassem seu conselho de ançiões. Apesar da revolta, eles voltaram a Strontia mas a dúvida que perdurava em suas mentes, o faziam duvidar se o que faziam era correto, os tornando vulneráveis às defesas do conselho. Apenas Kallark teve a força para se manter firme e cumprir o que lhe foi mandado. Depois se descobriu que tudo passou de uma barganha feita entre os ançiões e T'Korr. Os ançiões vendo a crescente desconfiança do majestor e provavelmente a vindoura guerra civil entre as duas raças propuseram um teste final, se nenhum de seus cadetes se mostrassem leal ao imperador, independente da ordem dada, os shiar implodiriam o Sol de Strontia, levando assim todo o Sistema Solar. Como Gladiador era seu mais poderoso cadete foi confiado a ele a decisão de matar os ançiões e manter Strontia segura ou entrar numa guerra civil, perder sua honra e a vida de milhares de cidadãos. Assim Kallark foi condecorado como líder máximo da Guarda Imperial e denominado Gladiador Gladiador segue desde então fielmente as ordens do(a) Imperador(a) de Shi'ar, sem questionar, respeitando o trono em si não a pessoa que senta nele, de maneira a respeitar o sacrífio de seus anciões, mesmo hoje sendo o único sobrevivente de sua raça. Não se sabe o que levou a posterior destruição de Strontia. Sua primeira aparição nos gibis foi em um confronto contra os X-Men ainda quando o império estava sob o comando do Imperador D'Ken.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Assim como os demais membros da Guarda Imperial,Gladiador é uma homenagem á um personagem da Legião dos Super-Heróis(DC), no seu caso ao Superman, tendo até mesmo em seu nome explícita a homenagem-KALLARK=KAL-EL + CLARK. Seus poderes incluiem grande força e relativa invulnerabilidade a ataques físicos, voa a incríveis velocidades e possui uma espécie de visão de calor e também um sopro congelante. Reed Richards teorizou que seus poderes têm um componente "psiônico" visto que dependem de sua auto-confiança, falhando quando este dúvida de seus próprios atos,o tornando vulnerável. Como o Superman possui vulnerabilidade à magia.