Saltar para o conteúdo

Gosplan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Comitê Estatal de Planejamento (Gosplan)
Государственный комитет по планированию
Gosudarstvenny komitet po planirovaniyu
Sede soviética da Gosplan em Moscou (posterior edifício da Duma Estatal Russa)
Sede soviética da Gosplan em Moscou
(posterior edifício da Duma Estatal Russa)
Resumo do Comitê de Estado
Formação 22 de fevereiro de 1921
Órgãos precedentes Comitê Estatal de Planejamento da RSFSR
Dissolução 1 de abril de 1991
Tipo Comitê de Estado
Jurisdição Governo da União Soviética
Sede Moscovo, RSFSR
Agência mãe Conselho de Ministros
Agências filhas Direção Central de Estatística

Gosplan (Госпла́н) era o nome coloquial da política de economia planejada da União Soviética. A palavra "Gosplan" é uma aglutinação de Gossudarstvênnîi Komitet po Planirovâniu (Государственный комитет по планированию, Comitê Estatal de Planejamento), órgão cuja principal função era o estabelecimento dos planos quinquenais soviéticos.

O comitê foi criado em 22 de fevereiro de 1921 por decreto do Sovnarkom da RSFSR sob o nome de "Comissão de Planejamento Estatal da RSFSR". O protótipo de seu trabalho era o Plano GOELRO. Com a criação da URSS, em 21 de agosto de 1923, foi estabelecida a Comissão de Planejamento Estatal no Conselho do Trabalho e Defesa da URSS (СТО СССР, Совет Труда и Обороны СССР). A abreviação "Gosplan" já estava em uso desde 1921.

Inicialmente, a Gosplan tinha um papel consultivo. Seu objetivo era a coordenação dos planos das repúblicas da União e a criação do plano comum a todo o país. Desde 1925, a Gosplan começou a criar metas e planos econômicos anuais para todos os setores da produção, conhecidos como "números de controle" (контрольные цифры).

Seu trabalho era coordenado com o do Diretório Estatístico Central da URSS (центральное статистическое управление СССР), Narkomat das Finanças e Conselho da União de Economia Estatal (ВСНХ), e mais tarde com o Gosbank e o Gossnab.

Com a introdução dos planos quinquenais, em 1928, a Gosplan se tornou essencialmente responsável pela criação e supervisão de acordo com as linhas gerais determinadas pelo Partido.

Em 1930, o Diretório Estatístico foi incorporado à Gosplan, e em 3 de fevereiro de 1931 a Gosplan foi novamente subordinada ao Sovnarkom.

Em maio de 1955, a Gosplan foi dividida em duas comissões distintas: uma para planejamento futuro e outra para planejamento imediato: a Comissão Estatal para Planejamento Perspectivo do Conselho de Ministros da URSS (Государственная комиссия СМ СССР по перспективному планированию) (Gosplan da URSS) e Comissão Econômica para Planejamento Atual da Economia Estatal do Conselho de Ministros da URSS (Государственнaая экономическая комиссия СМ СССР по текущему планированию народного хозяйства) (Госэкономкомиссия СССР). O trabalho deste último era baseado nos planos quinquenais traçados pela Gosplan, com a Gosplan planejando para 10 a 15 anos adiante.

A Gosplan ficava sediada no mesmo edifício que agora é ocupado pelo Conselho da Federação da Rússia, em Moscou.

Chefes da Gosplan[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]