Google Allo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Google Allo
Google Allo Logo.png
Desenvolvedor Google
Plataforma Android e iOS
Lançamento 21 de setembro de 2016
Versão estável Varia de acordo com o dispositivo[1] (abril de 2018 [1])
Versão em teste [+/-]
Idioma(s) Multilinguagem
Sistema operativo Android[1]4.0 ou superior.[2]
Gênero(s) mensagens instantâneas
Estado do desenvolvimento Ativo
Tamanho Varia de acordo com o dispositivo[1]
Página oficial allo.google.com


Google Allo é um aplicativo móvel de mensagens instantâneas desenvolvido pelo Google[3]. Foi anunciado em 18 de maio de 2016, no Google I/O[4]. O app foi criado para os Sistemas Operacionais Android e IOS, com um cliente web disponível para Google Chrome, Opera e Firefox.

O aplicativo usa números de telefone como identificadores e permite aos usuários trocar mensagens, arquivos, notas de voz e imagens. Inclui um assistente virtual, a Google Assistente, um recurso que gera sugestões de resposta automática e um modo criptografado opcional. Os usuários podem redimensionar mensagens e adicionar doodles e adesivos em imagens antes de enviá-las.

História[editar | editar código-fonte]

Allo foi anunciado na conferência de desenvolvedores do Google em 18 de maio de 2016[5]. Na época, o Google disse que liberaria o Allo no verão de 2016[6]. O Google lançou o aplicativo em 21 de setembro de 2016[7]. Durante o lançamento do smartphone Google Pixel em outubro de 2016, ele anunciou que o Allo seria pré-instalado nos telefones Pixel, juntamente com seu aplicativo irmão, Google Duo[8]. Em fevereiro de 2017, um tweet do vice-presidente de comunicações da Google, Nick Fox ,mostrou uma captura de tela do Allo executando como um aplicativo da web, juntamente com as palavras: "Ainda em desenvolvimento inicial, mas chegando a um desktop perto de você ..."[9][10][11].

Em agosto, o Google Allo para a web foi lançado para usuários do Android usando o Google Chrome, enquanto o Firefox, o Opera e o suporte para iOS foram lançados em outubro[12].

Recursos[editar | editar código-fonte]

Allo é baseado em números de telefone, não por mídias sociais ou contas de e-mail[13]. O recurso de "resposta inteligente" do Allo usa a tecnologia de aprendizado de máquina do Google para sugerir uma resposta à última mensagem, que pode ser selecionada a partir de algumas opções. O recurso também analisa imagens enviadas ao usuário para sugerir respostas. Semelhante ao recurso de resposta inteligente visto no aplicativo Inbox by Gmail, ele aprende com o comportamento do usuário para adaptar suas sugestões ao longo do tempo[14]. O Allo é um dos aplicativos que suporta o Google Assistente, um assistente virtual que permite que os usuários façam perguntas e recebam respostas de uma maneira conversacional. Os recursos adicionais incluem "Whisper Shout", que permite ao usuário aumentar ou diminuir o tamanho de uma mensagem para representar o volume[15] e a capacidade de desenhar fotos antes de enviá-las.

Em novembro de 2016, o Google introduziu Smart Smiley, uma característica que sugere emojis e adesivos dependendo do humor da mensagem. Smart Smiley também mostra sugestões ao iniciar uma nova conversa. Além disso, os temas de fundo para bate-papos foram adicionados na mesma atualização[16].

Em março de 2017, uma biblioteca GIF foi adicionada na barra do aplicativo, bem como um acesso mais fácil ao Google Assistente e ao emoji animado[17]. Também em março havia uma atualização que permitia que usuários do Android enviassem vários tipos de arquivos, incluindo PDFs, documentos, APKs, arquivos ZIP e faixas de MP3 através do Allo[18][19][20]. Em maio de 2017, o aplicativo foi atualizado para permitir fazer backup e restauração de conversas, adicionou um modo de incógnito para conversas em grupo e adicionou suporte para visualizações de links[21][22]. Mais tarde, no mesmo mês, a Fast Company informou que o Google atualizou o Allo para adicionar adesivos animados de desenhos em fotos de selfie, com tecnologia da inteligência artificial capaz de produzir animações de "563 quadrilhões de rostos"[23][24]. Em junho, foi incluída a capacidade de fazer chamadas de vídeo ou áudio do Google Duo diretamente pelo Allo[25]. No mês seguinte, as reações da mensagem foram adicionadas, onde os usuários podem tocar em um coração abaixo das mensagens recebidas[26]. Um recurso de tradução no chat apareceu para alguns usuários na versão 17 e foi lançado para todos na versão 18, que foi lançada em setembro. Os controles de grupo de bate-papo, que podem ser ativados para novos bate-papos em grupo, foram adicionados em novembro de 2017[27]. Na versão 25, as transcrições automáticas para mensagens de áudio apareceram, embora isso possa ser desabilitado nas configurações[28].

