Glest

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Glest
Produtora(s) Glest Team
Plataforma(s) Multi-Plataforma
Lançamento 25/12/2004
Gênero(s) Real-time strategy
Modos de jogo Single player, Multi player

Glest é um jogo de estratégia em tempo real multiplataforma personalizável e livre.[1]

O jogo se passa em um período que lembra a Idade Média e possui duas facções jogáveis, Magic e Tech. O lançamento das versões 2.0 e 3.0 adicionaram novas unidades, upgrades e uma expansão geral ao game. A versão 3.0 adicionou o suporte a partidas em rede. Além disso, novos recursos são continuamente adicionados através da Engine Avançada Glest (Glest Advanced Engine - GAE), uma modificação do game completamente separada que também é multiplataforma. Essa engine sempre é desenvolvida para ser compatível com a versão mais recente de Glest.

Glest tem uma comunidade ativa[2], com mapas, unidades e facções personalizadas.</ref>

Facções[editar | editar código-fonte]

O jogo foi originalmente lançado com duas facções: Magic e Tech, cada um com unidades, construções e aperfeiçoamentos distintos. Diversas outras facções foram criadas com extensões.

  • Tech. A facção usa guerreiros humanos tradicionais e possuem armas medievais. São fortes em combates corpo-a-corpo, eles são como a maioria dos outros jogos de estratégia. Tech são ideais para jogados iniciantes se familiarizarem com o jogo, mas podem ser desafiadores para jogadores experientes.
  • Magic. Focado nos jogadores mais experientes. A maioria das suas unidades são morfadas ou invocadas de outras, e eles não são tão fortes como os Tech em combate corpo-a-corpo. Contudo, são mais versáteis e fortes em ataques a longa distâncias.

Informações para modificações[editar | editar código-fonte]

  • Definições em XML. A definição de cada unidade, construção, aperfeiçoamento, facção e recurso é definido por um arquivo XML separado. Cada propriedade e comando de uma unidade também possui um arquivo separado. Criando ou modificando a estruturas das pastas e diversos arquivos XML, o game pode ser completamente modificado, novas facções inteiras podem ser criadas.
  • Modelos G3D. Glest usa o seu próprio formato de arquivos 3d para modelos de unidades e animações. Os modelos podem ser exportados do 3ds Max ou do Blender.
  • Editor de mapas. Há um editor de mapas simples.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Glest