Golpe de Sorte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Gnome globe current event.svg
Este artigo ou seção é sobre uma série televisiva em exibição. A informação apresentada pode mudar com frequência. Não adicione especulações, nem texto sem referência a fontes confiáveis. (data da marcação: 21 de setembro de 2019; editado pela última vez em 20 de setembro de 2019) TV Future Icon.svg
Golpe de Sorte
Informação geral
Formato Série
Género Mistério, humor e aventura
Duração 60 minutos
Criador(es) Vera Sacramento
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Produção
Produtor(es) Coral Europa
SIC
Elenco Maria João Abreu
Dânia Neto
Jorge Corrula
Diana Chaves
Isabela Valadeiro
Ângelo Rodrigues
Manuela Maria
(ver mais)
Tema de abertura "Espiral", Rodrigo Leão
Tema de encerramento "Espiral", Rodrigo Leão
Compositor da música-tema Rodrigo Leão
Exibição
Emissora de televisão original SIC
Formato de exibição 16:9 576i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 27 de maio de 2019 – presente
N.º de temporadas 3
N.º de episódios 100[1]
27 (1.ª temporada)
52 (2.ª temporada)
20 (3.ª temporada)
Cronologia
Vidas Opostas
Terra Brava

Golpe de Sorte é uma série portuguesa produzida pela Coral Europa e exibida pela SIC desde 27 de maio de 2019, substituindo Vidas Opostas e sendo substituída por Terra Brava. É da autoria de Vera Sacramento.

Conta com as participações de Maria João Abreu, Dânia Neto, Jorge Corrula, Diana Chaves, Isabela Valadeiro, Ângelo Rodrigues e Manuela Maria nos papéis principais.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Golpe de Sorte é uma série realista e repleta de suspense, que revela a cada episódio mais um pedaço de uma narrativa que explora a fundo as emoções humanas: ambição, amor, inveja, desejo de vingança, luxúria e compaixão conjugam-se para criar a trama.[2]

1.ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Há 13 anos… O dia de Maria do Céu Garcia (Maria João Abreu) começa bem cedo, na banca de fruta dos seus pais, no mercado de Alvorinha. Na vila de onde é natural, Maria do Céu é conhecida por todos como uma mulher de trabalho, honesta e bom coração, com poucas posses, mas uma lutadora incansável na tentativa de juntar mais uns trocos para engrossar o parco orçamento familiar.

Para além dos pais, Natário (Rui Mendes) e Lúcia Garcia (Carmen Santos, Céu vive com os dois filhos, Telma (Isabela Valadeiro) e Bruno (Ângelo Rodrigues). E é por eles, pela família que tanto preza, que “a Céu das frutas” faz todos os sacrifícios necessários. Incluindo trabalhar de sol a sol, acumulando trabalhos e biscates, para que não falte pão e teto àqueles que mais ama.

Entre a correria que é o seu dia-a-dia, Céu arranja sempre tempo para ajudar os outros. Incluindo — imagine-se — assistir uma grávida que está prestes a dar à luz nas traseiras de uma carrinha de transporte de fruta. Valendo-se de toda a sua desenvoltura e sangue-frio, Céu leva a bom porto o papel de parteira improvisada e torna-se madrinha de Luz, a bebé nascida pelas suas mãos, em pleno mercado de fruta.

No entanto, é através do nascimento de Luz que descobrimos algo sombrio sobre o passado de Céu. Ao mesmo tempo que ela ajuda a trazer uma bebé ao mundo, vêm-lhe à memória flashes do momento em que ela própria deu à luz, com apenas 16 anos. Um parto que não teve um desfecho feliz, já que Céu se viu forçada a entregar o filho recém-nascido a um casal de desconhecidos.

As memórias dolorosas desse dia longínquo, percebe-se bem, nunca deixaram de assombrar Céu. Assim como o sentimento de culpa que ela carrega por ter permitido que a forçassem a entregar o filho. Os contornos desse segredo vão sendo revelados, a pouco-e-pouco, nomeadamente a identidade das mulheres que forçaram Céu a tomar uma decisão daquelas. E descobre-se que, por detrás de tudo aquilo, estiveram as próprias avós do bebé: Lúcia, matriarca dos Garcia, e Preciosa (Manuela Maria), matriarca dos Toledo.

Passaram-se décadas desde o segredo que marcou a juventude de Céu, mas a ferida está longe de ter cicatrizado. Céu conseguiu refazer a sua vida dentro da normalidade possível, com um casamento feliz pelo meio, do qual resultaram dois filhos que ela adora e que a adoram a ela... Porém, também nunca desistiu de procurar o filho que entregou à nascença, fazendo dessa a sua missão de vida. Uma missão que Céu mantém escondida de toda a gente, excepto de Amália (Rosa do Canto).

É à sua melhor amiga que Céu confidencia que descobriu mais uma pista sobre o paradeiro do filho Rafael. Ao longo dos anos têm sido muitas as pistas falsas, os becos sem saída, as esperanças alimentadas em vão... Mas Céu assume-se como uma mulher de fé, profundamente devota à padroeira de Alvorinha, e vale-se dessa fé para continuar a acreditar no final feliz que tanto deseja: ter a família toda reunida, com os seus três filhos ao pé de si.

Quando se prepara para ir ao encontro de uma mulher misteriosa, que lhe dará a tal pista sobre o paradeiro do filho a troco de dinheiro, Céu vê-se obrigada a usar todas as suas poupanças para pagar várias rendas de casa em atraso e impedir o despejo da família. Ainda assim, com a resiliência que a caracteriza, Céu vai ao encontro da mulher com o pouco dinheiro que lhe resta (dado pela melhor amiga)... sendo que, sem dinheiro, não consegue qualquer informação.

É com as esperanças novamente destruídas que Céu chega à entrevista de emprego que tinha marcada no palacete do velho Artur Colaço (Marques d'Arede), onde espera conseguir um part-time como empregada de limpeza. Tal como sempre faz, Céu varre as tristezas para debaixo do tapete, conseguindo contrariar o dia difícil que teve com a sua habitual alegria de viver e boa disposição. À conta da sua personalidade vibrante, Céu consegue duas vitórias: o emprego e, com ele, a esperança de voltar a juntar dinheiro para retomar a busca pelo filho. Afinal, depois de um dia com tantas emoções para Céu, vislumbra-se um rasgo de esperança no futuro...

Mas continuamos no passado, ainda no ano de 2006, para dar a conhecer dois grandes vilões, Caio (Jorge Corrula) e Sílvia (Dânia Neto). Agindo sob disfarce, os dois dão a machadada final no golpe que andavam a preparar para roubar todo o dinheiro ao empresário da construção civil Fernando Alves Craveiro (Rogério Samora). Bem sucedidos na missão de o deixarem na falência, os dois apressam-se a fazer o que fazem melhor: mudar de identidade e preparar a fuga em direção ao próximo golpe, com os bolsos cheios de dinheiro roubado.

Ao mesmo tempo que Caio e Sílvia saem do país, a família Alves Craveiro entra numa espiral de desgraça que vai muito além de uma empresa falida. O empresário enganado não lida bem com o que aconteceu e tenta fazer justiça pelas próprias mãos, mas acaba por morrer de ataque cardíaco e, sem conseguir concretizar a sua vingança, deixa apenas dívidas e revolta à viúva e à filha adolescente.

No presente... Pouco mudou na vida de Céu desde o dia em que ela ajudou a fazer um parto no mercado da fruta. É lá que continua a trabalhar, intervalando os pregões de vendedora com os afazeres de empregada doméstica no palacete do velho Artur Colaço.

Para além de fazer a limpeza e cozinhar, Céu tem sido um anjo da guarda na vida de Artur, tratando-o com todo o carinho e zelando pela sua saúde cada vez mais debilitada. Quem não gosta dessa relação é a única familiar de Artur, a sua sobrinha Rita (Sandra Santos), que vem visitá-lo de tempos a tempos e apenas com a intenção de avaliar se falta muito para deitar a mão à herança do tio. Fria e interesseira, Rita teme que Artur contemple Céu no seu testamento e arranja um estratagema para a descredibilizar, acusando-a de roubo. Ainda que não acredite na culpa de Céu, Artur fica profundamente abalado pela situação criada pela sobrinha e sente-se mal. Céu tenta ajudar, mas Rita impede-a de se aproximar do tio e expulsa-a do palacete.

No mesmo dia em que Céu é despedida do palacete, Alvorinha veste-se de gala para celebrar a santa padroeira, a Nossa Senhora dos Sete Mantos. Na colectividade recreativa, todos os alvorinhenses dão uma ajuda para preparar a maior festa da vila, encabeçados pelo presidente da colectividade, Horácio (Vítor Norte), e pela sua mulher e professora de dança, Rosanne (Helena Laureano). Fala-se do fogo-de-artifício, ensaia-se a coreografia para um espetáculo de dança... E ainda há tempo para o confronto de ideias habitual entre o Padre Aníbal e o trio de beatas mais famoso de Alvorinha: Preciosa, Lúcia e Cremilde (Henriqueta Maya) (mãe de Amália).

