Zamasu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Goku Black)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.
Zamazu / Goku Black
ザマス / ゴクウブラック
Goku Black em Dragon Ball Super
Conhecido como Portugal Son Goku Negro (também alcunhado por Guerreiro Negro)
Primeira aparição Dragon Ball Super ep. 47
Dragon Ball Super cap. 14
Última aparição 'Dragon Ball Super ep. 67
Criado por Akira Toriyama
Vozes Japão Masako Nozawa (como Goku Black)
Japão Shin-ichiro Miki (como Zamasu)
Portugal Henrique Feist (como Goku Black)
Portugal João Loy (como Zamasu)
Brasil Wendel Bezerra (como Goku Black)
Brasil Glauco Marques (como Zamasu)
Perfil
Espécie Shin-jin (como Zamasu)
Saiyajin (como Goku Black)
Personagem de Dragon Ball Super'
Portal Animangá

Goku Black (ゴクウブラック, Gokū Burakku?), ou simplesmente Black (ブラック, Burakku?) , é um personagem fictício e o primeiro antagonista original na série Dragon Ball Super criada por Akira Toriyama. Ele é introduzido no episódio quarenta e sete do anime que foi ao ar pela primeira vez em 12 de junho de 2016 e no capítulo 14 An SOS from the Future!! (未来からのSOS!!, Mirai kara no esuōesu!!?) do mangá. Black é uma entidade que se assemelha a Son Goku que causa estragos na linha do tempo do Trunks do Futuro, trazendo a humanidade à beira da extinção. Mais tarde, revelou-se que a verdadeira identidade de Goku Black é Zamasu (ザマス , Zamasu?),[1] um aprendiz do Supremo Kaio (界王神, Kaiōshin, iluminado, "Deus Rei do Mundo"?) do Universo 10, que sequestrou o corpo de Goku de um cronograma inalterado como parte de seu plano para alcançar a imortalidade e acabar com todos os mortais. Ele foi dado o nome "Goku Black" pela Bulma do Futuro quando ele se referiu inicialmente a si mesmo como Goku. Black tem um único brinco do potara.

Criação e concepção[editar | editar código-fonte]

Ao criar Goku Black, o autor Akira Toriyama revelou que tirou inspiração de programas como Ultraman e Kamen Rider onde existem vilões que são cópias malignas dos heróis.[2] Notas do criador Akira Toriyama diz que Goku Black tem acesso tanto ao Super Saiyajin quanto ao Super Saiyan Rosé.[3] O produtor da Toei Animation, Atsushi Kido, disse que a fusão de Zamasu era um personagem "trapaceiro" para sua força maciça e que sua única fraqueza poderia ser que ele era originalmente uma única pessoa.[4]

Zamasu é um humanóide de pele verde com olhos cinzentos e um mohawk branco. Ele é visto vestindo uma camisa de manga comprida violeta sob um casaco cinza com corte amarelo, sob uma barra azul claro. Ele também usa calças azuis escuras e botas brancas. O Zamasu que roubou o corpo de Goku originalmente teve uma aparência idêntica aos seus homólogos, obtendo um tom de pele ligeiramente mais escuro e olhos mais severos, juntamente com um físico um pouco mais magro após o interruptor. Seu traje consiste em um uwagi cinzento escuro sem mangas, uma camisa preta de mangas longas e um colarinho, uma faixa vermelha, uma calça preta e umas botas brancas. Ele usa um unico brinco Potara em sua orelha esquerda. Ele também usa um anel de tempo em seu dedo indicador direito, que ele usa para viajar através do tempo sem a necessidade de uma máquina do tempo.

Aparições[editar | editar código-fonte]

Dragon Ball Super[editar | editar código-fonte]