Modo incógnito[editar | editar código-fonte]

O modo incógnito é um modo opcional que inclui chats que se após atingir um determinado tempo, ele se deleta,junto com notificações privadas e criptografia de ponta a ponta. Para criptografia, o aplicativo usa o protocolo de sinal[29]. O modo de incógnito não inclui nenhum recurso de resposta inteligente ou do Google Assistente. Quando o usuário recebe um adesivo de um pacote de adesivos que eles ainda não instalaram no dispositivo, o aplicativo recuperará o adesivo dos servidores do Google usando segurança, mas não criptografia de ponta a ponta[30].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c d Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome :1
  2. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome :2
  3. «Allo, a nova aplicação de mensagens da Google». Notícias ao Minuto. Consultado em 19 de maio de 2016. 
  4. «Google I/O 2016: um resumo». Tudo Celular. Consultado em 18 de maio de 2016. 
  5. Lunden, Ingrid. «Google debuts Allo, an AI-based chat app using its new assistant bot, smart replies and more». TechCrunch (em inglês) 
  6. «Allo is a messaging app with Google built right in». The Verge 
  7. Gibbs, Samuel (21 de setembro de 2016). «Google launches WhatsApp competitor Allo – with Google Assistant». the Guardian (em inglês). Consultado em 13 de março de 2018. 
  8. «Introducing Pixel, our new phone made by Google». Google (em inglês). 4 de outubro de 2016 
  9. Fox, Nick (4:26 PM - 23 Feb 2017). «Still in early development, but coming to a desktop near you... #GoogleAllo #SneakPeekpic.twitter.com/f7QNFH7IHO». @RealNickFox (em inglês). Consultado em 13 de março de 2018.  Verifique data em: |data= (ajuda)
  10. «Google's Allo chat app is finally coming to desktop — eventually». The Verge 
  11. «Google Allo's desktop client is in the works». Engadget (em inglês) 
  12. «Allo for web adds support for Firefox, Opera, and iOS». Android Police (em inglês). 3 de outubro de 2017 
  13. «Google's Allo and Duo are 2 communication apps based on your phone number». Ars Technica (em inglês) 
  14. «Please don't send me Smart Replies». Engadget (em inglês) 
  15. Beres, Damon (18 de maio de 2016). «Google Debuts A New Texting App You'll Actually Want To Use». Huffington Post (em inglês) 
  16. «Google Allo gets expected background themes, emoji suggestions, Fantastic Beasts stickers». 9to5Google (em inglês). 16 de novembro de 2016 
  17. «Google Allo picks up improved Assistant integration, animated emoji on Android and iOS». 9to5Google (em inglês). 2 de março de 2017 
  18. «Google for Brazil: Building a more inclusive internet for everyone, everywhere». Google (em inglês). 22 de março de 2017 
  19. «Google announces app updates to Allo, Duo, and Photos». The Verge 
  20. «Google Allo Android users everywhere can now share documents and other files [APK Download]». Android Police (em inglês). 22 de março de 2017 
  21. «[Update: APK Download] Chat backups, link previews, and group incognito are coming to Google Allo today». Android Police (em inglês). 4 de maio de 2017 
  22. «Google is still updating Allo, adding link previews, chat backups, and group incognito mode». The Verge 
  23. «Exclusive: Google's New AI Tool Turns Your Selfies Into Emoji». Co.Design (em inglês). 11 de maio de 2017 
  24. «Google Allo can now turn your selfies into cartoon stickers». The Verge 
  25. «[Update: APK Download] You can initiate a Duo call from Allo starting today». Android Police (em inglês). 19 de junho de 2017 
  26. «Google updates Allo to v14 with message reactions [APK Download]». Android Police (em inglês). 17 de julho de 2017 
  27. «Google Allo adds Selfie clips and group chat controls to kick out, ban members». 9to5Google (em inglês). 15 de novembro de 2017 
  28. «Allo v25 enables automatic transcriptions for audio messages, may hint at threaded conversations [APK Teardown]». Android Police (em inglês). 14 de dezembro de 2017 
  29. «With Allo and Duo, Google Finally Encrypts Conversations End-to-End». WIRED (em inglês) 
  30. «Bater papo em particular no modo sem rastros - Ajuda do Google Allo». support.google.com. Consultado em 13 de março de 2018.