Bem longe da pacata e festiva vila nortenha estão Caio e Sílvia, que se preparam para dar mais um dos seus golpes, desta vez em Roma. Mas o plano corre mal quando os seus retratos robôs são divulgados no noticiário do país e eles vêm-se obrigados a deixar Itália à pressa. Com o falhanço, a pressão para encontrarem outro golpe é ainda maior!

No encalço da dupla de burlões não anda apenas a polícia nacional e internacional. Também Leonor Alves Craveiro (Diana Chaves), filha do empresário enganado há 13 anos, procura por todos os meios localizar os responsáveis pela morte do pai e pela depressão profunda em que a mãe caiu desde então. E é notório que ela não vai descansar enquanto não levar a cabo a vingança que o seu pai não conseguiu concretizar pelas suas próprias mãos há tantos anos.

A noite cai sobre Alvorinha e intensificam-se os festejos em honra da padroeira. Mas nem todos estão com espírito para festas e Céu, depois do dia que teve, só quer ficar em casa. É sexta-feira, noite do sorteio do Euromilhões, e isso fá-la deixar o ferro de engomar por instantes, para se sentar em frente à televisão. Céu é jogadora habitual do Euromilhões e naquele dia até esteve prestes a esquecer-se de submeter o boletim... Mas acabou por fazê-lo quase ao fechar das apostas e, ao contrário do que sempre faz, até arriscou trocar um número na sua chave fixa habitual. Por instinto, ao perceber que andou o dia todo a ver o número 7 nas mais variadas situações, Céu decidiu incluir esse número na última estrela.

Começa o sorteio, Céu fecha os olhos de cansaço em frente à televisão... E, lentamente, acaba por adormecer. É o seu filho Bruno, que está na colectividade a festejar com alguns amigos e a namorada Jéssica (Carolina Carvalho), quem vai dando uma espreitadela ao sorteio do Euromilhões. E qual não é o espanto dele ao ver sair, um por um, todos os números que a mãe tinha jogado naquele dia... Bruno fica tão embasbacado a olhar para a televisão que deixa de ouvir o que a namorada lhe diz. E o que Jéssica lhe diz é que quer acabar tudo entre eles! Mas nada disso é assimilado por Bruno, que sai dali a correr com o único objetivo de encontrar a mãe e validar com ela o boletim premiado. Será mesmo verdade?!

Ainda antes de Céu receber a notícia de que está Euromilionária, o casal de burlões em fuga de Itália, Caio e Sílvia, ouvem nas notícias que o grande prémio de 100 milhões saiu em Portugal... E é então que decidem regressar ao país para pôr em marcha o próximo grande golpe![3]

2.ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Crime em Alvorinha! No chão do largo, um corpo. Pessoas em redor. Percebemos que é a nossa euromilionária. Pânico! Os Garcia estão em choque, clamando por ajuda… até que chegam Carlos (Pedro Laginha) e Alice (Diana Chaves), que se apresenta pela primeira vez ao marido de Teresa. Os dois tentam salvar a vida de Maria do Céu. Conseguirão evitar a tragédia?

Trágica, a vida da pequena Beatriz (Matilde Serrão). Assustada, está em casa dos Nóbrega a pedir a Teresa (Oceana Basílio) que a proteja dos pais. Padre Aníbal (Diogo Amaral), Teresa e Cláudio (Duarte Gomes) tentam resolver o drama da menina, chamando Dália (Andreia Dinis) e Serafim (Frederico Barata) mas a conversa não corre bem. O comportamento suspeito dos pais de Bia faz entrever um passado tenebroso…

Com as culpas do passado, Jéssica (Carolina Carvalho) está desolada depois de ver o casamento desfeito. O pai José Luís (José Raposo) tenta confortá-la mas é Preciosa (Manuela Maria), a avó da noiva, que acaba por ter as palavras certas. Nada como uma pessoa cheia de sombras para entender os pecados de cada um. Especialmente se for uma Toledo…

Os Garcia viram uma ambulância levar Céu para o Hospital. Entretanto, a Polícia chega e começa a interrogar os presentes. O primeiro é Ricardo (António Camelier), que tenta avisá-los sobre os vilões Sílvia e Caio mas, sem provas, acaba por apontar o foco da culpa para si próprio. Percebendo que nada têm contra ela, Sílvia, que continua sem o passaporte, acaba a insinuar à Polícia que o rapto de Telma (Isabela Valadeiro) terá sido orquestrado por… Ricardo. Neste jogo de pingue-pongue, quem conseguirá ganhar?

Quem não quer perder o rasto a Tino (João Paulo Rodrigues) é José Luís que vai ao quarto de arrumos confrontar o amante da filha mas encontra um quarto vazio. Tino, humilhado pela situação, dera fuga para longe, acabando por encontrar e ser confortado por… Branca (Sara Norte). O que poderá sair da relação destes dois?

Depois de muito tempo na expectativa, os Garcia sabem por Bruno que a euromilionária se encontra estabilizada graças à intervenção da nova médica, a Doutora Alice Barreto. Céu vai finalmente para o palacete mas… não consegue falar. Será que a nossa protagonista ficou para sempre muda?

No último plano, vemos uma mão com o passaporte de Sílvia. Quem poderá estar a manobrar em silêncio?[4]

3.ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Perseguição em Alvorinha! Quando finalmente a verdade é revelada e já se ouvem as sirenes da polícia, Miriam aproveita a distração de todos e põe-se em fuga. Bruno avisa os agentes que a vilã fugiu de carro mas será que ainda vão a tempo de conseguir parar Sílvia?

A cabeça de Céu não para com tanta informação importante toda ao mesmo tempo. A euromilionária tem de avisar a Polícia de que Miriam lhe levou 10 milhões de euros ao mesmo tempo que disfarça dizendo aos agentes que Caio é inocente. Quando Céu confronta Madre Rosário (Ana Bustorff) sobre a verdade, esta admite à euromilionária que Caio é mesmo seu filho mas que pretende levá-lo para Lisboa. Porém, a ideia de Maria do Céu Garcia é bem diferente…

Diferente é o que se passa na casa dos Nóbrega. De repente, é Carlos que está a mais. Com Cláudio (Duarte Gomes) ferido, Teresa (Oceana Basílio) está a cuidar do filho de Horácio e expulsa o Diretor do Centro de Saúde da sua própria casa. Será que esta história de submissão finalmente teve o seu fim?

Com o fim dos burlões, os Garcia relembram todas as golpadas de Sílvia e Caio, estupefactos. Enquanto ligam todos os pontos e percebem a maldade das ações dos vilões, toda a família começa a odiar Caio e Sílvia… menos Céu, que parece querer desculpar o seu filho…

Padre Aníbal (Diogo Amaral) parece querer encontrar uma explicação para certos comportamentos de Cíntia (Inês Monteiro) e procura com Kelly (Adriane Garcia) a revelação de alguns segredos da prima de Amália mas a brasileira não se mostra muito disponível para desvendar confissões. Conseguirá o Padre algum dia saber toda a história da sofrida Cíntia?

Sofrido está Caio com Madre Rosário. Quando esta o procura no quarto da pensão, o filho de Céu não aceita que, ao longo destes anos todos, Rosário não lhe tenha contado o que sabia sobre a sua origem. Perdido, Caio expulsa Madre Rosário e vira-se para a bebida…

Alice já não aguenta mais e vira-se para Teresa, dizendo-lhe tudo o que vinha pensando ao longo dos últimos meses: que Carlos está doente e tem de ser tratado mas que também tem de ser detido pelo seu inaceitável comportamento. A ainda esposa do Diretor do Centro de Saúde concorda mas pede que lhe deem algum espaço para respirar…

Quem também procura respirar é Céu quando se encontra com a sua amiga “mais que sangue” Amália e lhe conta tudo o que se passou e a descoberta de que Caio é o seu filho. Depois desta conversa muito íntima, a euromilionária diz ao seu filho que está disposta a perdoá-lo se ele a perdoar. Mas ainda mais surpreendente é quando Maria do Céu faz um anúncio à família Garcia que vai deixar toda a gente de boca aberta…[5]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem Temporada
1 2 3
Maria João Abreu Maria do Céu Garcia
Protagonista
Dânia Neto Sílvia Mira/Miriam Barbosa Sousa Vale
Antagonista
Jorge Corrula Caio Amaral/Jorge Montalvão/Rafael Garcia Toledo
Antagonista
Diana Chaves Leonor Alves Craveiro/Alice Barreto Regular
Protagonista
Isabela Valadeiro Telma Alexandra Garcia
Protagonista
Ângelo Rodrigues Bruno Garcia
Protagonista
Manuela Maria Preciosa Toledo
Antagonista
José Raposo José Luís Toledo Regular
Vítor Norte Horácio Toledo Regular
Rui Mendes Natário Garcia Regular
Carmen Santos Lúcia Garcia Regular
Henriqueta Maya Cremilde Reis Regular
Helena Laureano Rosanne Toledo Regular
Rosa do Canto Amália de Jesus Silva Reis Regular
Ana Bustorff Madre Rosário Regular
Ana Guiomar Patrícia Cruz Regular
João Paulo Rodrigues Justino «Tino» Sanganha Regular
Carolina Carvalho Jéssica Toledo Regular
Oceana Basílio Teresa Dantas Regular
Diogo Amaral Padre Aníbal Dantas Regular
Pedro Laginha Carlos Alberto Nobrega Regular
Duarte Gomes Cláudio Toledo Regular
Cecília Henriques Graciete Pompeu Regular
António Camelier Ricardo Assunção Regular
João Paulo Sousa Xavier Reis Regular
José Carlos Pereira Vítor «Vitinho» Adicional Regular
Miguel Raposo Duarte Godinho/Vasco Ausente Regular Ausente
Ricardo Carriço Gonçalo Vasques Adicional Regular Ausente
Sara Norte Branca Lucena Regular
Inês Monteiro Cíntia Novais Regular
Adriane Garcia Kelly Lazzaro Regular
Elsa Valentim Eugénia Alves Craveiro Regular
Paulo Matos Alfredo Nogueira Ausente Regular
Rogério Samora Fernando Alves Craveiro Participação Ausente
Marques d'Arede Artur Colaço Participação Ausente

