Goje (instrumento musical)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Goje

O Goje, é um dos muitos nomes para uma variedade de viola de uma ou de duas cordas de crina da África Ocidental, quase exclusivamente tocada pelos grupos étnicos que habitam o norte de Gana, Sael e o Sudão. Pele de cobra ou lagarto cobre uma tigela de cabaça, uma corda de crina é a ponte suspensa. Um Goje é tocado com um arco de corda. É comumente utilizado na música hauçá.

O Goje é comumente utilizado para acompanhar a música, e geralmente é tocado como um instrumento solo, embora tenha também características predominantes em conjuntos com outros instrumentos de cordas, de vento ou de percussão oeste africanos, incluindo o xequerê ou Ney.

Os diversos nomes pelos quais são conhecidos o Goje:

Referências

  • Liner notes by Steve Jay em "Ghana: Ancient Ceremonies: Dance Music & Songs," Nonesuch Explorer Series, 1979, re-released, 2002. catalog number or ASIN: B00006C75Y

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Cultura da África é um esboço relacionado ao Projeto África. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre instrumento musical é um esboço relacionado ao Projeto Música. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.