Golden Axe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Golden Axe
Produtora Sega
Editora(s) Sega
Plataforma(s) Arcade[1]
Conversões/
relançamentos
Amiga
Atari ST
DOS
iOS
Sega Master System
Sega Mega Drive
Commodore 64
PlayStation 3 (PSN)
TurboGrafx-16
Wii (Virtual Console)
Windows
WonderSwan Color
Xbox 360 (Xbox Live)
ZX Spectrum
Data(s) de lançamento 1989
Gênero(s) hack and slash
Modos de jogo Até 2 jogadores simultâneos
Controles Joystick, 3 botões
Hardware
Sistema Sega System 16
Gabinete Padrão
Vídeo Raster

Golden Axe[2] é um jogo eletrônico da SEGA, originalmente criado para Arcades (Fliperama), mas que também foi lançado para os videogames Master System e Mega Drive, bem como para todas as plataformas imagináveis, sejam elas consoles ou microcomputadores, todas as versões trazem o mesmo enredo, com diferenças contextualizadas em razão da capacidade do hardware de cada sistema. Ambientado num cenário estilo Conan, o jogador deve conduzir seu personagem por cenários repletos de inimigos até o castelo de Death Adder para resgatar o rei e a rainha, no clássico estilo de "pancadaria" (hack and slash, na linguagem do gênero).

O jogo teve duas continuações: Golden Axe II e Golden Axe III, porém, a saga do "Golden Axe" nasceu no jogo do Master System chamado Golden Axe Warrior.

Além dos jogos no estilo que consagrou a série, Golden Axe teve uma versão RPG lançada para o videogame Master System chamada Golden Axe Warrior, cujo estilo foi baseado no jogo Legend of Zelda para o console NES.

Em 1994 o jogo reapareceu nos arcades com Golden Axe: The Duel, um jogo de luta no estilo consagrado por Street Fighter II usando a placa de arcades Titan (ST-V) baseada no hardware do console Sega Saturn. Em 1995 Golden Axe: The Duel foi convertido para Sega Saturn.

Enredo[editar | editar código-fonte]

O jogo se passa na terra fictícia nomeada Yuria. um mundo de fantasia medieval no estilo Conan o Bárbaro.

Uma entidade maléfica conhecida como Death Adder capturou o rei e sua filha, mantendo os dois em cativeiro dentro de seu castelo. Death Adder também encontra o Golden Axe (Machado de Ouro), que é o símbolo de Yuria, com isso, ele ameaça destruir tanto o machado quanto a família real, a menos que o povo de Yuria o aceite como governante.

Então, três guerreiros partem em uma missão de salvar Yuria e vingar suas perdas pelas mãos de Death Adder. O primeiro é Gilius Thunderhead, das minas de Wolud, que teve seu irmão gêmeo assassinado pelos soldados de Death Adder. O segundo é o bárbaro Ax Battler, que procura vingança pelo assassinato de sua mãe. E no final, mas não menos importante, temos Tyris Flare, que teve seus pais assassinados pelo próprio Death Adder.

Os guerreiros resgataram os habitantes da então saqueada Turtle Village (Vilarejo Tartaruga), que tem esse nome por se encontrar no casco de uma tartaruga gigante. Essa tartaruga leva os heróis através do mar e em seguida voaram para o castelo de Death Adder nas costas de uma águia gigante. Uma vez no castelo, os heróis derrotam Death Adder, que estava dominando o Golden Axe e salvam Yuria.

Nas versões de PC e Mega Drive, os heróis lutam contra o mentor de Death Adder, o Death Bringer, como o verdadeiro final boss. Depois da batalha, eles recebem o Golden Axe e são abençoados com a imortalidade.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Ax Battler, o bárbaro (sua mãe foi morta por Death Adder)
  • Altura: 1.80 m
  • Arma: espada


  • Tyris Flare, a amazona (seu pai e sua mãe foram mortos por Death Adder)
  • Altura: 1.60 m
  • Arma: espada


  • Gilius Thunderhead, o anão
  • Histórico: Um anão das minas de Wolud, Gilius-Thunderhead perdeu o irmão gêmeo em uma batalha defendendo o lar contra a horda de Death-Adder. Membros da raça Dwarvish, são intrinsecamente ligados pelos valores emocionais e no caso de irmãos gêmeos, isso é intimamente violento. Gilius Thunderhead jurou por tudo que é sagrado unir-se ao irmão derrotando Death-Adder e posteriormente cometendo suicídio.

Ao longo da jornada pelo Machado de Ouro, Gilius-Thunderhead pode controlar a Magia dos Raios em até três níveis de poder de acordo com o número de potes mágicos que apanhar dos anões.

  • Altura: 1.50 m
  • Arma: machado

Os três personagens têm as qualidades de luta e magia balanceadas: Tyris Flare é a menos habilidosa na luta, porém possui a magia mais forte; Gilius Thunderhead é o guerreiro mais eficiente, porém sua magia é fraca; Ax Battler é um lutador mediano e sua magia é mais fraca do que a de Tyris Flare, porém mais forte do que a de Gilius Thunderhead. Na versão para Master System, só é possível jogar com o personagem Ax Battler, e, na versão para Mega Drive (SEGA Genesis), todos os três personagens estão disponíveis, inclusive para partida cooperativa com dois jogadores simultâneos.

Na verdade o jogo não explicita que Gilius iria se matar após cumprir sua vingança. Isso é uma dedução errada, uma vez que ele volta em golden axe 2 e 3. Quanto as habilidades de luta, as de Tyris e Gilius são equiparadas, sendo Ax o pior.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre a Sega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.