Gomo (músico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gomo
Informação geral
Nome completo Paulo José Gouveia de Figueiredo
Também conhecido(a) como Gouveia
Origem Caldas da Rainha
País  Portugal
Gênero(s) Pop, Indie pop
Instrumento(s) Vocalista, guitarra
Período em atividade 2001-actualmente
Gravadora(s) Universal Music
Afiliação(ões) Orange
Página oficial MySpace

Gomo é o nome artístico de Paulo José Gouveia de Figueiredo, músico português. O projecto Gomo surgiu a 1 de Janeiro de 2001, quando Paulo Gouveia decidiu que a sua resolução de Ano Novo seria levar a música mais a sério e apostar em novas sonoridades, dissonantes das que explorou com a sua banda anterior, os Orange.

Início[editar | editar código-fonte]

Depois de comprar um trio de órgãos e de preparar o seu próprio estúdio, Gomo começou a preparar a sua primeira maqueta, datada de Fevereiro de 2001, com os temas 'You Might Ask' e 'Proud To Be Bald'. O impacto criado junto dos críticos foi de tal forma positivo que, em pouco tempo, a música do Gomo já passava nas rádios portuguesas. Segue-se o terceiro single, 'Be Careful With the Train', eleito para fazer parte da colectânea Optimus 2001, que despoletou o convite para actuar em Festivais de Verão como Vilar de Mouros, Sudoeste e Paredes de Coura e em vários espectáculos em Lisboa e no Porto. Ainda em 2001, compõe 'It's All Worth It for the Summer', seguido por 'Santa's Depression' respondendo a um desafio de criar um tema de Natal, proposto pelo radialista Henrique Amaro. Os dois anos seguintes permitiram a Gomo consolidar o seu material com algumas actuações ao vivo, desenvolvendo um conceito de espectáculo inovador em Portugal. Em colaboração com a Antidote, criou as Gomoland Parties, que consistem na decoração de um recinto através de projecções vídeo e de slides, criando uma atmosfera virtual e interactiva com a ajuda de VJ's convidados. Desta forma, um espectáculo de Gomo poderá muito bem prolongar-se pela noite dentro, com o próprio artista encarregue dos pratos.

Best Of... Nosy[editar | editar código-fonte]

Já no primeiro semestre de 2003, Gomo dedicou-se a compor os temas que viriam a integrar o seu primeiro disco, que começou a gravar em Julho de 2003 nos MBestúdios, juntamente com Mário Barreiros. O resultado, "Best of Gomo", chegou no início de 2004, reunindo alguns dos êxitos já mencionados, além de temas como Feeling Alive ou I Wonder. O músico contou também com diversas participações neste disco, destacando-se a de Pedro Oliveira (Sétima Legião) e do próprio Mário Barreiros na bateria, baixo e guitarra. O álbum acaba por dar ao músico a nomeação para o "Best Portuguese Act" nos Prémios da MTV desse ano e Feeling Alive é usado para diversas campanhas publicitárias de grande rodagem na televisão e na Rádio. Em Outubro de 2004, I Wonder, o quarto single de "Best of...", segue Feeling Alive como escolha para passar no canal norte-americano IMF, o que é pretexto para uma viagem a Los Angeles já em 2005, para actuar no El Rey Theatre. As actuações acabam por alargar-se ao Viper Room e o Mercury Lounge, em Nova Iorque. Entretanto, "Best of Gomo" é editado na Itália. O ano seguinte começa logo com o músico português a deslocar-se de novo aos EUA para colaborar em campanhas publicitárias para a Nike e iPod Nano. No mesmo ano, é escolhido para ser o 'bode' na versão portuguesa do filme de animação "A Verdadeira História do Capuchinho Vermelho", incursão na sétima arte que repete em 2008, quando a DreamWorks o convida para compor a versão em português para o clássico 'Kung Fu Fighting', do genérico do filme "Panda Kung Fu". Paralelamente, compõe o tema 'Spinning Round' para um anúncio sobre energias renováveis da EDP e começa a preparação do segundo álbum, com a colaboração de Nuno Rafael na produção. "Nosy", o sucessor de "Best of Gomo", chega às lojas em Maio de 2009, apresentado pelo single 'Final Stroke'. O novo disco apresenta não só uma nova estética musical como gráfica, numa edição que o músico considera «mais madura».

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.