Građanski Zagreb

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Građanski Zagreb
Nome Prvi hrvatski građanski
športski klub
Alcunhas Purgeri
Fundação 26 de abril de 1911
Extinção 1945
Estádio Koturaška cesta
Capacidade 10.000
Localização Zagreb
Competição Campeonato Iugoslavo de Futebol
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular

Građanski Zagreb (também grafado Gradjanski Zagreb) foi um clube de futebol iugoslavo com sede em Zagreb (Croácia) fundado em 1911. O clube teve grande influência no desenvolvimento do futebol na Croácia e na Iugoslávia e teve seu período de maior sucesso no período entreguerras.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1911, quando a Croácia ainda era parte do Império Austro-Húngaro, o Građanski foi fundado em Zagreb por Andrija Mutafelija e alguns amigos em resposta a rumores de que um clube que jogaria no campeonato húngaro de futebol, seria criado em Zagreb, em oposição à União de Esportes da Croácia. O Građanski foi fundado como um clube polidesportivo com uma identidade croata distinta, destinada aos cidadãos de Zagreb, com seções dedicadas ao handebol, ciclismo, e ao futebol. Nos seus primeiros anos usavam campos nos bairros de Tuškanac, Martinovka e Kanal, até eles construírem seu próprio estádio na rua Koturaška, que foi oficialmente inaugurado em 1924.

O clube perdeu sua primeira partida, contra o HAŠK, também de Zagreb, por 5 a 1, mas logo se tornou muito popular e altamente apoiado pela classe trabalhadora de Zagreb, em contraste ao HAŠK, que era um clube esportivo acadêmico, e visto como um clube rico, afiliado com a Universidade de Zagreb e seus estudantes. Nos anos seguintes, o Građanski desenvolveu uma rivalidade com o HAŠK, e depois que o Campeonato Iugoslavo de Futebol foi criado, em 1923, os maiores rivais do Građanski fora de Zagreb eram o BSK Beograd e o Hajduk Split. Durante as décadas de 1920 e 1930, o Građanski tornou-se o clube mais popular de Zagreb, e venceram cinco campeonatos iugoslavos (1923, 1926, 1928, 1937, 1940), e foram vice-campeões em dois (1925 e 1939).

Internacionalmente, o Građanski participou de várias turnês internacionais, em uma dessas, na Espanha, em 1923, o Građanski derrotou Barcelona e o Athletic Bilbao. O clube também viajava várias vezes para a Áustria e Hungria, para jogar amistosos contra os principais clubes locais. Em 1936, eles viajaram em uma turnê para a Inglaterra, onde adotaram o esquema tático conhecido como WM, que lhes ajudou a ganhar o campeonato iugoslavo de 1936/37.

O clube competiu na Mitropa Cup em três ocasiões: 1928, 1937 e 1940. Em 1928, o Građanski foi derrotado pelo Viktoria Zizkov nas quartas-de-final. Em 1937, outra eliminação nas quartas-de-final, dessa vez contra o Genoa FBC 1893.Em 1940, eles venceram o Újpest FC nas quartas-de-final para depois serem derrotados pelo Rapid Bucureşti nas semifinais. As duas partidas terminaram em 0 a 0, e o jogo-desempate terminou em 1 a 1. O Rapid avançou para a final por sorteio, mas a final nunca foi jogada em razão da Segunda Guerra Mundial.

Tendo sido invadido pelas Potências do Eixo em 1941, o Reino da Iugoslávia foi dissolvido e as competições esportivas na nação foram suspensas.uma exceção era o Estado independente da Croácia, um estado-fantoche fascista. À época, o Estado Independente da Croácia continuava a organizar competições nacionais, com clubes croatas proeminentes. Quatro campeonatos foram realizados, mas apenas dois chegaram a ser terminados, com o Građanski ganhando em 1942/43.

Quando a guerra terminou em 1945, o Građanski foi extinto pelo novo governo comunista, assim como o HAŠK e o Concordia Zagreb, e seus arquivos foram queimados,em retribuição ao clube ter competido na liga patrocinada pelos fascistas.

Em junho de 1945, o Dinamo Zagreb foi criado para ser o novo grande clube de Zagreb. O Dinamo ficou com as cores do Građanski e seu apelido, em 1969 adotou um distintivo semelhante ao que o Građanski usava. E muitos jogadores do Građanski continuaram a carreira no Dinamo, sendo que por essas razões, o Dinamo Zagreb é considerado o sucessor do Građanski Zagreb em quase tudo, menos obviamente no nome.[1]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 9 de abril de 2010. Arquivado do original em 14 de setembro de 2009 
Bandeira de CroáciaSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol croatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.