Goodbye (canção de Spice Girls)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Goodbye"
Goodbye (canção de Spice Girls)
Single de Spice Girls
do álbum Forever
Lado B
Lançamento 24 de novembro de 1998 (1998-11-24)
Formato(s)
Gravação julho de 1998 (1998-07)
Estúdio(s) Ocean Way (Nashville, EUA)
Gênero(s) Pop
Duração 4:35
Idioma(s) inglês
Gravadora(s) Virgin
Composição
  • Spice Girls
  • Richard Stannard
  • Matt Rowe
Produção
  • Richard Stannard
  • Matt Rowe
Cronologia de singles de Spice Girls
"Viva Forever"
(1998)
"Holler" / "Let Love Lead the Way"
(2000)

"Goodbye" é uma canção do girl group britânico Spice Girls. Foi coescrito pelas integrantes do conjunto, com Richard Stannard e Matt Rowe, tendo sido produzido pelos dois últimos. A música tornou-se a primeira música do grupo sem os vocais de Geri Halliwell. Foi lançado pela Virgin Records em 14 de dezembro de 1998, como um single de Natal, juntamente com o lado B, "Christmas Wrapping".[1] Mais tarde, foi incluído como a décima primeira e última faixa do terceiro álbum de estúdio do grupo Forever.

"Goodbye" foi um sucesso comercial, atingindo o número um do UK Singles Chart, e fazendo as Spice Girls o primeiro grupo a ter três singles consecutivos no número um na semana do Natal desde os Beatles, que alcançaram o mesmo feito em 1965.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

"Goodbye" foi originalmente escrito por Emma Bunton, Geri Halliwell, Matt Rowe e Richard Stannard com a intenção de estar no álbum Spiceworld. No entanto, devido a falta de tempo, não foi gravado pelas Spice Girls na época. Durante a parte americana da Spiceworld Tour, em julho de 1998, após a saída de Halliwell, Stannard e Rowe voaram para Nashville, Tennessee, para conhecer o grupo e reescrever a música. O grupo colocou suas composições entre as letras da canção e gravou.[2] Na terceira autobiografia das Spice Girls, "Forever Spice", Melanie Chisholm disse que "Goodbye" falava originalmente sobre o término de um relacionamento, mas tornou-se sobre a saída de Halliwell.

Lado-B[editar | editar código-fonte]

O single contém um cover do single de 1981 "Christmas Wrapping", do The Clothesresses. O cover foi gravado em novembro de 1998 e só apresenta os vocais de Melanie C e Emma Bunton, devido às gravidezes de Mel B e Victoria. As letras do cover apresentam letras anglicizadas para mencionar a Spiceworld Tour e a rede de supermercados britânicos Tesco.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

"Goodbye" foi lançado em no formato de dois CDs (um single padrão e um maxi single). A lista típica de faixas internacionais seguiu a listagem da faixa no Reino Unido. Nos EUA, o single foi lançado como um EP e continha apenas o lado B, "Christmas Wrapping" (que só apresentava vocais de Melanie C e Emma Bunton devido às gravidezes de Mel B e Victoria) e versões ao vivo de "Sisters Are Doin' It for Themselves" e "We Are Family", que foram gravados em um show no Wembley Stadium, em 20 de setembro de 1998. A versão do single nos EUA, também incluiu um conjunto de quatro adesivos das meninas, retratando-as como fadas, semelhantes ao tema do videoclipe, de "Viva Forever". Em novembro de 2000, foi incluído no terceiro álbum de estúdio do grupo, Forever.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

"Uma amostra da música. Esta é a primeira música sem os vocais de Halliwell."

Problemas para escutar este arquivo? Veja a ajuda.

foi recebido com recepção positiva. Uma revisão da Sputnikmusic considerou a música de "muito bom gosto e emocionalmente varrida", enquanto Tania Kraines, da BBC Music, disse que "o despedaçado pós-Geri" Goodbye "proporcionava as meninas o último bom single do grupo."[3]

Recepção comercial[editar | editar código-fonte]

No Reino Unido, o single tornou-se o oitavo número um do grupo, liderando a parada por uma semana, vendendo 380 mil na primeira semana. "Goodbye" as colocou na história, como o primeiro artista a ter três singles consecutivos no número um de Natal, da principal parada do Reino Unido, desde os Beatles. A partir de dezembro de 2013, a música já tinha vendido 884 mil cópias no Reino Unido, tornando-se o quarto single mais vendido do grupo.[4] Na Nova Zelândia, estreou e ficou no número um por duas semanas, seu segundo número um consecutivo, após "Viva Forever", que também estreou e ficou no número um, por duas semanas. "Goodbye" foi o terceiro e último single do grupo em número um, na Nova Zelândia, com "Wannabe" em 1996, sendo o primeiro. Também foi o nono single consecutivo das meninas a está entre os dez melhores, naquele país. "Holler" seria o décimo.

A música estreou e atingiu o número onze no Billboard Hot 100, com vendas de 74.000 cópias[5] no número quatro na Hot 100 Singles Sales e sendo certificado de ouro, pelas vendas de 600.000 cópias.[5]

No Canadá, atingiu o primeiro lugar no Canadian Singles Chart por 13 semanas consecutivas,[6] tornando-se o primeiro e único número único do grupo no Canadá.[7]

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

O grupo como um quarteto, no clipe da música para "Goodbye".

O videoclipe da música foi filmado em Mentmore Towers em Mentmore, Buckinghamshire em 1 e 2 de novembro de 1998. Ele abre com cada uma das garotas em quatro carros pretos diferentes: 1957 Cadillac Fleetwood 75, 1941 Cadillac Fleetwood 75, 1955 Imperial Newport, 1958 Imperial Crown e lobos brancos correndo. Elas chegam a um castelo e sobem as escadas abraçadas. Quando elas entram, há casais congelados que as meninas observam. O vídeo também mostra cenas de cada garota, em um cenário diferente, com objetos caindo e depois juntas como um grupo. O vídeo termina com o gelo derrubando as pessoas enquanto elas voltam à vida, então mostra a cena das garotas, entrando no reverso para parecer que estão indo embora.

Performances ao vivo[editar | editar código-fonte]

"Goodbye" foi incluído no set-list da Christmas in Spiceworld Tour, em 1999. A música foi cantada no Brit Awards de 2000, juntamente com "Spice Up Your Life", "Say You'll Be There" e "Holler". Durante a cerimônia, as Spice Girls receberam um prêmio de contribuição excepcional para a indústria de música britânica. Também foi performado no Royal Variety Performance, Live & Kicking, Pepsi Chart e Top of the Pops em 1998, para promover o single. Mel B e Victoria também apareceram na TFI Friday, para promover o single.

Em 2007 e 2008, a música foi cantada na turnê The Return of the Spice Girls. Geri Halliwell cantou a harmonia com o resto das meninas. Era a única música gravada sem os seus vocais em que ela participou.

Faixas e formatos[editar | editar código-fonte]

Estes são os formatos e faixas dos principais singles lançados de "Goodbye".

Desempenho nas tabelas musicais[editar | editar código-fonte]