Zamasu é apresentado como um jovem Kaioh sendo treinado para suceder seu mestre Gowasu como o Kaioshin do décimo universo. Um prodígio dentre os deuses, Zamasu nutre um reprimido ódio pelos mortais, considerando-os impuros e irracionais. Mesmo almejando o posto de Kaioshin, um deus da criação, ele não concorda que os colocados em tal posição devam apenas observar o universo e deixar toda interferência para os deuses da destruição, acreditando que todos os deuses deveriam impor sua justiça divina sobre os mortais. Eventualmente ele conhece Son Goku, um saiyajin e o protagonista da história, cujo poder rivalizava os deuses, e sua raiva pelos mortais se desenvolve cada vez mais. Logo, Zamasu assassina Gowasu e assume o posto de Kaioshin, adquirindo para si mesmo os Anéis do Tempo, e utiliza as Super Esferas do Dragão para trocar de corpo com Goku e assumir sua identidade. Ele então desenvolve seu "Plano de Zero Mortais ou "Plano Zero Humanos", onde ele criaria um universo utópico de acordo com sua vontade, mas para isso precisa de uma realidade onde outros deuses não possam interferir; tal realidade é encontrada na linha do tempo alternativa de Trunks do Futuro, onde ambos os deuses Kaioshin do Leste e Bills estão mortos. Lá, Zamasu recruta o Zamasu do futuro para ajudá-lo em sua missão e, após torná-lo imortal, os dois Zamasus destroem a maior parte das civilizações de todos os doze universos. Ao chegar na Terra, o primeiro Zamasu é nomeado Goku Black pela Bulma do futuro. Adotando sua nova alcunha, Black mata Bulma, obrigando Trunks a fugir para o passado e recrutar a ajuda de Goku e seus companheiros.

Black segue Trunks até o passado com um Anel do Tempo e chega a enfrentar Goku, mas o efeito do anel termina e ele é puxado de volta para o futuro, mas não antes de destruir a máquina do tempo. Após identificar o ki de Black, Goku, Bills e Whis viajam até o décimo universo para investigar e encontram um Zamasu do presente que ainda não desenvolveu todo o seu ódio pelos mortais. Goku o enfrenta de qualquer maneira, derrotando Zamasu e fazendo com que sua tolerância aos mortais começa a cair drasticamente. Após a Bulma do presente consertar a máquina do tempo, Goku, Trunks e Vegeta retornam ao futuro e se deparam com o Zamasu do futuro e um Black que liberou todo o poder do corpo que roubou do Goku alternativo. O trio é derrotado e retorna ao passado. Bills vai novamente ao décimo universo e mata o Zamasu do presente, acreditando que assim o futuro estaria a salvo. O trio de saiyajins viaja ao futuro novamente e encontram Zamasu e Black inalterados, sendo derrotados novamente. Desta vez somente Goku e Vegeta retornam ao passado, Trunks permanece em seu futuro enfrentando ambos os vilões. Vegeta passa um dia na Sala do Tempo e Espírito para ficar mais poderoso que Black enquanto Goku aprende a técnica de selamento Mafuba (魔封波, Mafū-ba?) para derrotar o Zamasu do futuro, que é imortal, e retornam ao futuro para ajudar Trunks. Agora incapazes de vencer os saiyajins, Black e Zamasu realizam uma fusão através de seus brincos potara e formam um novo Zamasu fundido. Zamasu supera todos os seus inimigos, obrigando Goku e Vegeta a também se fundirem no guerreiro Vegetto, o qual chega perto de eliminar Zamasu, mas a fusão de Vegetto se desfaz. Zamasu derrota Goku e Vegeta, mas é finalmente cortado ao meio por Trunks quando este reúne uma pequena Genki Dama em sua espada. Entretanto, por ser imortal, Zamasu ressurge como uma entidade sem corpo, se manifestando em forma de uma névoa que cobre todo o universo. Dessa forma ele é capaz de destruir todas as formas de vida remanescentes até que Goku invoca o rei dos deuses, Zen-Oh. Percebendo toda a destruição provocada ali, Zen-Oh apaga toda a linha do tempo do futuro alternativo, derrotando Zamasu de uma vez por todas.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Goku Black aparece em Dragon Ball Z: Fukkatsu no F - Mirai Trunks Special Edition! tentando matar Trunks, mas sendo impedido pela intervenção de Mai. Esta aparição ocorre antes de sua primeira aparição em Dragon Ball Super.

Goku Black é um personagem jogável em Dragon Ball FighterZ e tambem no Dragon Ball Xenoverse 2 como um um bônus de pré-encomenda/personagem para download. Ele também aparece em Dragon Ball Fusions e Dragon Ball Heroes.

Referências

  1. «Significado do Nome Zamasu - Portal Clique». Consultado em 25 de março de 2017. 
  2. «Akira Toriyama revela sua inspiração para criação de Goku Black». Consultado em 26 de novembro de 2017. 
  3. «Akira Toriyama Goku Black notes» 
  4. Animedia Q&A com Atsushi Kido (Dezembro de 2016)