Artistas Convidados[editar | editar código-fonte]

Artista Personagem Temporada Episódio
1 2 3
Cristina Ferreira Ela própria
Sim
Não
Episódio 3
Ana Malhoa Ela própria
Sim
Não
Episódio 22
Marco Paulo Ele própria
Sim
Não
Episódio 27
Cláudio Ramos Ele próprio
Não
Sim
Não
Episódio 61
Toy Ele próprio
Não
Sim
Não
Episode 73
Maria Botelho Moniz Jogador
Não
Sim
Não
Episode 78

Elenco adicional[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Alberto Rocco
Ana Rita Santos
Anabela Pires
Andreia Dinis Dália
Carlos Sebastião
Cláudio Ramos
Carolina Bettencourt
Carolina Ferreira
Cátia Godinho Inês (Namorada de Ricardo)
Daniela Marques Leonor (jovem)
David Carp
David Guedes
Diogo Andrade
Eduardo Lima
Eric Santos Francisco Bento
Eurico Lopes Sérgio (ex-namorado de Cíntia)
Figueira Cid
Filipa Leão
Francisco Sousa
Francisco Beatriz
Frederico Barata Serafim
Igor do Vale
Inês Lira
Isabel Simões Mãe de Lídia
Joana Cunha
João Pinho
Jonathan Munro
Jorge Albuquerque
Jorge Fernandes
Jorge Ferreira
José Mateus Advogado
José Rodrigues Acácio (senhorio)
Lucinda Loureiro Rosa
Luis Duran
Manuel Encarnação
Manuel Martins
Mara Guerreiro
Mara Prates Ilda
Marco Costa Agente da PJ
Marcos Marques
Margarida Cardoso
Maria Giestas Lídia
Maria Marques Telma (jovem)
Mariana Almeida Fernandes
Mariana Amaral Soares Barbosa Enfermeira Maria Vaz
Mariana Vieira
Martim Oliveira
Matilde Serrão Beatriz «Bia»
Pedro Ferreira
Raquel Rocha Vieira Preciosa (jovem)
Ricardo Raposo José Luís (jovem)
Rui Dionísio
Rui Ferreira Macedo
Sandra Santos Rita
Sara Aleixo
Sónia Lapa
Taryn de Rosen
Teresa Mello Sampayo Maria do Céu (jovem)
Vicente Morais
Vitor Alves da Silva

Lista de temporadas[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Exibição em Portugal
Estreia Final
1 27 27 de maio de 2019 28 de junho de 2019
2 52 1 de julho de 2019 9 de setembro de 2019
3 20[1] 15 de setembro de 2019

Episódios[editar | editar código-fonte]

1.ª Temporada (2019)[editar | editar código-fonte]

# # Título[6] Estreia[6] Audiência
(em milhões)[7]
11 "Episódio 1"
27 de maio de 2019 (2019-05-27)
1,36[8]
O dia de Maria do Céu Garcia começa bem cedo, na banca de fruta dos seus pais, no mercado de Alvorinha. Na vila de onde é natural, Maria do Céu é conhecida por todos como uma mulher de trabalho, honesta e bom coração, com poucas posses, mas uma lutadora incansável na tentativa de juntar mais uns trocos para engrossar o parco orçamento familiar. Através do nascimento de Luz que descobrimos algo sombrio sobre o passado de Céu. Ao mesmo tempo que ela ajuda a trazer uma bebé ao mundo, vêm-lhe à memória flashes do momento em que ela própria deu à luz, com apenas 16 anos. Um parto que não teve um desfecho feliz, já que Céu se viu forçada a entregar o filho recém-nascido a um casal de desconhecidos. 
22 "Episódio 2"
28 de maio de 2019 (2019-05-28)
1,30[9]
É mesmo verdade: Maria do Céu Garcia, “a Céu das Frutas” está rica! Ou melhor, está euromilionária! Em noite de festa na vila de Alvorinha, os verdadeiros motivos para celebrações acontecem entre as quatro paredes da casa dos Garcia. Céu, Bruno, Telma, Natário e Lúcia nem querem acreditar na sorte que lhes calhou: logo eles, que sempre passaram dificuldades, estão prestes a receber de mão beijada 100 milhões de euros. 
33 "Episódio 3"
29 de maio de 2019 (2019-05-29)
1,16[10]

São dias de grande felicidade para a família Garcia e, em especial, para Maria do Céu: depois do chorudo prémio, agora a oportunidade de ir ao Programa da Cristina contar, em primeira mão, todas as incidências do grande golpe de sorte. Na coletividade todos viram o brilharete de Céu na televisão, especialmente Tino, que teve o privilégio de receber um beijo especial da famosa apresentadora.

