Gomes Cardim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gomes Cardim
Retrato de Pedro Augusto Gomes Cardim, por Oscar Pereira da Silva. Acervo do Museu Belas Artes de São Paulo.
Nome completo Pedro Augusto Gomes Cardim
Nascimento 16 de setembro de 1865
Porto Alegre, Brasil
Morte 22 de maio de 1932 (67 anos)
Rio de Janeiro, Brasil
Ocupação Dramaturgo, jornalista, político

Pedro Augusto Gomes Cardim (Porto Alegre, 16 de setembro de 1865Rio de Janeiro, 22 de maio de 1932) foi um dramaturgo, jornalista e político brasileiro.

Filho do comendador português João Pedro Gomes Cardim e de Áurea Amélia Monclaro, aos dez anos mudou-se, com seus pais, para Portugal. Tendo cursado o liceu no Porto (Portugal), formou-se em 1888 na Faculdade de Direito de São Paulo. De ideologia republicana e abolicionista, dedicou-se ao jornalismo desde a faculdade. Foi também membro-fundador da Academia Paulista de Letras.

Político foi inicialmente deputado estadual em São Paulo, depois vereador da cidade de São Paulo. Em 1897 foi eleito intendente da cidade, tendo sido sua obra mais relevante a construção do Cemitério do Araçá. Também mandou confeccionar uma das mais importantes plantas da cidade de que temos notícia[1].

Fundou, em 1925, a Academia de Belas Artes, atualmente chamada de Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, acreditava que “uma Academia não é fábrica de produtos cerebrais, morais ou artísticos, nem de aptidões e talentos. É o centro cultivador das aptidões naturais, onde são desenvolvidas e se tornam aptas para frutificar”.

Como escritor escreveu obras como Baronato (ópera cômica), O Primeiro Cliente (comédia), A Tia (comédia), Da Monarquia à República (1896), A Conspiração (comédia), Uma Prova de Consideração (comédia), A Metarfose (comédia), A Madrasta (comédia).

O loteamento de sua propriedade, situada entre a 5ª e a 6ª parada da Estrada de Ferro Central do Brasil, deu origem à Vila Gomes Cardim, nos anos 1890 - até hoje com o mesmo nome[2].

Foi também homenageado com a Rua Pedro Gomes Cardim, na Vila Progredior, próxima do Estádio Cícero Pompeu de Toledo (do Morumbi).

Referências

  1. Disponível em http://www.arquiamigos.org.br/info/info20/i-1897.htm, acessado em 28 de setembro de 2011.
  2. Conforme análise do Arquivo Histórico de São Paulo, http://www.arquiamigos.org.br/info/info20/i-1897.htm, acessada em 28 de setembro de 2008.
  • BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento, 1900, "Diccionario bibliographico brazileiro", Typographia Nacional, Rio de Janeiro, vol. 6.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.