Grammy Latino para Melhor Álbum Vocal Pop Contemporâneo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Grammy Latino de Melhor Álbum Vocal Pop
Descrição Prêmio atribuído para álbuns vocais de Pop que contenham pelo menos 51% de tempo de reprodução de material recém-gravado.
País  Estados Unidos
Primeira cerimónia 2012
Última cerimónia 2020
Detentor atual Pausa (Ricky Martin)
Página oficial

O Grammy Latino para Melhor Álbum Vocal Pop é uma das categorias apresentadas no Grammy Latino, um prêmio estabelecido em 2000 e entregue pela Academia Latina da Gravação para as melhores produções da indústria fonográfica latino-americana de determinado ano. As várias categorias são apresentadas anualmente pela National Academy of Recording Arts and Sciences dos Estados Unidos.[1] De acordo com as definições das categorias regulamentadas pela Academia Latina da Gravação, a categoria é dedicada a premiar "álbuns que contenham 51% ou mais de seu tempo total de gravações novas (material que não havia sido lançado anteriormente) e dentro no gênero estilístico Pop".[2]

A categoria foi estabelecida em 2012 reunindo atribuições de três categorias anteriores: Melhor Álbum Vocal Pop Masculino, Melhor Álbum Vocal Pop Feminino e Melhor Álbum Vocal Pop em Dupla ou Grupo - que foram, desde então, descontinuadas. A dupla mexicana Jesse & Joy foi a primeira premiada da categoria justamente com seu terceiro álbum de estúdio ¿Con Quién Se Queda El Perro?, sendo posteriormente premiada novamente com o álbum Un Besito Más em 2016.[3] Em 2017, a cantora Shakira tornou-se a primeira artista feminina solo a vencer a categoria por seu álbum El Dorado. O panamenho Miguel Bosé e o porto-riquenho Ricky Martin são os mais indicados da categoria, com duas indicações cada um.

Vencedores[editar | editar código-fonte]

Jesse & Joy foram os primeiros vencedores da categoria, em 2012.
Alejandro Sanz, vencedor da categoria em 2013 e 2015.
Ricky Martin, indicado em 2015 e vencedor em 2020.
Ano[nota 1] Vencedores Obra Indicados Ref.
2012 Jesse & Joy ¿Con Quién Se Queda El Perro? [3]
2013 Alejandro Sanz La Música No Se Toca
2014 Camila Elypse
2015 Alejandro Sanz Sirope
2016 Jesse & Joy Un Besito Más
2017 Shakira El Dorado
2018 Maluma F.A.M.E.
2019 Rosalía El Mal Querer
2020 Ricky Martin Pausa

Referências

  1. «La Academia Latina de Grabación». Academia Latina da Gravação. Consultado em 13 de julho de 2021 
  2. «Definiciones de Categorias». Academia Latina da Gravação 
  3. a b «Jesse & Joy triunfan en los Grammys Latinos». Reuters. 16 de novembro de 2012 

Notas

  1. Cada ano apresentado corresponde ao ano em que o artista recebeu o prêmio, não necessariamente o ano seguinte em que ele foi lançado.