Grêmio Desportivo Prudente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo Grêmio Prudente de 2010, veja Grêmio Barueri.
Grêmio Prudente
Grêmio Prudente2019.png
Nome Grêmio Desportivo Prudente
Alcunhas Prudente
Torcedor/Adepto Prudentino
Mascote Gavião Carcará
Principal rival Presidente Prudente
Fundação 13 de dezembro de 2005 (14 anos)
Estádio Prudentão
Capacidade 45.954 pessoas
Localização Presidente Prudente, SP
Presidente André Luis Garcia
Treinador Ademir Fesan
Patrocinador FutFanatics

Cuore Heal Fit

Material (d)esportivo Kappa
Competição Campeonato Paulista - Segunda Divisão
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Grêmio Desportivo Prudente (conhecido apenas por Grêmio Prudente e cujo acrônimo é GDP) é uma agremiação esportiva, da cidade de Presidente Prudente, interior de São Paulo. Foi fundado em 13 de dezembro de 2005 e suas cores são o vermelho e o azul. O clube foi fundado com o nome de Oeste Paulista Esporte Clube pelo meia-atacante Adriano Gerlin da Silva, eleito chuteira de ouro no Mundial Sub-17 de Futebol de 1991. Tem como presidente André Luis Garcia, empresario e responsável por um dos maiores sites esportivos do Brasil a FutFanatics.

História[editar | editar código-fonte]

O objetivo era de alavancar o esporte na cidade de Presidente Prudente, onde foi instalada a sede do time.

Ostentando a cor laranja no uniforme principal, o clube logo recebeu um apelido carinhoso da população da cidade, que passou a se referir à equipe como a Laranja Mecânica. Assim, o OPEC passou a adotar a Laranja como sua mascote, criando uma identidade que lembra a excelente campanha da seleção holandesa, que usa uniforme laranja, na Copa do Mundo de 1974.

Logo em sua primeira participação em uma competição organizada pela Federação Paulista de Futebol, o Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 2006, o Oeste Paulista conseguiu alcançar a oitava posição, deixando para trás equipes tradicionais do estado de São Paulo. No mesmo ano, a equipe sub-20 conseguiu chegar ainda mais longe em sua categoria ao ficar com a terceira colocação do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.

No ano de 2007, o presidente do clube, Adriano Gerlin, passou a integrar o elenco dirigido por seu irmão, o técnico Juliano Gerlin, conquistando o primeiro lugar e o direito de disputar a Série A3 no ano seguinte. Em 2008, a equipe ficou muito próxima de conseguir um novo acesso, classificando-se para a segunda fase da competição, mas terminou no quarto lugar do grupo.

Em 2009, após alguns problemas de planejamento e uma campanha abaixo das expectativas, o Oeste Paulista foi rebaixado, encerrando sua participação na Série A3 na 17ª colocação.

Em 2012, o clube teve seu nome alterado para Grêmio Desportivo Prudente, visto a grande visibilidade que o antigo Grêmio Prudente, atual Grêmio Barueri, trouxe para a cidade.

Em 2019, por meio de uma votação no site Mantos do Futebol, o clube mudou seu escudo, seu mascote e seu uniforme.

Torcida[editar | editar código-fonte]

A torcida Ultras Prudentino, criada em 8 de janeiro de 2010, apoiava o Grêmio Prudente, que atualmente possui sede em Barueri. Com a retomada das atividades do Grêmio Prudente a torcida apoiará o time, pois acima do time, para os torcedores prudentinos está a cidade. A torcida conta com mais de duzentos associados cadastrados, instrumentos de bateria (surdo, caixa, repinique), duas faixas, sendo uma oficial de 110m e a secundária de 30m, uma bandeira 5x5m, além dos demais artigos e do patrimônio conquistado ao longo dos dois anos de luta. A torcida tem como lema Caráter, Humildade e União, representando a cidade de Presidente Prudente dentro e fora de casa, como nas caravanas realizadas contra a Portuguesa no Canindé, contra o Santo André no estádio Bruno José Daniel e contra o Linense, na casa do adversário. A torcida Ultras hoje é a maior do Oeste Paulista. Porém a teve alguns atritos com a diretoria e com isso parou de frequentar os jogos do Grêmio Prudente.Hoje a única torcida organizada do clube é a Fúria Prudentina, presente em todos os jogos sejam eles em casa ou fora.

Estádio[editar | editar código-fonte]

O Estádio Paulo Constantino, nome mais conhecido como Prudentão, foi inaugurado em 12 de outubro de 1982, com a partida entre Santos e Corinthians Prudentino (Corintinha). O placar foi 1 a 0 para o time santista, com gol de Paulinho, aos 43 minutos do 1º tempo. A partida teve um público de 20.240 pessoas. Com as diversas reformas sofridas ao longo dos anos, o estádio comporta 45.954 torcedores. Fora das capitais, o Prudentão é o segundo maior estádio do país, o Parque do Sabiá em Uberlândia é maior, que comporta 50.000 torcedores. As dimensões do campo (110x75m) são as mesmas do Estádio Mário Filho (Maracanã), o maior do Brasil (em dimensões do campo (118x78m), o Estádio Serra Dourada é o maior do Brasil), e poucos maiores que o Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) - 108,25x72,70m. No momento a pedido do Grêmio Prudente, as dimensões do estádio foram diminuídas para 104x70m, para a disputa do Campeonato Paulista. As dimensões permanecem até os dias de hoje.

