Governorate
Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa
Esta página cita fontes confiáveis, mas que não cobrem todo o conteúdo. (Março de 2020) |
Governorate é um vocábulo inglês que corresponde a uma divisão administrativa de um país, dirigida por um governador. O termo é frequentemente usado em traduções, para designar divisões administrativas de países não anglófonos (podendo corresponder aproximadamente a um estado, província ou colônia), em casos tais como:
- uma subdivisão administrativa de certos países árabes ou de influência árabe (em árabe, mohafazah.[1]; em português, "província");
- um dos Governos-Gerais da Rússia Imperial, forma de divisão administrativa hoje inexistente;
- um dos Governos-Gerais do Reino da Polônia no período em que esteve em união pessoal com o Império Russo (1815-1915);
- o Governo-Geral da Polônia ocupada pelas tropas da Alemanha Nazista;
- o Governo-Geral da cidade do Vaticano, que exerce o poder executivo em nome do Papa.
O uso mais comum do termo ocorre na tradução, para o inglês, da palavra árabe muhafazah e, mais raramente, na tradução da palavra wilayah. Pode, ainda, referir-se às 34 gobernaciones do Império Espanhol.
Em português, o termo é por vezes traduzido como "governadorato" ou "governorato", formas não existentes nos dicionários da língua portuguesa[nota 1] e que, portanto, devem ser evitadas.
Ver também[editar | editar código-fonte]
Notas
- ↑ Nenhuma das formas existe quer no Dicionário Houaiss, quer no Aurélio, quer, ainda, no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora (2009). O Vocabulário de Rebelo Gonçalves tampouco as registra.
Referências
- ↑ Law, Gwillim (November 23, 1999). Administrative Subdivisions of Countries: A Comprehensive World Reference, 1900 Through 1998. [S.l.]: McFarland. ISBN 978-0-7864-6097-7 Verifique o valor de
|url-access=registration
(ajuda); Verifique data em:|data=
(ajuda)