Convidada Especial: Cristina Ferreira como ela mesma 
44 "Episódio 4"
30 de maio de 2019 (2019-05-30)
1,03[11]
Ainda sem ser detetada por Leonor, Sílvia chega finalmente a Alvorinha, perante o olhar espantado dos homens e algumas invejas mal disfarçadas das mulheres da vila. Vem para orientar a vida e os gostos de Céu, que quer mostrar a Preciosa que consegue ser mais do que a “Céu da Fruta”. Sílvia instala-se na pensão, onde o dono José Luís não tem mãos a medir, tal é o corrupio de clientes desde que Alvorinha acolheu o chorudo prémio. 
55 "Episódio 5"
31 de maio de 2019 (2019-05-31)
1,00[12]
Alvoroço em Alvorinha! A recém-chegada Sílvia, agora em modo Miriam, veio revolucionar o palacete. Educada, bajuladora e cínica, caiu nas graças de quase toda a família, que não podia estar mais satisfeita com a classe da personal coatch – ou cótche, no dizer dos Garcia. 
66 "Episódio 6"
3 de junho de 2019 (2019-06-03)
1,16[13]
Miriam revolucionou toda a estética de Céu - cabelos, unhas e roupas – que agora vai querer mostrar-se elegante a todos os que lhe fizeram mal. Porém, quando no quarto da euromilionária vários trapos velhos são deitados fora, Sílvia vê uma caixa misteriosa no armário perante a evidente ansiedade de Céu em afastar o interesse da personal coach. O que estará dentro da caixa que motive tanto nervosismo? 
77 "Episódio 7"
4 de junho de 2019 (2019-06-04)
1,10[14]
Tensão máxima entre Céu e Preciosa: a euromilionária deu 24 horas à viúva para lhe dizer onde está Rafael. Num beco sem saída, Preciosa vai ter com Lúcia, procurando encontrar uma aliada mas a mãe de Céu, arrependida pelo que fez no passado, parece estar mais interessada em fazer as pazes com a filha do que em perpetuar o engano. 
88 "Episódio 8"
5 de junho de 2019 (2019-06-05)
1,09[15]
Entre a espada e a parede, está Preciosa, que, lembrando-se de um momento marcante do passado, decide agir e contactar os responsáveis pelo desaparecimento do filho de Céu. Conseguirá enganar mais uma vez a euromilionária ou será finalmente desmascarado o passado sombrio da sombria Preciosa? 
99 "Episódio 9"
6 de junho de 2019 (2019-06-06)
1,19[16]
Novidades explosivas em Alvorinha! Céu decide criar uma Gala de Beneficência para poder ajudar financeiramente todas as pessoas cujas histórias de vida a emocionaram. Telma gosta da ideia mas quer uma festa em grande, com tudo a que tem direito – uma festa como se vê na televisão! Sílvia, em modo Miriam, refreia os ânimos da filha da euromilionária, propondo uma comemoração com classe e simplicidade. Das danças tratará Rosanne. Miriam tratará de tudo: desde a decoração à música. 
1010 "Episódio 10"
7 de junho de 2019 (2019-06-07)
1,08[17]
Céu sai da vila, a caminho da terra onde estão Helder e Rosa. Vai até ao fim na procura por Rafael. Finalmente, vai conhecer o casal que lhe roubou o filho há quase quarenta anos… 
1111 "Episódio 11"
10 de junho de 2019 (2019-06-10)
1,19[18]
Na pensão, todos saem para a Gala menos Preciosa que, invejosa, fica a maldizer a fortuna de Céu. Desprezada por todos, telefona a Cremilde que nem sequer lhe atende o telefonema. 
1212 "Episódio 12"
11 de junho de 2019 (2019-06-11)
1,09[19]
No largo da vila, Céu grita desesperada por Telma, que foi raptada. Logo a seguir, vemos a filha da euromilionária num armazém a ser amarrada por três raptores, um deles Rui Estrela, amigo de infância de Caio e Sílvia. Que ligação será esta? 
1313 "Episódio 13"
12 de junho de 2019 (2019-06-12)
0,87[20]
Caio liga para a Polícia como anónimo a dar pista sobre o paradeiro de Telma. Logo a seguir, os raptores saem do armazém, deixando a filha de Céu sozinha até ser encontrada pelo próprio Caio, que se torna o herói que salva a refém quando a GNR chega ao local. 
1414 "Episódio 14"
13 de junho de 2019 (2019-06-13)
1,03[21]
Muita movimentação na vila: Céu vai à igreja agradecer à Nossa Senhora dos Sete Mantos o milagre do aparecimento de Telma; na coletividade, o Presidente Horácio explica de forma peculiar a uns turistas como se deu o rapto; em casa de Teresa, Padre Aníbal assusta-se quando chega e não vê a irmã. Liga a Carlos, que também não sabe de Teresa. Estará Teresa desaparecida ou escondida no único lugar onde tem paz? 
1515 "Episódio 15"
14 de junho de 2019 (2019-06-14)
0,97[22]
Céu mostra, muito comovida, à amiga Amália a fotografia que supostamente é a de Rafael. Amália aconselha-a a também mostrar a imagem a José Luís, o pai do seu filho. Primeiro, Céu recusa mas quando José Luís aparece no palacete para lhe falar, ela acaba por ter com ele uma conversa muito íntima. Desse encontro, sairá uma revelação aterradora de José Luís sobre a sua própria mãe. Haverá limites para a maldade de Preciosa? 
16-1716-17 "Episódio 16 e 17"
17 de junho de 2019 (2019-06-17)
1,09[23]
Tempos de mudança em Alvorinha! Depois da conversa íntima entre Céu e José Luís, na qual este pede à euromilionária mais uma oportunidade, passa um mês na vila. 
17-1817-18 "Episódio 17 e 18"
18 de junho de 2019 (2019-06-18)
1,19[24]
Cega com o seu objetivo, Céu visita uma vez mais a casa de Hélder e Rosa. O casal anuncia-lhe que conseguiram falar com o filho Rafael e que trataram de combinar um encontro para o dia seguinte. Será desta que a euromilionária conseguirá abraçar o seu filho há tantos anos desaparecido? 
1919 "Episódio 19"
19 de junho de 2019 (2019-06-19)
1,10[25]
Pequenos momentos que vão acontecendo na vila: na pensão, Patrícia avisa Jéssica de que já está a dizer demasiadas mentiras e que Bruno, quando as descobrir, pode nunca mais lhe falar; José Luís desabafa para si próprio que Miriam é “uma mulher fria”; no palacete, Céu escreve no seu diário ao filho Rafal, ansiosa pelo encontro do dia seguinte; na coletividade, Natário fala em contratar o craque da equipa rival. 
2020 "Episódio 20"
20 de junho de 2019 (2019-06-20)
1,04[26]
Festa grande em Alvorinha! Com toda a vila reunida, abre com grande pompa o Telma's Style, perante o orgulho de todos os Garcia e a alegria de Telma. Os filhos da euromilionária agradecem à mãe o que ela fez por eles. Será Telma capaz de assumir todas as responsabilidades do Salão de Beleza? 
2121 "Episódio 21"
21 de junho de 2019 (2019-06-21)
1,05[27]
Momento de sarar feridas no palacete. Céu conta a toda a família, com todos os detalhes, a verdade sobre o desaparecimento do seu filho. Bruno, indignado, não aceita as explicações e afasta-se. Telma, mais compreensiva, desculpa a mãe e tenta, sem sucesso, convencer o irmão a perdoar a euromilionária. Estará cortado para sempre o laço umbilical que unia Céu a Bruno? 
2222 "Episódio 22"
22 de junho de 2019 (2019-06-22)
0,94[28]

Mistério em Alvorinha! Preciosa desapareceu, ninguém sabe do seu paradeiro. Horácio, muito preocupado, procura José Luís para os dois encetarem uma busca pela mãe mas o pai de Jéssica, mais preocupado com as movimentações dos vilões a pedido de Ricardo, recusa-se a auxiliar Horácio. Na pensão só a filha de José Luís parece estar interessada em encontrar Preciosa…

Convidada Especial: Ana Malhoa como ela mesma 
2323 "Episódio 23"
24 de junho de 2019 (2019-06-24)
1,13[29]
Volte-face em Alvorinha! Bruno pede a Miriam que suspenda o casamento. A vilã mais tarde dirá a Caio que está a conseguir chegar à confiança do filho da euromilionária, o que deixa o vilão enciumado. Entretanto, Caio já arranjou alguém para fingir de detetive privado. Quando Caio e Sílvia, em modo Jorge e Miriam, anunciam a notícia a Maria do Céu, a euromilionária enche-se de esperanças e, na cozinha, Graciete fotografa o passaporte de Miriam. Até quando os vilões conseguirão enganar a protagonista desta história? 
2424 "Episódio 24"
25 de junho de 2019 (2019-06-25)
1,17[30]
Coisas a acontecer em Alvorinha: junto ao rio, no casebre, Branca cuida de Preciosa com as suas tradicionais mezinhas; pelo mato, o grupo de busca continua à procura da mais sombria das pastorinhas; na pensão, Bruno reconcilia-se com Jéssica; no palacete, Graciete liga a Ricardo a contar-lhe que conseguiu tirar uma fotografia ao passaporte de Miriam; na recepção da pensão, Patrícia e Kelly pegam-se por causa de Xavier. 
2525 "Episódio 25"
26 de junho de 2019 (2019-06-26)
1,23
Muita expectativa em Alvorinha! Bruno e os Garcia estão todos à espera da informação de Carlos, que acaba de ver Jéssica. Felizmente, nada de mal se passou com o bebé nem com a mãe. Todos respiram de alívio, mas logo a seguir Céu percebe que algo não está de acordo com o que lhe disseram: Jéssica afinal está grávida há menos tempo do que era suposto. Como ficará a relação de Bruno e Céu depois de mais esta omissão? 
2626 "Episódio 26"
27 de junho de 2019 (2019-06-27)
1,12
Alvorinha agita-se com as duas festas de despedida de solteiro e solteira! Patrícia, do lado, de Jéssica, está encarregue de preparar a grande noite; do lado de Bruno, é o amigo Xavier que é o responsável pelo programa de festividades. Porém, um problema logo se levanta: os dois percebem que Horácio reservou a coletividade para as duas festas, gerando a confusão e a indignação. E agora, quem abdica da festa? 
2727 "Episódio 27"
28 de junho de 2019 (2019-06-28)
1,10[31]

Casamento de Bruno e Jéssica, Alvorinha em festa! Marco Paulo delicia os convidados com a sua prestação musical. Todos dançam, riem, fazem banquete com as iguarias de Xavier e Kelly. Porém, uma sombra paira sobre a vila: no casebre, enquanto mostra as suas artes a Preciosa, Branca tem uma premonição de tragédia e, na festa, a Céu calha uma raspadinha com a caveira da morte…

Convidado Especial: Marco Paulo como ele mesmo 

2.ª Temporada (2019)[editar | editar código-fonte]

