Gram (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gram
Informação geral
Origem São Paulo
País  Brasil
Gênero(s) Rock alternativo, Indie rock
Período em atividade 20022007
2014 — Atualmente
Gravadora(s) Deckdisc
Sony Music
Integrantes Ferraz[1]
Marco Loschiavo
Marcello Pagotto
Fernando Falvo
Raphael Taira
Ex-integrantes Sérgio Filho
Luiz Ribalta
Página oficial https://www.facebook.com/GramOficial

Gram é uma banda paulistana de rock alternativo formada em 2002. Antes de seu início, Sergio e Pagotto tinham uma banda cover dos Beatles, chamada The Beatless, que chegou inclusive a tocar no consagrado Cavern Club em Liverpool. Após o ocorrido, montam a banda Mosva, já com o guitarrista Luiz Ribalta, cantando em inglês. Gravam um disco auto-intitulado, mas a banda dura pouco tempo. Depois de algum tempo, montam o Gram, incluindo agora o guitarrista Marco Loschiavo e o baterista Fernando Falvo e agora, cantando em português. Gravam seu primeiro disco de maneira independente, assim como o primeiro clipe, criado e animado por Sergio Filho, durante seu período de férias. Com o lançamento do videoclipe "Você pode ir na janela", a banda chama a atenção da Deckdisc que lança em 2004 o primeiro álbum da banda, auto-intitulado. Entre 2004 e 2005, a banda faz vários concertos, toca em festivais como Abril Pro Rock em Recife, o MADA em Natal e o Festival de Verão de Salvador. Em 2005, a banda lança o álbum ao vivo MTV Apresenta Gram que sai em DVD e CD. No começo de 2006, começam a trabalhar no novo álbum, batizado Seu Minuto, Meu Segundo, lançado em 19 de setembro de 2006.

O baterista Fernando Falvo postou no dia 9 de julho de 2007, na comunidade dedicada à banda no orkut, uma nota afirmando que o grupo encerrara suas atividades.

Seguem alguns trechos da nota publicada por Falvo: "Agradecemos a todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente neste projeto, pessoas que nos abençoaram com trabalho, iniciativa e energias positivas. Aos fãs que sempre são a razão de uma banda existir. Seguramos esta situação o máximo que podíamos na intenção de achar a melhor solução, a mais plausível, eu, o Marco e o Pagotto continuamos com um novo projeto em andamento."

Sete anos depois da separação, a banda anunciou na internet que retomou as atividades, motivados principalmente pela página Volta Gram, criada no Facebook e que conta hoje com mais de 2 mil seguidores[2].

Em 2014, após o seu retorno, a banda lançou digitalmente um EP, em parceria com a Sony Music, intitulado Outro Seu.

Em Julho de 2016, o grupo uma música inédita em parceria com MC Soffia e Pedro Angeli. Intitulada Minha Rapunzel tem Dread. A música é uma fusão entre Rock e Rap e teve positiva repercussão entre fãs dos dois artistas. O videoclipe conta com a participação de Raphael Taira no contrabaixo. Na mesma época, o músico tornou-se tecladista do grupo.

No final do mesmo ano, a banda lançou a música Guepardo como single[3] e pretendem lançar um novo álbum em 2017.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Formação atual[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Sérgio Filho - vocal, guitarra, violão e piano
  • Luiz Ribalta - guitarra

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of Brazil.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Gram: conheça a nova formação da banda e detalhes do novo disco
  2. A Banda Gram volta às atividades
  3. «Gram lança faixa "Guepardo" - Monkeybuzz». monkeybuzz.com.br. Consultado em 18 de dezembro de 2016