Golfo de Kotzebue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa do golfo de Kotzebue
A cidade de Kotzebue, nas margens do golfo
Paisagem do golfo de Kotzebue junto ao cabo Espenberg

O golfo de Kotzebue (em inglês: Kotzebue Sound[1] é um braço de mar do mar de Chukchi na parte ocidental do estado do Alasca (Estados Unidos).

Geografia[editar | editar código-fonte]

O golfo de Kotzebue está limitado a sul pela península de Seward, a oeste pela península de Baldwin e a norte pelo continente. A península de Baldwin delimita no seu interior uma zona mais abrigada, a de Hothan Inlet, que comunica com o lago Selawik. No fundo oriental está a baía Eschscholtz. Tem comprimento de 160 km e largura máxima de 110 km. As cidades de Kotzebue (3152 hab. em 2007[2]), Kiwalik e Deering (140 hab.) ficam nas margens do golfo de Kotzebue.

No golfo desaguam os rios Noatak (675 km), Selawik (225 km) e Kobuk (451 km). Há algumas pequenas ilhas, como Chamisso e Puffin.

A maior parte dos rios do "sound" estão protegidos: a parte norte, pertencente ao Cape Krusenstern Monument; a parte central à reserva nacional Noatak e ao Parque Nacional do Vale de Kobuk; e a parte meridional pertence à Bering Land Bridge National Preserve. Além disso, as duas pequenas ilhas de Chamisso e Puffin pertencem à Chamisso Wilderness, estabelecida em 1975.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. O termo inglês do acidente geográfico denominado «sound» não tem tradução direta para a língua portuguesa, embora por vezes possa ser associado a um estreito ou a uma baía ou golfo. Em geografia marinha, um «sound» é uma grade entrada de mar ou oceano que é maior que uma baía, mais profundo que uma bacia marinha, e mais largo que um fiorde. Por vezes pode identificar-se com um estreito ou canal entre duas massas de terra.
  2. United States Census Bureau. «Annual Estimates of the Population for Incorporated Places in Alaska»  Parâmetro desconhecido |acessodatadata= ignorado (ajuda)

Referencias[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Kotzebue Sound».

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Giddings, J. Louis, and Douglas D. Anderson. Beach Ridge Archeology of Cape Krusenstern Eskimo and Pre-Eskimo Settlements Around Kotzebue Sound, Alaska. Washington DC: National Park Service, U.S. Dept. of the Interior, 1986.
  • Lucier, Charles V., and James W. VanStone. Traditional Beluga Drives of the Iñupiat of Kotzebue Sound, Alaska. Fieldiana, new ser., no. 25. Chicago: Field Museum of Natural History, 1995.
  • Joseph Grinnell (1900). Birds of the Kotzebue sound region, Alaska. [S.l.]: Cooper Ornithological Society