Glock Ges.m.b.H.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Glock Ges.m.b.H.
Privada
Atividade Indústria bélica
Fundação 1963
Fundador(es) Gaston Glock
Sede Deutsch-Wagram, Áustria
Área(s) servida(s) Todo o mundo
Proprietário(s) Steve Hornady
Empregados 1.196 (2013)[1]
Produtos
Website oficial www.glock.com

Glock Ges.m.b.H. (normalmente estilizada como GLOCK) é uma empresa austríaca fabricante de armas e materiais de cutelaria.[2][3][4]

Características[editar | editar código-fonte]

É preferida por policiais por sua confiabilidade, simplicidade, velocidade de disparos, discrição e pronto-emprego. Por isso, possui grande aceitação entre forças paramilitares e policiais no mundo. No Brasil há apenas 3 modelos para o uso civil, os modelos G25, G28 e G42, todos com o calibre 380 Auto. Os modelos 9mm (exceto a G18) e .40 S&W são de uso exclusivo das forças armadas e policiais, sendo o 9mm apenas para uso das forças armadas e CACs (Caçador, Atirador e Colecionador).

Obs.: O Brasil alterou, em 2019, a legislação referente aos calibres permitidos para uso civil. Após a modificação, os calibres 9mm PARABELLUM, .40 S&W, .45 COLT, .357 MAGNUN, entre outros que antes eram restritos para público civil, passaram a integrar a lista de calibres permitidos.

Obs.: No Brasil os calibres de armas, em suma, são definidos como permitidos e restritos. Sendo essa restrição ligada a prerrogativa de sua aquisição. Além dos profissionais ligados diretamente ou indiretamente a segurança pública (Policiais, Juízes, Promotores, Forças Armadas) os Atiradores, Colecionadores e Caçadores regulamentados pelo R-105 também podem adquirir armas em calibres restritos. Devendo observar a legislação vigente e específica.

Arma tática tipo pistola, leve, segura e com boa precisão, fabricada parte em polímero (frame), parte em aço carbono com acabamento teniferizado (cano ferrolho e outras peças pequenas). O acabamento teniferizado apresenta-se mais resistente à corrosão do que o aço inox.

Há o modelo G18, no calibre 9mm, com seletor de tiro, que pode funcionar no regime semiautomático e automático, sendo que neste, a velocidade teórica chega aos impressionantes 1200 tiros por minuto. Geralmente utiliza o carregador com capacidade para 32 munições, aumentando o poder de fogo desta arma.

As pistolas Glock utilizam uma ação do tipo safe action (ação segura), patenteado pela Glock Gmbh, que se caracteriza por um conjunto de 3 travas automaticamente liberadas quando do acionamento do gatilho, permitindo, assim, o disparo. Não se trata nem de ação simples, tampouco de ação dupla. É um sistema próprio da Glock baseado nos sistemas de percussor pré-engatilhado.

Glock G19 em calibre 9mm (9x19)

Essa pistola não possui travas externas, sendo esse um dos motivos pelos quais pessoas que não conhecem essa arma a considerem como não segura.

A primeira trava encontra-se no próprio gatilho. trata-se de uma lingueta que só permite o curso do gatilho quando este é pressionado pelo dedo do atirador no momento do disparo. A segunda trava é a do percutor (firepin). O percutor só é liberado após o acionamento do gatilho, permitindo, assim, o disparo. A terceira trava evita o disparo acidental por queda do armamento. Ao contrário do que muitos pensam, a Glock, quando está com munição na câmara, não está "engatilhada". O acionamento do gatilho termina de empurrar o percutor para trás, armando o mecanismo, que só é liberado no final do curso do gatilho. Assim, a Glock, mesmo com munição na câmara, não pode efetuar disparos acidentais, pois o mecanismo de disparo só é "engatilhado", no final do curso do gatilho. Por isso a Glock é considerada uma das armas mais seguras e mais indicadas para o uso policial.

Armamento padrão do exército austríaco, também usado pelo FBI, GIGN, US Navy Seals e hoje pela Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal do Brasil, essa última em fase de transição para a troca do armamento.

Em 1980, a pistola Glock foi desenvolvida pelo engenheiro Gaston Glock. Conhecida em todo o mundo como "pistola de plástico", recebeu esse nome devido ao grande número de peças feitas em material sintético especial de grande densidade. A construção da Glock é considerada simples e moderna. Como acessório opcional, a Glock pode fornecer carregadores adicionais.

Atualmente existem outros modelos nos calibres .380 Auto (G42) e .45 Auto (G41, além de gerações como Gen3 e Gen4.

Calibres[editar | editar código-fonte]

Tabela de Referência
Standard Compact Subcompact Tactical Competition Slimline
9mm Luger 17* 19* 26 34 17L 43
.40 S&W 22* 23* 27 35 24 ~
.357 SIG 31* 32* 33 ~ ~ ~
.380 ACP ~ 25 28 ~ ~ 42
10mm Auto 20* ~ 29 ~ ~ ~
.45 ACP 21* ~ 30 ~ ~ 36
.45 GAP 37 38 39 ~ ~ ~
* Também existem C - Compensadores
~ Não existe nessa combinação

Referências

  1. «Wirtschaftsdaten» (em German). news networld internetservice GmbH. Consultado em 17 de novembro de 2015 
  2. Site oficial
  3. Segredos da Glock
  4. Descrição da companhia Glock GmbH

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Glock Ges.m.b.H.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.