Gouken

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Gouken
Informações gerais
Nome no Japão Gōken (剛拳)
Série de jogos Street Fighter Series
Primeiro jogo Street Fighter Alpha
Informações pessoais
Aniversário 1 de Fevereiro de 1919, Morto em 22 de dezembro de 2003 (84 anos)
Terra natal  Japão
Estilo(s) de luta Ansatsuken

Gouken (剛拳, Gōken?), é um personagem da série de videogame Street Fighter, produzida pela Capcom. Ele é o mestre de artes marciais dos jovens Ryu e Ken, assim como o irmão mais velho de Akuma.

Gouken é normalmente descrito como um homem barbado que carrega um colar de orações em seu pescoço. Possui em suas costas o kanji mu (無) (ou "vazio") escrito. Embora anteriormente nunca tenha sido uma personagem jogável na série, Gouken desempenhava um papel nos "bastidores" e foi mencionado pela primeira vez no encerramento de Akuma em Street Fighter Alpha. Agora ele apareceu oficialmente na série no jogo Street Fighter IV, produzido pela Capcom para os arcades e com versões para os consoles Playstation 3, Xbox 360 e Nintendo 3DS. Nos consoles ele é um personagem jogável.


O manual de instruções para as versões americana e européia de Street Fighter II para o SNES identificou o mestre Ryu e Ken como sendo Sheng Long, um nome derivado de uma tradução errada da frase de vitória de Ryu na versão arcade do jogo ("You must defeat sheng long to stand a chance"), que também foi a base do personagem hoax de mesmo nome.[1] Na verdade, Sheng Long é a pronúncia em mandarim dos dois primeiros caracteres kanji em Shōryūken (昇 龍拳??), O nome japonês do golpe Dragon Punch, uma das técnicas especiais de Ryu e Ken. Shōryūken, ou shēng lóng quán em mandarim, significa "Rising Dragon Fist".[2]



História[editar | editar código-fonte]

Embora jogos anteriores de Street Fighter façam referências ao mestre de Ryu e Ken, a personagem fez a sua primeira aparição ilustrando o mangá de Masaomi Kanzaki, uma adaptação de Street Fighter II, originalmente serializadas na Family Computer Magazine, em 1992. Segundo o mangá, Gouken aceita Ryu e Ken como seus alunos e ensinou-lhes o seu estilo de combate no seu dojo afastado. No entanto, um dia, o homem conhecido como M. Bison, juntamente com seus homens, invadiu o dojo e matou Gouken, deixando Ryu e Ken com o dever de vingar a morte de seu mestre.

Enquanto o mangá não-canônico dava continuidade ao enredo de Street Fighter, o nome e o design de Gouken foram introduzidos oficialmente na série Street Fighter por meio de Akuma, em Street Fighter II Turbo. Segundo a versão oficial da história de Akuma, divulgada pela Capcom, Akuma e Gouken eram aprendizes de Goutetsu, o praticante original do estilo Ansatsuken.

Goutetsu ensinou suas habilidades para Gouken e Akuma. Embora Akuma tenha "abraçado" o estilo Ansatsuken a ponto de sucumbir ao chamado Satsui no Hadou (algo como Intenção Assassina) e terminando por matar Goutetsu, Gouken passou a usar a forma calma e espiritual do estilo, transformando técnicas como o Hadouken e o Shoryuken em ferramentasde auto-defesa. Gouken passou seus conhecimentos a Ryu e Ken antes de ser desafiado por Akuma e acabar dado como morto em combate. Porém, em Street Fighter IV mostra que Gouken removeu a alma de seu corpo, maspor erro de tempo, entrou em um estado de coma. Akuma, com ódio de não ter o matado, reenfrenta Gouken, não sabe-se quem ganha a luta, mas ambos lutadores sobrevivem.

Gouken faz sua primeira aparição na tela no primeiro Street Fighter Alpha, cujo encerramento de Akuma mostra-o caído, ao lado de seu mestre. De acordo com a história de Dan na série Alpha, Gouken também começou a treinar Dan, mas desistiu ao perceber a intenção de vingança do lutador.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Gouken faz parte do esterótipo de "Mestre Sábio": demonstra extrema calma e cautela, sempre dando conselhos e demonstrando que possui vasto conhecimento. Por exemplo, ele afirma a Dan que a raiva irá impedir seu crescimento como lutador (ainda com receio de que Dan tenha rancor por Sagat) e diz a Dee Jay que se ele aquietar seu espírito, ficaria surpreso com o que escutaria. Gouken não parece guardar mágoas, exceto pelo fato de seu irmão Akuma ter sucumbido ao Satsui no Hado e matado o mestre de ambos.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Gouken, por ser mestre de Ryu e Ken, não se distancia do estilo de combate de ambos. Seu Hadouken pode ser carregado para infligir dano duplo aos seus adversários, e ser direcionado no ar, contrastando com o Hadouken aéreo de Akuma. Seu Tatsumaki ascende a tela ao invés de seguir em frente, sendo uma ótima arma anti-aérea. Adicionalmente, ele possui um poderoso golpe de palma que atravessa projéteis. Gouken também possui o Kongoshin, um contra ataque que anula até mesmo Ultra Combos como o Shinryuken e o Metsu Hadouken. O uso de Shoryuken se dá através de golpes especiais: seu Shoryuken é descrito como esquecido e proibido, e o Shin Shoryuken é extremamente perigoso, podendo até mesmo anular o Shun Goku Satsu.

  1. Pablo Miyazawa (2016). 52 mitos pop: Mentiras e verdades nos boatos do mundo do entretenimento. [S.l.]: Editora Paralela. ISBN 9788543805931 
  2. 「昨日は4/1」 プロジェクトマネージャー:塩沢夏希