# # Título[6] Estreia[6] Audiência
(em milhões)[7]
281 "Episódio 28"
1 de julho de 2019 (2019-07-01)
1,21[32]
Crime em Alvorinha! No chão do largo, um corpo. Pessoas em redor. Percebemos que é a nossa euromilionária. Pânico! Os Garcia estão em choque, clamando por ajuda… até que chegam Carlos e Alice, que se apresenta pela primeira vez ao marido de Teresa. Os dois tentam salvar a vida de Maria do Céu. Conseguirão evitar a tragédia? 
292 "Episódio 29"
2 de julho de 2019 (2019-07-02)
1,22[33]
Tensão e expectativa na vila! A Polícia continua as interrogações a tentar juntar todas as peças sobre o tiro a Maria do Céu Garcia. Caio, em modo Jorge, acaba por responder a tudo sem se comprometer e logo a seguir dá a entender a Sílvia que é preciso acabar com o jornalista Ricardo antes que ele lhes estrague o plano da golpada. Até onde serão capazes de ir os vilões por dinheiro? 
303 "Episódio 30"
3 de julho de 2019 (2019-07-03)
1,17[34]
Mistério em Alvorinha! Céu continua em trauma, sem falar, e ninguém sabe quando vai a euromilionária recuperar. Onde estarão os pensamentos da nossa protagonista? 
314 "Episódio 31"
4 de julho de 2019 (2019-07-04)
1,20[35]
Bomba em Alvorinha: a euromilionária quer ver-se livre do dinheiro! Telma fica em choque, Natário não quer acreditar, Lúcia pensa que é uma brincadeira, Bruno tenta levar a mãe à razão e Miriam tenta demovê-la de tão grande absurdo. O que estará Céu a pensar? 
325 "Episódio 32"
5 de julho de 2019 (2019-07-05)
0,99[36]
Momento de enorme alegria em Alvorinha. Céu está quase a receber o filho tão ansiado e pede a todos que se preparem para acolher bem Vasco no palacete. Quando o filho da euromilionária chega, um longo e comovente abraço entre mãe e filho. Conseguirá Céu finalmente poder ter uma vida de paz e alegria? 
336 "Episódio 33"
8 de julho de 2019 (2019-07-08)
1,22[37]
Novidades é que não faltam no palacete: Vasco deslumbra os Garcia com a sua história de vida. A mãe Céu está rendida e decide repensar a ideia de doar toda a fortuna, vendo nascer com o filho Vasco outros projectos onde poderá apostar o seu dinheiro. Bruno, que ainda se mantém de pé atrás, não deixa de receber bem o irmão, até para que a euromilionária possa aproveitar finalmente toda a alegria. Mas… por quanto tempo? 
347 "Episódio 34"
9 de julho de 2019 (2019-07-09)
por anunciar
Tensão em Alvorinha! Surpreendido pelo pedido de Céu, querendo que ele faça um teste de ADN, Vasco procura Sílvia, nervoso. A vilã sossega-o, dizendo-lhe que continue o bom trabalho que do resto ela tratará. Afinal, adulterar documentos e testes parece coisa de somenos para estes vilões… 
358 "Episódio 35"
10 de julho de 2019 (2019-07-10)
1,04[38]
Na arte da política, Horácio começa a dar cartas. Fecha a contratação de Graciete para a sua lista a troco de alheiras de Murteiral e ainda convida Cláudio e Natário como grandes figuras da campanha. O filho, enquanto aceita o convite, apoia a mãe Rosanne nas suas intenções de ser o braço-direito do outro candidato, Alfredo Nogueira. 
369 "Episódio 36"
11 de julho de 2019 (2019-07-11)
por anunciar
Vasco conta a Maria do Céu que está a passar pelo processo de separação com a sua esposa e que, por isso, estava tão abalado quando foi encontrado por Jorge na noite passada. A euromilionária comove-se com a história do suposto filho e convida-o para dormir no palacete. Será que Duarte vai conseguir ficar por Alvorinha fazendo-se passar pelo filho Vasco? 
3710 "Episódio 37"
12 de julho de 2019 (2019-07-12)
por anunciar
Momento de grande expectativa em Alvorinha! Ajudada pela Doutora Alice, Maria do Céu trouxe um enfermeiro ao palacete para recolher a sua própria saliva e a saliva de Vasco. Os três vilões - Sílvia, Caio e Duarte - entram em pânico mas fingem naturalidade. Estarão quase a serem descobertos? 
3811 "Episódio 38"
15 de julho de 2019 (2019-07-15)
1,14[39]
Desconfiança em Alvorinha! Teresa está cada vez mais ausente quando está com Carlos, o que faz com que o médico vá desconfiando até quase ter a certeza de que algo aconteceu entre Teresa e Cláudio. Este último foi a casa dos Nóbrega pedir desculpa pelo beijo mas acabou a ter mais um momento de muita empatia com Teresa. Não parece ter fim esta relação proibida… 
3912 "Episódio 39"
16 de julho de 2019 (2019-07-16)
1,16[40]
Quem começa a perceber que algo não está bem é Sílvia que nota diferenças no comportamento de Caio. O vilão vai disfarçando como pode mas a verdade é que já levou a Doutora Alice para a cama e tem a cada dia que passa mais vontade de estar com ela… 
4013 "Episódio 40"
17 de julho de 2019 (2019-07-17)
1,20
Tempos de agitação em Alvorinha! Maria do Céu está cada vez mais próxima do filho Vasco, despedindo-se dele mas combinando o seu regresso para breve. Bruno ainda não vai à bola com o irmão e Telma tenta que os irmãos consigam ter uma boa relação entre eles. 
4114 "Episódio 41"
18 de julho de 2019 (2019-07-18)
1,10[41]
Surpresa na vila com a ruptura entre os dois vilões. Ciumenta, Sílvia esconde-se no quarto do seu amante e acaba por descobrir que Caio tem uma relação clandestina com a Doutora Alice. Quando confrontado, o vilão desvaloriza mas a vilã não desiste e vai ao Centro de Saúde falar directamente com a rival, fingindo ser o que não é. 
4215 "Episódio 42"
19 de julho de 2019 (2019-07-19)
1,05[42]
Alice não consegue conter-se e conta a Caio que Miriam a pressionou quando foi ter com ela ao Centro de Saúde. Caio não parece muito interessado na conversa, mais concentrado em perceber a razão de ter encontrado Alice a mexer-lhe na carteira. 
4316 "Episódio 43"
22 de julho de 2019 (2019-07-22)
por anunciar
Tensão em Alvorinha! Carlos agride Cláudio depois de lhe mostrar a fotografia onde se vê o filho de Horácio e Rosanne a beijar Teresa. Num ambiente de cortar à faca, Cláudio acaba escorraçado da casa do casal. Pouco depois, quando Carlos e Teresa se deitam, ele perdoa a esposa mas sob condições que não são normais. 
4417 "Episódio 44"
23 de julho de 2019 (2019-07-23)
por anunciar
Emoção em Alvorinha! Caio depara-se com Sílvia na cama de revólver na mão a apontar-lhe a mira. A custo, lá consegue convencer a amante a baixar a arma mas Sílvia promete-lhe que, se a relação amorosa com a Doutora Alice continuar, ela própria, Sílvia Mira, acabará com a raça da médica. 
4518 "Episódio 45"
24 de julho de 2019 (2019-07-24)
por anunciar
Convicta em ver-se livre de Caio e Sílvia continua Leonor que agora já tem acesso às conversas que os vilões têm em privado. O microfone que colocara no quarto do vilão foi uma jogada de mestre para poder ficar a par de tudo o que eles vão planeando para o futuro. Numa das conversas, Leonor ouve os vilões a falar em acabar com a raça a Ricardo. 
4619 "Episódio 46"
25 de julho de 2019 (2019-07-25)
por anunciar
Conspiração em Alvorinha! Leonor, ouvindo uma conversa de Ricardo ao telefone, aproxima-se do jornalista e diz-lhe que os seus objectivos são os mesmos dos dela. Propõe uma parceria para apanhar os vilões. Desconfiado das intenções de Leonor, investiga a médica até descobrir o caderno que ela guarda no seu gabinete com informações sobre os vilões. Quando o jornalista começa a confiar nas boas intenções de Leonor, encontra-a a beijar Caio. 
4720 "Episódio 47"
26 de julho de 2019 (2019-07-26)
por anunciar
Perigo em Alvorinha! Miriam seduz Bruno, beijando-o. O jantar corre sempre em clima de grande intimidade e acaba com os dois a enrolarem-se sexualmente na sala do Boémio. No entanto, o filho da euromilionária rapidamente perde a alegria quando Céu lhe diz que vai disponibilizar dois milhões de euros para criar a Fundação do irmão Vasco. 
4821 "Episódio 48"
29 de julho de 2019 (2019-07-29)
por anunciar
Espionagem em Alvorinha! Os vilões descobrem o microfone que Leonor havia deixado no candeeiro do quarto de Caio e começam a fazer uma lista de potenciais conspiradores. Preciosa, Ricardo, a própria Polícia Judiciária e até, nas palavras de Sílvia, a “queridinha” de Caio são suspeitos do crime. O primeiro a ser apertado pelo vilão é o jornalista, que recusa estar envolvido e consegue convencer Caio de que está inocente. 
4922 "Episódio 49"
30 de julho de 2019 (2019-07-30)
por anunciar
Emoção em Alvorinha! Depois de ser agredido por Bruno, que se vai refugiar no quarto, Vasco faz de vítima conciliadora, pedindo a toda a família que desculpem aquele gesto menos pensado do irmão. Céu tenta convencer o filho a voltar para o jantar mas Bruno está irredutível. Cansada de tanta confusão, a euromilionária decide prosseguir o jantar, pedindo desculpa aos convidados. 
5023 "Episódio 50"
31 de julho de 2019 (2019-07-31)
por anunciar
Fuga em Alvorinha! Despeitado, Bruno saiu de casa. Céu, em choque, pediu a todos que ninguém fosse atrás dele. Os Garcia acatam o pedido da euromilionária mas ficam muito sentidos. Cada um, à sua maneira, tentará que o dono do Boémio regresse ao seu lar. 
5124 "Episódio 51"
1 de agosto de 2019 (2019-08-01)
por anunciar
Para José Luís é inaceitável que Céu ande em namoricos com o Doutor Francisco. Por isso foi até ao Boémio para inspecionar o que os dois andavam a fazer mas saiu de lá desgostoso quando viu a cumplicidade entre eles e a mãozinha de Francisco sobre a da euromilionária. 
5225 "Episódio 52"
2 de agosto de 2019 (2019-08-02)
por anunciar
Revelações em Alvorinha! Miriam admite a Céu que ela e Bruno têm uma química e… uma física. A euromilionária fica surpreendida mas acaba a dizer que, se os dois gostam um do outro, ela não tem nada contra. 
5326 "Episódio 53"
5 de agosto de 2019 (2019-08-05)
por anunciar
Encontro de irmãos em Alvorinha! Natário tentou e conseguiu: juntou Bruno e Vasco à mesma mesa. Os dois conversaram civilizadamente mas não a ponto de convencer o dono do Boémio a voltar para casa. 
5427 "Episódio 54"
6 de agosto de 2019 (2019-08-06)
por anunciar
Desajustada de Alvorinha, Leonor só quer descobrir tudo o que possa incriminar os vilões. Depois de muita investigação, conseguiu a informação por que esperava: Vasco não é filho de Céu. 
5528 "Episódio 55"
7 de agosto de 2019 (2019-08-07)
por anunciar
Cansadas dos romances com Horácio, Amália e Rosanne continuam juntas, cada vez mais apostadas numa amizade que vinga todas as tropelias feitas pelo Presidente da coletividade. Desta vez, Amália foi mesmo dançar com a espanhola, para grande tristeza de Horácio, que detesta estas aproximações perigosas entre as suas duas musas… 
5629 "Episódio 56"
8 de agosto de 2019 (2019-08-08)
por anunciar
Desconfiança em Alvorinha. Padre Aníbal tem uma conversa muito íntima com Teresa, pedindo à irmã que lhe conte tudo sobre o que se está a passar com Carlos. Teresa desvaloriza, mas o irmão não se resigna. Padre Aníbal só ficará descansado quando descobrir toda a verdade… 
5730 "Episódio 57"
9 de agosto de 2019 (2019-08-09)
por anunciar
Violência em Alvorinha! Caio não larga Serafim, esmurrando-o até sangrar. O vilão só é afastado quando a Polícia chega e põe cobro à insólita situação. Perante o testemunho da Doutora Alice, Dália e Serafim são algemados e levados para a esquadra. A menina Bia agradece ao vilão, que está ensandecido, rememorando fantasmas de infância, preso às más memórias do passado… 
5831 "Episódio 58"
12 de agosto de 2019 (2019-08-12)
por anunciar
Segredos em Alvorinha! No Boémio, Patrícia vê Carlos a agarrar com força no braço de Teresa e deixa cair os pratos no chão. Nervosa, desculpa-se e foge para a cozinha onde Xavier percebe que ela ficou de repente muito nervosa. 
5932 "Episódio 59"
13 de agosto de 2019 (2019-08-13)
por anunciar
Revelações em Alvorinha! Patrícia diz a Teresa que o que viu no jantar é violência doméstica. A irmã de Padre Aníbal desvaloriza, tentando convencer Patrícia de que o caso não tem a gravidade que ela lhe está a dar. 
6033 "Episódio 60"
14 de agosto de 2019 (2019-08-14)
por anunciar
Ameaça em Avorinha! Após ser confrontado com a verdade que Patrícia conhece, Carlos expulsa-a de casa não sem antes a ameaçar. Muito assustada, a empregada da pensão vai passar o dia seguinte num grande nervosismo, chegando a esconder-se do marido de Teresa quando ele a for procurar para terem uma conversa longe de sua casa. 
6134 "Episódio 61"
15 de agosto de 2019 (2019-08-15)
por anunciar

