Gralha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde setembro de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para o local em Portugal, veja Gralhas. Para o erro tipográfico, veja gralha (tipografia).
Como ler uma infocaixa de taxonomiaGralhas
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Corvidae
Géneros
Corvus
Cyanocorax
Pyrrhocorax

Gralha é um nome comum para vários passeriformes de pequeno tamanho e membros da família Corvidae. São aparentados aos corvos e pegas; muitas espécies pertencentes ao género Corvus, embora sejam estritamente corvos, recebem o nome comum de gralhas.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Em cativeiro e após serem domesticadas, gralhas passam a utilizar ferramentas, comportamento verificado em viveiros de laboratório nas universidades de Cambridge e Queen Mary, ilhas Britânicas. A publicação no Proceedings of the National Academy of Sciences relata outras descobertas, como a noção de que a abundância de alimento desestimula o uso de ferramentas pelos pássaros. Então os cientistas induziram um caso de privação controlada, o que iniciou tal comportamento nos espécimes, com registro de criação de ferramentas.[1]

Nos experimentos foi constatada a utilização do bico para segurar pedregulhos e gravetos que serviam para deslocar a tampa de um recipiente que abrigava um verme. Em um dos testes, foram abastecidas às gralhas ramos com folhas, mas a folhagem acabava por impedir a entrada do graveto no tubo com o invertebrado. As aves então removeram as folhas do galho, posteriormente acessando o alimento. Outro comportamento, previamente observado apenas no corvo-da-nova-caledónia, foi o emprego de ganchos de metal para içar um prato com comida, além da própria construção de um gancho a partir de arame retilíneo.[1]

Espécies[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Gralhas em cativeiro constroem "ferramentas"». Scientific American Brasil. Consultado em 28 de setembro de 2018. 
Ícone de esboço Este artigo sobre aves passeriformes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.