As arquibancadas são divididas nos setores verde A e B, amarela e azul, também possui setores com cadeiras que são as cadeiras marrons cobertas e cadeiras verde descobertas.O estádio possui estacionamento, vestiários amplos e modernos para arbitragem e equipes, banheiros, iluminação moderna, camarotes vip, cabines para imprensa, lanchonete, câmeras de vigilância espalhadas por todo o estádio, postos policiais e de atendimento médico. Em 2010, o Grêmio Recreativo Barueri mudou sua sede de Barueri para Presidente Prudente e mandará todos os seus jogos do Campeonato Paulista no Prudentão. O clube mudou seu nome para Grêmio Prudente durante o Paulistão.

A partir de 2012, o Estádio Prudentão será novamente usado por um time profissional, com a parceria de empresários da cidade e grandes jogadores famosos já aposentados, nasce o Grêmio Esportivo Prudente, um novo clube na cidade prudentina que pretende surpreender o futebol brasileiro em pouco tempo. O novo clube alugou o registro do Oeste Paulista através de uma cessão de direitos, e começará as disputas pelo Campeonato Paulista de Futebol - Série B de 2012.

Mascote[editar | editar código-fonte]

O mascote oficial do Grêmio Prudente é um Gavião Carcará.

Evolução dos Escudos
Primeiro escudo Década de 2010 Escudo Atual
OESTE PAULISTA EC.jpg
Grêmio Prudente.png
Grêmio Prudente2019.png

Rivalidade[editar | editar código-fonte]

Apesar da mudança de nome o seu maior rival ainda continua sendo o Presidente Prudente. O Grêmio Prudente nunca perdeu um dérbi sequer, até agora as equipes se enfrentaram oito vezes na historia, todas pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão. O primeiro confronto entre ambos foi no ano de 2013, com vitória gremista por 2 a 0. Nesse mesmo ano voltaram a se enfrentar, e dessa vez com uma marcante goleada por 5 a 1.

Outros jogos do dérbi prudentino:

Grêmio Prudente 1-1 Pres. Prudente
Pres. Prudente 1-1 Grêmio Prudente

Grêmio Prudente 4-0 Pres. Prudente
Pres. Prudente 0-1 Grêmio Prudente

Grêmio Prudente 3-1 Pres. Prudente
Pres. Prudente 1-1 Grêmio Prudente

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Paulista Championship Trophy.png Campeonato Paulista – Segunda Divisão 1 2007*

*Com o nome de Oeste Paulista Esporte Clube

Time que disputou a final da Segunda Divisão de 2007:

  • Michael; Nuno, Ramon e Thiago Lobó; Rodriguinho (Camilo), Jordi Guerreiro (Val), Juninho, Vitor, Itamar; Jaime (Lucas) e Tarabai. Técnico: Juliano Gerlin.

O jogo:

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Aumento Promovido à divisão superior
Baixa Rebaixado à divisão inferior
Inativo Licenciamento no ano seguinte
Participações em 2020
Competição Temporadas Melhor campanha Anos A Aumento R Baixa
São Paulo Série A3 2 6º colocado (2008) 2008 e 2009 Baixa 1
Segunda Divisão 10 Campeão (2007) 2006, 2007 Aumento, 2012-2018 Inativo e 2020 1

Últimas dez temporadas[editar | editar código-fonte]

Últimas dez temporadas do Grêmio Desportivo Prudente
Brasil Nacionais Flag of the United Nations.svg Internacionais São Paulo Estaduais
Campeonato Brasileiro Copa do Brasil Continentais / Mundial Campeonato Paulista Copa Paulista
Ano Div. Pos. Pts J V E D GP GC Fase Máxima Competição Fase Máxima Div. Pos. Fase Máxima
2011 Licenciado
2012 D Não classificado SD 26º
2013 D Não classificado SD 17º
2014 D Não classificado SD
2015 D Não classificado SD
2016 D Não classificado SD
2017 D Não classificado SD 18º
2018 D Não classificado SD 37º
2019 Licenciado
2020 D Não classificado SD Ad


Legenda:
     Campeão
     Vice-campeão
     Eliminado nas semifinais
     Classificado à fase de grupos da Copa Libertadores
     Classificado à fase preliminar da Copa Libertadores
     Classificado à Copa Sul-Americana
     Campeão do Campeonato do Interior
     Rebaixado à divisão inferior
     Campeão e promovido à divisão superior
     Vice-campeão e/ou promovido à divisão superior
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.