Histeria em Alvorinha! Cláudio Ramos assoma ao palacete dos Garcia e Telma, em grande excitação, não acredita que o famoso apresentador veio à vila para os visitar. Já a empregada do Murteiral aproveitou a estada de Cláudio Ramos para pedir um favorzinho especial relacionado com a sua prima ao assistente de Cristina Ferreira.

Convidado Especial: Cláudio Ramos como ele mesmo 
6235 "Episódio 62"
16 de agosto de 2019 (2019-08-16)
por anunciar
Desejos de desmascarar a golpada, Alice e Ricardo conversam, reorganizando os passos que os levarão à estação final. A médica mostra ao jornalista o contacto do Detetive e o jornalista promete fazer todas as averiguações necessárias de molde a ligar todos os pontos desta estranha rede de enganos. 
6336 "Episódio 63"
19 de agosto de 2019 (2019-08-19)
por anunciar
Heresia na vila! Cíntia e Padre Aníbal acabam trancados na coletividade e o inevitável acontece: um beijo fogoso entre a empregada do salão e o senhor prior há tanto tempo esperado. 
6437 "Episódio 64"
20 de agosto de 2019 (2019-08-20)
por anunciar
Reconciliação em Alvorinha? Miriam encontra Bruno e Jéssica aos beijos. O filho da euromilionária vai atrás da vilã, tentando explicar-se mas Miriam mostra-lhe uma maturidade surpreendente, desejando-lhe toda a sorte do mundo. 
6538 "Episódio 65"
21 de agosto de 2019 (2019-08-21)
por anunciar
Revelações na vila! Bruno lê o resultado do teste de paternidade e passa o papel a Tino, que finalmente anuncia a toda a gente o que todos andavam desejosos de saber: quem é que afinal engravidou Jéssica. 
6639 "Episódio 66"
22 de agosto de 2019 (2019-08-22)
por anunciar
Esperança em Alvorinha! Teresa recebe a ótima notícia de que tem operação marcada para a semana seguinte. Padre Anibal, que estava com a irmã, alegra-se e os dois começam a combinar a ida a Paris. 
6740 "Episódio 67"
23 de agosto de 2019 (2019-08-23)
por anunciar
Em cuidados, Caio tenta saber os segredos da Doutora Alice mas esta não abre o jogo. O vilão procura perceber que tipo de relação tem a médica com o jornalista Ricardo, preocupado com esta estranha proximidade. 
6841 "Episódio 68"
26 de agosto de 2019 (2019-08-26)
por anunciar
Tensão no palacete! Alarmada, Céu decide deitar fora a bizarra boneca destinada a Telma. A filha da euromilionária, depois de um período de choque, consegue ligar os pontos todos e aponta a mira ao seguidor número 1 do Programa da Telma. 
6942 "Episódio 69"
27 de agosto de 2019 (2019-08-27)
por anunciar
Desconfiança em Alvorinha! Bruno, já com a informação de que Vasco muito provavelmente não é filho da euromilionária, diz a Alice que ele próprio tratará do caso. Em conversa com José Luís, o dono do Boémio conta-lhe a sua desconfiança e José Luís, ainda meio perdido, aceita ficar em sigilo para tentarem confirmar as suspeitas. 
7043 "Episódio 70"
28 de agosto de 2019 (2019-08-28)
por anunciar
Expectativa na vila! José Luís e Bruno juntam-se para ir ao laboratório. O dono da Pensão Toledo pede à mãe que fique a tratar dos hóspedes enquanto ele tem de sair. A velha pastorinha, conhecedora de todos os sentires humanos, fica desconfiada e diz isso a Jéssica que não percebe que segredos podem ter em comum o seu pai e o seu mais-que-tudo. 
7144 "Episódio 71"
29 de agosto de 2019 (2019-08-29)
por anunciar
Bomba em Alvorinha! Ouve-se o barulho da explosão. Vasco e Vasques estão mortos. As labaredas consomem o armazém e Sílvia e Caio assistem a tudo. Se a vilã está satisfeita e mais descansada, o vilão sente culpa e relembra os tempos de infância que passou com os dois. 
7245 "Episódio 72"
30 de agosto de 2019 (2019-08-30)
por anunciar
Grande golpada a de Horácio e Preciosa. A pastorinha mostra a toda a gente a fotografia do filho com Dolores Aveiro para espanto dos alvorinhenses. Mas esta é a estratégia que tem continuação: muito pouco depois, a consternada Preciosa anuncia que Horácio havia sido raptado! 
7346 "Episódio 73"
1 de setembro de 2019 (2019-09-01)
por anunciar

Revelação em Alvorinha! Patrícia finalmente ganha coragem e conta a Teresa toda a verdade sobre Carlos. A irmã de Padre Aníbal começa por ficar surpreendida mas, à medida que Patrícia vai contando todos os pormenores, Teresa percebe que aquela história é verídica.

