Granadina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um copo de granadina.
Um copo e uma garrafa de granadina comercialmente disponível.
Romã e suas sementes.

Granadina ou grenadine é um licor não alcoólico de tons vermelhos, feito geralmente das sementes da fruta Romã. É usado como um item de coquetéis, tanto por seu sabor como também para tingir de rosa bebidas misturadas. "Grenadinas" são geralmente feitas ao se misturar o xarope com água gelada num copo ou numa jarra, algumas vezes com gelo.

Etimologia e origem[editar | editar código-fonte]

O nome granadina vem do Francês "grenade", romã, e é assim denominada por ser a granadina originalmente preparada do suco de romã e açúcar.

Variantes modernas e comerciais[editar | editar código-fonte]

A "granadina" é também usada como nome para outros xaropes, licores, e bebidas que contenham sucos de outras frutas (tais como: Framboesa, Groselha vermelha, Amora-silvestre) ) e xarope de açúcar. O sabor característico pode ser obtido da mistura do suco de groselha negra e outras frutas mas sendo o da groselha a predominar.

A Indústria Alimentícia, entretanto, tem substituído largamente a grenadina feita de frutas com ingredientes artificiais.

O marca "Rose's" da Mott's, de longe a granadina mais comum dos E.U.A., é agora formulada inteiramente com xarope de alta frutose do milho, água, uma base ácido cítrico, aproximando da formulação da orange drink.[1][2]

Uso em coquetéis[editar | editar código-fonte]

O xarope de granadina é geralmente misturado na limonada fazendo assim uma pink lemonade (limonada rosa), sem semelhantes no Brasil. Também é usada em coquetéis e em Cervejas, fazendo assim o que cunharam como "grena-beer" ou mais recentemente "Christmas beer" (cerveja natalina, do natal). A grena-beer originou-se na Europa durante os anos noventa. É popular na California do Sul.

Referências

  1. Food and Drug Administration (10 de janeiro de 1980). «Sec. 550.400 Grenadine». CPG 7110.11. Consultado em 23 de agosto de 2009 
  2. «Media Release: Cadbury Schweppes to Acquire Snapple Beverage Group for an Enterprise Value of $1,450 Million». Cadbury Schweppes. 18 de setembro de 2000. Consultado em 5 de julho de 2008. Arquivado do original em 12 de junho de 2004 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikilivros
Wikilivros
O Wikilivros tem um livro chamado Livro_de_receitas
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Granadina


Ícone de esboço Este artigo sobre bebidas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.