Gloria del Paraguay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gloria del Paraguay
Informação geral
Nome completo Gloria Criscione Pineda
País Paraguay Paraguai
Gênero(s) Ópera / Música Folclórica Paraguaia / Música Folclórica Latinoamericana
Afiliação(ões) David Eaton (em inglês), Seiko Lee (em inglês), Luca Testa ((em inglês), (em italiano)), M.Zuri (em inglês), Florentín Giménez (em inglês), Juan Carlos Dos Santos (em castelhano)
Página oficial www.gloriadelparaguay.com

Gloria Criscione Pineda, artisticamente conhecida como Gloria del Paraguay, é uma soprano paraguaia, reconhecida por a versatilidade da sua voz. Realiza Concertos de música clássica e árias de ópera para soprano lírica e soprano dramático, e árias para mezzosoprano, incluindo no seu repertório canções folclóricas do Paraguai e da América Latina.

Educação[editar | editar código-fonte]

É filha de pai italiano e mãe espanhola, nascida no Paraguai. Começou seus estudos aos 5 anos na Escola de Belas Artes na disciplina de declamação e dança. Aos 11 anos foi aceita como aluna de canto da grande professora Aurélia Camihor Lofrucio. Aos 12 anos apresenta-se como solista da Orquestra Sinfônica e o Coro do Ateneo Paraguayo. Foi protagonista de várias zarzuelas e operetas, formando mais tarde a sua própria companhia, com a denominação de "Compañía Paraguaya de Comedias Musicales".

É graduada com o título de Doutora em Psicologia e Ciências Sociais. Especializou-se em Nutrição e Auriculoterapia.

Realizou estudos de Marketing e Jornalismo em Genebra.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Dedicou-se, um longo tempo a Música Folclórica Paraguaia e Latino Americana. Realizou o resgate e a compilação dos ritmos negros de “Cambá Kuá – Paraguai”, bem como longas giras pela Europa, Oriente, Estados Unidos e América Latina.

Possui uma discografia de trinta e três discos, sendo que sua primeira gravação realizou-se em Portugal.

No dia 5 de fevereiro de 1995 se tornou a primeira artista latino americana em cantar como solista, em um concerto integrado, no Manhattan Center de Nova Iorque.

Na Espanha, a suas apresentações no rádio e na televisão foram muito consagratórias. Adjudicada com o prêmio “España de Oro” como a melhor cantora de fala hispânica, e foi premiada três vezes consecutivas com a “T” de triunfadora como “Melhor Cantora Hispano - Falante”.

No Chile, foi renomada como Jurado no Festival Internacional da Canção de Viña del Mar e no Festival OTI da Canção.

Como poeta, Gloria Criscione Pineda, foi convidada ao quarto salão do livro em Paris, e seus poemários mostram na compilação da poesia paraguaia do PEN CLUB, que premia aos melhores cem escritores paraguaios.

Tem editado cinco livros: “Cristal” “Cuarzo y Cristal”, “Transmutación y Silencio”, “Clave y Recuerdos” e “Medicina Natural, su alternativa”

Depois de estar ausente durante alguns anos, para organizar la “Gloria International Fundation”, sua Fundação para as Artes, as Ciências e a Tecnologia, retorna ao mundo do espetáculo, realizando concertos para a obtenção de fundos para la nomeada Fundação, a qual, sem dúvidas, é uma das mais importantes prioridades.

Artista e Embaixadora da Paz[editar | editar código-fonte]

♪ Aos 13 anos, representou o Paraguai, por primeira vez, no festival da América do Sul em Salta, Argentina, obtendo o primeiro prêmio em “Interpretação e canto”.

♪ Foi indicada pela Universidade Nacional de Assunção para o prémio: “PRÍNCIPE DE ASTÚRIAS” pelo seu trabalho na integração dos povos ibero americanos.

♪ Foi recebida por sua Santidade o Papa João Paulo II, como porta voz dos artistas latino americanos.

♪ Foi nomeada Delegada Cultural Itinerante de la República do Paraguai e Embaixadora Artística.

♪ Foi nomeada Embaixadora da Paz em 2007 pela Federação Inter-Religiosa e Internacional para a Paz Mundial, com sede nos Estados Unidos e reconhecida pela ONU.

♪ Pela resolução da Junta Municipal de Assunção, foi nomeada Filha Dileta da Cidade de Assunção.

♪ Em 2003, a Universidade Ibero - Americana, concedeu a distinção de “Honra ao Mérito”, plasmando seu nome numa placa, integrando assim, o mural da Universidade para exemplo das futuras gerações.

♪ A Defensora do Povo da República do Paraguai, a nomeia “Mulher Protagonista do Paraguai”.

♪ Foi selecionada entre 141 cantores, no Manhattan Center em Nova Iorque, para formar parte de uma das 3 sopranos no primeiro Concerto de Sopranos, por la Paz Mundial, “The Sopranos World Concert, for World Pace” (uma série de concertos a ser realizados, em lugares estabelecidos como Patrimônios da Humanidade). Junto aos sopranos: Seiko Lee (Japão) e M.Zuri (Estados Unidos), e os grandes diretores da orquestra dos diversos continentes: David Eaton da Estados Unidos (célebre Diretor da Sinfonia da cidade de Nova Iorque), Luca Testa da Itália (especializado no repertório operístico Italiano, com particular atenção ao estilo verdiano e pucciniano) e da Paraguai, Florentín Giménez (que compreende 100 obras de câmara, entre elas 10 “zarzuelas” paraguaias, 4 poemas sinfônicos, 2 suítes para bale, 4 concertos para violino, piano e violoncelo).

♪ Em fevereiro de 2009, a Universidade Metropolitana de Assunção, reconhece a Gloria Criscione Pineda, pelas suas ações positivas na construção de uma sociedade mais digna, eqüitativa e democrática, como uma das mulheres construtoras da História do Paraguai.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]