Convidado Especial: Toy como ele mesmo 
7447 "Episódio 74"
2 de setembro de 2019 (2019-09-02)
por anunciar
Burla em Alvorinha! Aproveitando o clima de insegurança que vive no palacete, Miriam sugere a Céu que transfira todo o seu dinheiro para uma conta na Suíça. 
7548 "Episódio 75"
3 de setembro de 2019 (2019-09-03)
por anunciar
Após a demorada reunião com a família, Céu acaba por dar o aval à vilã, que tenta conter o seu sorriso de felicidade. Será que a euromilionária acabou de selar a sua sentença de morte? 
7649 "Episódio 76"
4 de setembro de 2019 (2019-09-04)
por anunciar
Surpresa em Alvorinha! Céu anuncia que quer ficar com 10 milhões em casa. Fula mas resignada, Miriam acaba por atacar a ordem da euromilionária já pensando num plano alternativo para lhe sacar o dinheiro. 
7750 "Episódio 77"
5 de setembro de 2019 (2019-09-05)
por anunciar
Ameaça em Alvorinha! Sílvia põe Caio entre a espada e a parede: tem de escolher entre ela e a Doutora Alice. O vilão, sempre rápido e hábil a contornar conversas, consegue dar-lhe a volta, jurando-lhe que ela é a mulher da sua vida. 
7851 "Episódio 78"
6 de setembro de 2019 (2019-09-06)
por anunciar
Tensão em Alvorinha! Ameaçada pela stalker, Telma, muito assustada, diz-lhe que tem muito dinheiro que lhe pode dar. Indiferente às promessas da filha de Céu, a perseguidora continua a violência e prepara-se para lhe cortar o cabelo quando Ricardo aparece e salva a dona do Telma´s Style do perigo que a stalker constituía. 
7952 "Episódio 79"
8 de setembro de 2019 (2019-09-08) (Parte 1)
9 de setembro de 2019 (2019-09-09) (Parte 2)
por anunciar
Preparados para cometer uma atrocidade, Sílvia e Caio estão a poucos minutos de resgatar os 10 milhões de euros. O que Sílvia não sabe é que o vilão tem outros planos que nem sequer são questionados quando Madre Rosário, que percebeu quando conversou com Preciosa que ele é o filho de Maria do Céu Garcia, o avisa de que tem de sair rapidamente de Alvorinha antes que haja uma tragédia… 

3.ª Temporada (2019)[editar | editar código-fonte]

# # Título[6] Estreia[6] Audiência
(em milhões)[7]
801 "Episódio 80"
15 de setembro de 2019 (2019-09-15)
1,30[43]
Perseguição em Alvorinha! Quando finalmente a verdade é revelada e já se ouvem as sirenes da polícia, Miriam aproveita a distração de todos e põe-se em fuga. Bruno avisa os agentes que a vilã fugiu de carro mas será que ainda vão a tempo de conseguir parar Sílvia? 
812 "Episódio 81"
16 de setembro de 2019 (2019-09-16)
1,27[44]
Grave é também a conversa entre Céu e Madre Rosário. As duas mães de Caio enfrentam-se com duras verdades de ambas num duelo que pretende afirmar a supremacia da maternidade de uma sobre a outra. No final da refrega, Rosário Carmona deixa-se vencer, certa de que o seu protegido nunca cairá verdadeiramente na vida feliz que Maria do Céu sonha para ele… 
823 "Episódio 82"
17 de setembro de 2019 (2019-09-17)
1,25[45]
Na Pensão Toledo, José Luís entra pelo quarto de Ricardo adentro e vai encontrar algo que mudará para sempre a história da sua vida… será que este terrível acontecimento está de alguma forma relacionado com o facto de termos visto alguém a ouvir a conversa entre Ricardo e Alice na qual o jornalista assumia que ia denunciar Caio às autoridades? 
834 "Episódio 83"
18 de setembro de 2019 (2019-09-18)
1,33[46]
Suspeitas na vila! José Luís recebe um telefonema a confirmar que Ricardo foi assassinado. Telma acusa Caio de ter matado o jornalista porque sabia demais. 
845 "Episódio 84"
19 de setembro de 2019 (2019-09-19)
1,31[47]
Suspeitas na vila! A polícia interroga Caio numa conversa dura, que leva os inspetores a apertarem com o vilão e a tentarem descobrir-lhe incoerências no discurso. Competente na arte do engano, Caio consegue fugir a todas as questões incómodas e deixar as autoridades sem provas sólidas. Porém, em conversa com Alice, a polícia consegue que esta tenha que contar toda a sua história. 
856 "Episódio 85"
20 de setembro de 2019 (2019-09-20)
por anunciar
Longe de qualquer paz, ainda muito dorida, Telma persiste na sua convicção de que Caio esteve envolvido na morte de Ricardo. Por mais que o vilão tente convencer os Garcia da sua inocência, a dona do Salão de Beleza não muda as suas suspeitas. 
867 "Episódio 86"
23 de setembro de 2019 (2019-09-23)
por anunciar
Feridas e dúvidas em Alvorinha! Caio pergunta a Alice se aquela cicatriz que ela tem na cara é de um acidente de carro. Nervosa, a médica tenta desviar o assunto mas não fica claro se o vilão aceitou a explicação ou se vai continuar a tentar descobrir mais mistérios do passado de Alice. Por enquanto, parece que a filha de Fernando Craveiro se safou. 
878 "Episódio 87"
24 de setembro de 2019 (2019-09-24)
por anunciar
Verdades e mentiras na vila! Céu descobre uma mentira no discurso de Alice e confronta-a mas a médica rapidamente dá a volta à situação, convencendo a euromilionária. Esta facilidade que Leonor tem de mentir fará dela vilã ou tudo se justifica para vingar a morte do pai? 
889 "Episódio 88"
25 de setembro de 2019 (2019-09-25)
por anunciar
Perigo em Alvorinha! Eugénia foi recebida no palacete por Graciete e disse que queria falar com... Caio. Felizmente, Leonor antecipou-se e levou a mãe para bem longe dali. Quem sabe o que o vilão podia fazer quando se deparasse com a esposa do falecido Fernando Craveiro? 
8910 "Episódio 89"
26 de setembro de 2019 (2019-09-26)
por anunciar
Amália usou as suas estratégias de mãe para convencer Xavier a aceitar o convite do Porto mas o chef do Boémio ainda não está convencido. Afinal, para isso teria de deixar para trás a namorada e isso parece estar fora dos seus planos. 
9011 "Episódio 90"
27 de setembro de 2019 (2019-09-27)
por anunciar
Volte-face em Alvorinha! Branca perde o sentido submisso que vinha tendo com Preciosa e decide confrontá-la com a verdade que agora já sabe sobre a expulsão da sua mãe. A mãe de Horácio bem tenta defender-se mas não tem hipótese. 
9112 "Episódio 91"
30 de setembro de 2019 (2019-09-30)
por anunciar
Cheia de luz está Jéssica que espera um filho que afinal vai nascer mais cedo do que estava previsto. Bruno entra em alvoroço quando vê a namorada com dores e leva-a ao Centro. A Doutora Alice percebe que vai ter de fazer o parto ali, sem tempo de a levar para a Hospital mais perto, e o rebento nasce com a felicidade ao seu redor. 
9213 "Episódio 92"
1 de outubro de 2019 (2019-10-01)
por anunciar
Apreensão na vila! Os médicos Claúdio e Alice falam dos resultados dos exames e percebem que a situação não é nada favorável a Bruno. Ligam ao filho de Céu para que ele vá ao Centro receber toda a informação sobre a doença. 
9314 "Episódio 93"
2 de outubro de 2019 (2019-10-02)
por anunciar
9415 "Episódio 94"
3 de outubro de 2019 (2019-10-03)
por anunciar
9516 "Episódio 95"
4 de outubro de 2019 (2019-10-04)
por anunciar

Canções[editar | editar código-fonte]

Audiências[editar | editar código-fonte]

Golpe de Sorte estreou a 27 de maio de 2019 com 14,0% de rating e 29,6% de share, com cerca de 1 milhão e 356 mil espectadores, na liderança absoluta, com um pico de 14,7% de audiência e 30,8% de share, sendo o programa mais visto do dia,[8] fazendo com que Alma e Coração passasse para o horário seguinte.

