Gorno-Altaisk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gorno-Altaisk
Coat of Arms of Gornoaltaysk (Altai Republic).pngFlag of Gorno-Altaysk.svg
Gorno-Altaysk Center 0665.jpg
Geografia
País
República
Urban okrug in Russia
Gorno-Altaysk Urban Okrug (d)
Capital de
Altai (república)
Gorno-Altaysk Urban Okrug (d)
Área
96 km2
Altitude
290 m
Coordenadas
Demografia
População
63 214 hab. ()
Densidade
658,5 hab./km2 ()
Funcionamento
Estatuto
organização territorial administrativa da Rússia (en)
cidade/povo (d)
Presidente
Viktor Oblogin (d) (a partir de )
Geminação
História
Fundação
identidade
Línguas oficiais
Altai (en)
russo
Identificadores
Código postal
649000
OKATO
84401000000
TGN
Prefixo telefônico
(+7) 38822
Website
Panorama da cidade de Gorno-Altaisk.

Gorno-Altaisk (em russo: Го́рно-Алта́йск; em altai: Туулу Алтай, Tuulu Altay) é a capital da República de Altai, na Federação Russa. Está situada a 3.641 km a leste de Moscou. População: 53.538 (Censo russo de 2002).

É a única cidade formalmente constituida na República, e está localizada no estreito vale do rio Mayma no sopé das Montanhas Altaicas. Missionários ortodoxos russos chegaram na região do vale do Mayma em 1830 e se depararam com o pequeno assentamento de Ulala, composto naquele momento, por dezenove nativos e três famílias russas. No ano seguinte, Ulala foi escolhida como sede da primeira missão ortodoxa nas Montanhas Altaicas e colonizadores russos começaram a migrar para o vilarejo.

Quando o Oblast Autônomo de Oyrot foi criado em 1922, Ulala tornou-se sua capital. Em 1928 o vilarejo foi promovido ao status de cidade e em 1932 seu nome foi mudado para Oyrot-Tura. Contudo, em 1948 as autoridades finalmente compreenderam que as tribos indígenas da área não se auto-denominavam de fato oyrots, e o nome da província foi alterado para Oblast Autônomo de Gorno-Altai, que significa Província Autônoma do Altai Montanhoso, e simultaneamente mudaram também o nome da sua capital para Gorno-Altaisk.

Em Gorno-Altaisk há uma pequena atividade industrial, há o Aeroporto Gorno-Altaisk, um teatro, a Universidade Estatal Gorno-Altaisk e um museu regional. Está a 96 km da estação ferroviária mais próxima, em Biysk, cidade do Krai de Altai, mas já há projeto para a expansão da rede ferroviária até a República de Altai, passando por sua capital.

Esporte[editar | editar código-fonte]

A cidade de Gorno-Altaisk é a sede do Estádio Dínamo e do FC Spartak Gorno-Altaisk, que participa do Campeonato Russo de Futebol. [1].

Geminações[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Gorno-Altaisk
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.