Nicolau Nikolaevich da Rússia (1856–1929)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nicolau Nikolaevich
Grão-Duque da Rússia

Grão-duque Nicolau Nikolaevich
Consorte Anastásia do Montenegro
Nascimento 6 de novembro de 1856
  São Petersburgo, Império Russo
Morte 5 de janeiro de 1929 (72 anos)
  Costa Azul, França
Casa Romanov
Pai Nicolau Nikolaevich da Rússia (1831–1891)
Mãe Alexandra de Oldemburgo (1838-1900)

Nicolau Nikolaevich da Rússia (6 de novembro de 1856 - 5 de janeiro de 1929) foi um general russo durante a Primeira Guerra Mundial. Neto do czar Nicolau I da Rússia, era Comandante em chefe dos Exércitos Russos na frente de combate principal durante o primeiro ano de guerra, sendo substituído pelo seu primo em segundo grau, o czar Nicolau II da Rússia. Mais tarde foi um comandante bem-sucedido da frente de combate do Cáucaso.

Casou-se com a princesa Anastásia do Montenegro, irmã da princesa Milica do Montenegro que era casada com o seu irmão mais novo, Pedro Nikolaevich da Rússia. O casal não teve filhos.

Era uma das poucas figuras da família Romanov que se relacionava com o czar Nicolau II da Rússia e a sua família. Após a Revolução Russa de 1917, fugiu do país a bordo do couraçado HMS Marlborough, enviado pelo rei Jorge V do Reino Unido para resgatar membros da família imperial que se encontrassem na Crimeia.

No dia 8 de agosto de 1922, Nicolau foi proclamado "Imperador de todas as Rússias" por um conselho religioso que pretendia anular a proclamação do grão-duque Cirilo Vladimirovich. Contudo nenhum dos dois poderia subir ao trono devido à abolição da monarquia e as suas pretensões de nada valeram.

Nicolau morreu de causas naturais durante o exílio na França, no dia 5 de janeiro de 1929.

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Nicolau Nikolaevich da Rússia (1856–1929)