Gpedit.msc

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Maio de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maio de 2015).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde maio de 2015).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

O GPEdit (Group Policy Editor) no Windows XP Professional é uma console de gestão que permite a configuração de propriedades do sistema operacional e para a execução de scripts (perfis gravados com sequências definidas de ações). É mais uma das ferramentas utilizadas para configuração, gestão e administração do sistema operacional Windows XP.

Embora o console Group Policy Editor (gpedit.msc) seja usado principalmente por administradores de redes e de domínios, ocorre também o seu uso para computadores domésticos. Uma aplicação fácil e conveniente para acessar e configurar a edição do registro, onde uma variedade de ajustes ou mudanças para o sistema operacional podem ser feitas. As configurações são armazenadas em uma pasta de sistema especial, que pode ser acessada através do Menu Iniciar, Executar, informando "%SystemRoot%\System32\GroupPolicy\" (sem aspas).

No Professional o caminho de acesso é este, em versões anteriores o "%systemroot%" pode ser substituído por "c:\windows" (sem aspas).

As diretrizes são as políticas de direitos que são aplicadas no computador (na subpasta "configuração do computador") ou no usuário (na subpasta "configuração do usuário").

Em cada caso, as definições estão em um arquivo chamado "Registry.pol".

Apenas contas com privilégios de administrador podem acessar as configurações de diretiva, e o acesso é limitado para outros usuários, impedindo os mesmos de fazer alterações indesejadas no sistema operacional.

Outra aplicação útil do Group Policy Editor (GPE), é de prever a execução automática de scripts ou programas quando o computador é iniciado ou encerrado, ou quando um usuário faz logon ou logoff. Esta pode ser a aplicação mais prática para se usar em um computador doméstico.

Por padrão da Microsoft o GPE não está presente na versão Home Edition do Windows XP.

Assim como outros consoles de gestão (regedit, msconfig, secpol), o GPedit.msc não está listado no Menu Iniciar. Para iniciar sua execução, deve-se utilizar o "Executar" do Menu Iniciar, digitando "gpedit.msc" (sem aspas).