Grã-Cruz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Grã-Cruz é a classe mais alta em muitas ordens de cavalaria, manifestando-se com uma insígnia constituída por uma cruz pendente em uma fita[1]. A classe de Grã-Cruz possui apenas um grau, e é imediatamente superior ao grau de Oficial-Comendador e imediatamente inferior a de Grão-Colar. Excepcionalmente, existem graus na classe de Grã-Cruz que o difere do simples Grã-Cruz, são estes graus:

Insígnia[editar | editar código-fonte]

O condecorado com a Grã-Cruz da ordem de cavalaria, geralmente usam a medalha da seguinte forma:

A medalha é portada pendida em uma faixa transversal ao corpo do dignatário (do ombro direito ao ombro esquerdo ou vice-versa de acordo com os estatutos das diferentes ordens) que tem as cores específicas daquela Ordem e uma largura definida pelos mesmos estatutos, terminando em forma de arco. No peito (à direita ou à esquerda, dependendo do caso), uma placa de prata é geralmente para ser usada em forma de alfinete, geralmente feita de prata ou às vezes em ouro ou pedras preciosas.

Referências

  1. https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/gr%C3%A3-cruz
  2. The designation (Swedish: Kommendör med stora korset) is used in the Swedish Orders of the Sword, Polar Star and Vasa and in the Finnish Orders of the White Rose and Lion.