Ao segundo episódio volta a liderar tanto o horário como a tabela dos mais vistos do dia. A série garantiu uma audiência média de 13,5% com um share correspondente de 28,4%. Em média, 1 milhão e 304 mil espectadores garantiram a liderança absoluta. Às 22h22 chegou ao seu melhor registo, com mais meio milhão que a TVI. Neste preciso minuto a SIC chegava a um patamar de 14,1/30,4%.[9]

Com a participação de Cristina Ferreira, no terceiro capítulo a série voltou a ultrapassar a concorrência. Em termos de resultados, conseguiu 12% de audiência média e 27% de quota de mercado. O melhor momento foi registado às 22h43, quando a SIC registava 13,4% pontos de rating e 32,0% de share com pouco mais de 1 milhão e 300 mil telespetadores sintonizados no canal.[10]

A 22 de junho de 2019, a trama da SIC teve um episódio extra e especial, pela primeira vez exibido a um sábado e que contou com a participação especial da cantora Ana Malhoa. Em termos médios, Golpe de Sorte garantiu a liderança da tabela de audiências com 9,7% de rating e 25,3% de quota média de mercado, sendo este um dos piores resultados da série devido ao facto de ter sido exibido fora da normalidade, ao fim de semana. Em média, 944.100 espectadores seguiram o episódio deste sábado da série. O pico foi às 22h37, perto do fim, quando a SIC chegava aos 11,1%/29,5%.[48]

A 1.ª temporada terminou com 11,4% de audiência e 26,7% de share com cerca de 1 milhão e 106 mil espectadores, na liderança.[31]

A 2.ª temporada estreou com 12,8% de audiência e 24,4% de share com cerca de 1 milhão e 209 mil espectadores, na liderança.[32]

No dia seguinte a série alcançou o seu primeiro recorde de audiência da segunda temporada. O valor foi de 12,9% de rating e 25,6% de share com 1 milhão e 221 mil espectadores, na liderança.[33]

A 8 de julho de 2019, “Golpe de Sorte” bateu um novo recorde da segunda temporada. A série da SIC teve o episódio mais visto desta nova fase da história. A saga da euromilionária Maria do Céu registou uma audiência média de 12,9%, o que correspondeu uma média de 25,5% de share. Com 1 milhão e 224 mil espectadores em média, “Golpe de Sorte” voltou a ter o pico mais visto do dia. Às 22h14 a SIC batia nos 13,5%/26,0%.[49]

A 17 de julho de 2019, "Golpe de Sorte" registou mais um recorde da 2.ª temporada, desta vez de share. O resultado foi de 12,7%/26,3%, com um pico de 13,6%/28,9%, na liderança.[50]

A 2.ª temporada terminou com 15,9% de rating e 32,3% de share com cerca de 1 milhão e 506 mil espectadores, na liderança, alcançando o recorde de audiência da série.[51]

A 3.ª temporada estreou com 13,8% de audiência e 27,6% de share com cerca de 1 milhão e 303 mil espectadores, na liderança.[43]

Média Episódios
exibidos
Rating Share Ref.
2019 Maio 5 12,1% 26,9% [52]
Junho 22 11,3% 24,8% ...
Julho 22 11,8% 24,3% ...
Agosto 22 11,5% 24,4% ...
Setembro ... ... ... ...
Outubro ... ... ... ...
Total ... ... ... ...

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.

Referências

  1. a b «Oficial: Saiba quando estreia a 'Temporada Final' de "Golpe de Sorte"». Zapping. 10 de setembro de 2019. Consultado em 11 de setembro de 2019 
  2. «Golpe de Sorte». sic.pt. 12 de abril de 2019. Consultado em 15 de abril de 2019 
  3. «SIC | Resumo: 1º Episódio - 27 de maio (ESTREIA)». SIC. Consultado em 10 de setembro de 2019 
  4. «"Golpe de Sorte": Saiba como arranca a segunda temporada». Zapping. 25 de junho de 2019. Consultado em 26 de junho de 2019 
  5. «Saiba como começa a temporada final de "Golpe de Sorte"». Zapping. 12 de setembro de 2019. Consultado em 13 de setembro de 2019 
  6. a b c d e f «SIC | Episódios Completos». SIC. Consultado em 26 de junho de 2019 
  7. a b c «Golpe de Sorte». Zapping. Consultado em 26 de junho de 2019 
  8. a b «Audiências: E assim foi a estreia de "Golpe de Sorte" na SIC | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 28 de maio de 2019 
  9. a b «"Golpe de Sorte" mantém TVI a grande distância e vence "Prisioneira"». Zapping. 29 de maio de 2019. Consultado em 31 de maio de 2019 
  10. a b «Com Cristina Ferreira, saiba quanto fez "Golpe de Sorte" nas audiências». Zapping. 30 de maio de 2019. Consultado em 31 de maio de 2019 
  11. «"Golpe de Sorte" baixa, mas mantém liderança da tabela – Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 26 de junho de 2019 
  12. «"Golpe de Sorte" mantém-se acima do milhão e afasta-se de "Prisioneira" – Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 26 de junho de 2019 
  13. «"Golpe de Sorte" mantém SIC no primeiro lugar destacado – Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 26 de junho de 2019 
  14. «"Prisioneira" cai para quarto lugar! – Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 26 de junho de 2019 
  15. «"Golpe de Sorte" mantém fasquia acima do milhão de espectadores – Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 26 de junho de 2019 
  16. «Aumenta o fosso entre "Golpe de Sorte" e "Prisioneira" – Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 26 de junho de 2019 
  17. «"Golpe de Sorte" vence "Prisioneira" por 1/4 de milhão – Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 26 de junho de 2019 
  18. «"Golpe de Sorte" segura 1.º lugar tranquilamente – Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 26 de junho de 2019 
  19. «"Joker" volta a vencer TVI e vê só a SIC à frente – Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 26 de junho de 2019 
  20. «"Golpe de Sorte" mantém o pódio. "Prisioneira" não passa dos 15% de share – Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 26 de junho de 2019 
  21. «"Golpe de Sorte" impulsiona toda a noite da SIC. "A Teia" continua a perder – Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 26 de junho de 2019 
  22. «"Golpe de Sorte" mantém "Prisioneira" à distância – Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 26 de junho de 2019 
  23. «Audiências: Saiba como correu a estreia de "Amar Depois de Amar" – Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 26 de junho de 2019 
  24. «E assim foi a audiência do segundo episódio de "Amar Depois de Amar" – Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 26 de junho de 2019 
  25. «Com nova estratégia da TVI, "Amar Depois de Amar" perde ainda mais espectadores – Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 26 de junho de 2019 
  26. «Acima do milhão, "Golpe de Sorte" vê "Amar Depois de Amar" bater novo mínimo – Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 26 de junho de 2019 
  27. «"Amar Depois de Amar" bate novo recorde negativo e fica atrás de "Alma e Coração" – Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 26 de junho de 2019 
  28. «Líder da tabela, "Golpe de Sorte" deixa TVI a 300 mil de distância – Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 26 de junho de 2019 
  29. «"Golpe de Sorte" arranca última semana da 1.ª temporada na liderança absoluta – Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 26 de junho de 2019 
  30. «"Golpe de Sorte" continua líder da tabela – Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 26 de junho de 2019 
  31. a b «Audiências: Saiba como foi o final da primeira temporada de "Golpe de Sorte"». Zapping. 29 de junho de 2019. Consultado em 1 de julho de 2019 
  32. a b «Audiências: E assim foi a estreia de "Golpe de Sorte" (T2) | Zapping». Zapping. 2 de julho de 2019. Consultado em 2 de julho de 2019 
  33. a b «"Golpe de Sorte" é mais líder e leva "Amar Depois de Amar" a mínimos». Zapping. 3 de julho de 2019. Consultado em 3 de julho de 2019 
  34. «Audiências: "Golpe de Sorte" mantém liderança absoluta | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 4 de julho de 2019 
  35. «"Golpe de Sorte" garante mais uma liderança da tabela na 'conta pessoal' | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 6 de julho de 2019 
  36. «"Golpe de Sorte" lidera tabela… sem chegar ao milhão | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 9 de julho de 2019 
  37. «"Golpe de Sorte" bate recorde desta segunda temporada | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 9 de julho de 2019 
  38. «"Amar Depois de Amar" aproxima-se dos dois dígitos de 'rating' | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 9 de julho de 2019 
  39. «"Golpe de Sorte" destaca-se mais uma vez como líder do Top | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 17 de julho de 2019 
  40. «"Golpe de Sorte" continua a ser o programa preferido dos portugueses | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 17 de julho de 2019 
  41. «"Amar Depois de Amar" cai para novo mínimo | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 22 de julho de 2019 
  42. «"Golpe de Sorte" lidera isolada e volta a ser único programa acima do milhão | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 22 de julho de 2019 
  43. a b «Audiências: E assim foi a estreia da temporada final de "Golpe de Sorte"». Zapping. 16 de setembro de 2019. Consultado em 16 de setembro de 2019 
  44. «Audiências: "Nazaré" deixa TVI… na corda bamba!». Zapping. 17 de setembro de 2019. Consultado em 20 de setembro de 2019 
  45. «"Golpe de Sorte" alcança melhor resultado da Temporada Final». Zapping. 18 de setembro de 2019. Consultado em 20 de setembro de 2019 
  46. «"Golpe de Sorte" chega a ter mais do dobro dos espectadores da TVI». Zapping. 19 de setembro de 2019. Consultado em 20 de setembro de 2019 
  47. «Imparável nas audiências, "Golpe de Sorte" atinge novo máximo». Zapping. 20 de setembro de 2019. Consultado em 20 de setembro de 2019 
  48. «Líder da tabela, "Golpe de Sorte" deixa TVI a 300 mil de distância». Zapping. 23 de junho de 2019. Consultado em 10 de setembro de 2019 
  49. «"Golpe de Sorte" bate recorde desta segunda temporada | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 9 de julho de 2019 
  50. «"Golpe de Sorte" bate novo recorde da segunda temporada | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 18 de julho de 2019 
  51. «Audiências: E assim foi o último episódio de "Golpe de Sorte" (T2)». Zapping. 10 de setembro de 2019. Consultado em 10 de setembro de 2019 
  52. «Audiências TV: Golpe de Sorte da SIC lidera semana; TVI24 ultrapassa SIC Noticias». Meios & Publicidade. 3 de junho de 2019. Consultado em 5 de junho de 2019