Grêmio Desportivo dos Combatentes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Combatentes
Nome Grêmio Desportivo dos Combatentes
Alcunhas Carcará
Fundação 24 de fevereiro de 1959 (60 anos)
Extinção 1973
Localização Belém, PA
Competição Extinto


Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
editar

Grupo Desportivo dos Combatentes foi um clube de futebol da cidade de Belém, capital do estado do Pará, fundado em 24 de fevereiro de 1959[1].

História[editar | editar código-fonte]

O clube foi criado para suceder a Associação dos Ex-Combatentes do Brasil (fundada em 1951) e que disputou o Campeonato Paraense até 1958. Sua sede localiza-se no bairro de Canudos, na zona sul de Belém.

Como Grêmio Desportivo dos Combatentes, jogou 15 edições do "Parazão", tendo brigado com os maiores clubes do estado, o Paysandu e o Remo, de igual para igual. Seu melhor resultado foi um terceiro lugar em 1968, quando ficou na terceira posição na classificação geral - o Remo foi o campeão. A última participação do Combatentes foi em 1973, fazendo uma péssima campanha, com 6 derrotas e apenas uma vitória, contra o Sporting. Desde então, o clube dedica-se à parte social.

Juntando as 8 participações do Ex-Combatentes, é o oitavo clube que mais disputou edições do Campeonato Paraense - 23 no total.

Cores e escudo[editar | editar código-fonte]

Suas cores eram vermelho e branco, e o escudo consistia uma faixa diagonal vermelha onde se lia "Combatentes" em letras maiúsculas. Na parte superior esquerda encontravam-se as letras G e D juntas, e na parte inferior direita, uma bola vermelha. Um dos escudos anteriores possuía o "Senta a pua!" estilizado com um círculo verde e amarelo ao redor.

Referências

  1. Futebol Nacional. «Combatentes/PA». Futebol Nacional. Consultado em 29 de julho de 2018 
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.