Governador de Porto Rico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Governador Porto Rico
Gobernador de Puerto Rico
Seal of the Governor of Puerto Rico.svg
MrRicky.jpg
No cargo
Ricky Rosselló

desde January 2, 2017
Residência La Fortaleza
Duração Quatro anos, termos ilimitados
Website www.fortaleza.pr.gov

O governador de Porto Rico é o chefe de governo de Porto Rico e, por sua natureza, constitui o ramo executivo do governo da ilha. Ele é também o comandante-em-chefe da Guarda Nacional de Porto Rico.

O governador tem o dever de aplicar as leis do estado para convocar a Assembléia Legislativa o poder para aprovar ou vetar as contas aprovada pela Assembleia Legislativa, para nomear, oficiais do governo, ao nomear oz juízes, e para conceder perdões. Desde 1948, o governador foi eleito pelo povo de Porto Rico. Antes disso, o governador era nomeado pelo Rei da Espanha (1510–1898) ou o Presidente dos Estados Unidos (1898-1948).

História[editar | editar código-fonte]

Juan Ponce de León foi nomeado como o primeiro Governador de Porto Rico em 1508 e assumiu o posto em 1510. Em 1579, depois de vários outros já haviam servido como governador, Juan Ponce de León II tornou-se a primeira pessoa nascida em Porto Rico para assumir, temporariamente, o cargo de governador de Porto Rico. Ele serviu até, que assumiu o cargo de governador da ilha, que mesmo ano.[1]Predefinição:Citation needed span

Em 1946, o Presidente Harry Truman nomeado Jesús T. Piñero para o governador do assento. Este é um marco na história do escritório e Porto Rico, uma vez que nem o Presidente dos Estados Unidos, ou o Rei da Espanha tinha já indicado um nativo Porto-Riquenho para manter o cargo mais alto da ilha. Piñero permaneceu no cargo até 1948, quando os Porto-riquenhos foram autorizados a escolher o seu governador pela primeira vez na história.

Em 1948, Luis Muñoz Marín tornou-se o primeiro Porto-Riquenho eleito Governador de Porto Rico.

Poderes[editar | editar código-fonte]

O governador é o chefe do governo de Porto Rico. Ele tem o poder de vetar qualquer número de projetos que o Porto-Riquenho Legislador deseja passar. O governador também tem o poder de nomear os membros do seu gabinete, que por sua vez deve ser ratificado pelo Legislativo. O governador também tem o poder de nomear Juízes para o Supremo Tribunal federal e todas as instâncias inferiores da ilha.

O governador deve tratar o legislador, no início de cada ano, para apresentar duas palestras, uma delas é o Estado da comunidade de fala e outra, em que o governador apresenta o "Orçamento Recomendado" para o próximo ano fiscal, em que o governador propõe à assembléia legislativa do estado de um orçamento para a consideração do órgão. Ele é também o comandante-em-chefe do Guardia Nacional de Porto Rico e o chefe de diplomata.

A Fortaleza é a mais antiga mansão do governador em uso contínuo do Hemisfério Ocidental

Elegibilidade[editar | editar código-fonte]

Em 25 de julho de 1952, foi promulgada pelo Governador Muñoz Marín, depois da aprovação pelo Congresso e o Presidente dos Estados Unidos. De acordo com a seção Três, o Artigo IV da Constituição de Porto Rico, o governador deve ser um cidadão dos Estados Unidos, um residente de Porto Rico por cinco anos consecutivos antes e, pelo menos, 35 anos de idade no momento da eleição.

O governador serve um mandato de quatro anos, que começa no segundo dia de janeiro, após o ano de sua eleição e termina na data de seu sucessor, assume o cargo. Consecutivos de serviço é ilimitado, de acordo com a Constituição da Ilha. Como um exemplo de Luis Muñoz Marín, seu primeiro eleito governador, servido por quatro mandatos consecutivos, de 1949 a 1965; a Constituição do estado foi ratificada pelo povo de Porto Rico, em 1952.

Eleições[editar | editar código-fonte]

O governador é eleito pelo voto direto do povo. O Puerto Rico Eleições Código indica que, se a margem de vitória de um candidato é de menos de 0,5% dos votos, de um total contar da eleição deve ter lugar. Até agora, apenas nas eleições para governador de 1980 e 2004, tem uma recontagem ocorrido.

Governador Ricardo Rosselló Nevares foi empossado em 2 de janeiro de 2017, com a idade de 37 anos. [2]

Ex-governadores[editar | editar código-fonte]

Tem havido diferentes governadores em toda a espanha e os Estados Unidos regra de Puerto Rico. A seguinte lista inclui a ex-governadores eleitos pelo Porto-Riquenho pessoas após a proclamação da Constituição 1952:


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Casa Blanca revela séculos de San Juan história
  2. [1]