Área Metropolitana do Porto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Área Metropolitana do Porto

A Área Metropolitana do Porto (AMP) é uma área metropolitana portuguesa, cuja sede se localiza na cidade do Porto. É presidida, na atualidade, por Emídio Sousa[1]. Conta, atualmente, com 17 municípios, com cerca de 1.700.000 habitantes distribuídos por uma área aproximada de 2.040 km², resultando numa densidade populacional próxima de 861.96 habitantes/km².[2] Corresponde à área abrangida pela NUTS III homónima, também administrada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, que está também sediada na cidade do Porto.

Avenida dos Aliados, na cidade do Porto, onde se localiza a sede da AMP

O Porto e a Área Metropolitana do Porto constituem o núcleo territorial da Região Norte [3] (que tem uma área de 21 278 km² (24% do Continente) e uma população de 3 689 609 habitantes (Censos de 2011),[4] correspondendo a 37% de Portugal Continental e a 35% do Estado-nação português, em termos populacionais, sendo, portanto, a região mais populosa (NUTS II) de Portugal), sendo a parte mais altamente industrializada da Região Norte[5], na zona litoral, onde se localizam a maioria dos mais importantes grupos económicos do país, tais como a Altri, o Grupo Amorim/Corticeira Amorim, o Banco BPI, a BIAL, a EFACEC, a Frulact, a Lactogal, o Millennium BCP, a Porto Editora, a Sonae, a Unicer ou o Grupo RAR. A Associação Empresarial de Portugal está sediada no Porto. A Região Norte é a única região portuguesa que exporta mais do que importa[6].

Imagem de satélite da Área Metropolitana do Porto à noite.

O Porto e o território circundante, denominado Grande Porto, é o espaço urbano mais relevante, em termos socioeconómicos, da Região Norte e da Eurorregião da Galiza-Norte de Portugal, servido por acessos modernos, via aérea (Aeroporto Francisco Sá Carneiro e Aeródromo Municipal da Maia), via ferroviária (Estação Ferroviária de Porto-Campanhã), via marítima (Porto de Leixões e Marina 'Porto Atlântico'[7]) e via fluvial (Marina do Freixo[8] e Marina 'Douro-Marina'[9]), com uma mobilidade metropolitana assegurada pelo Metro do Porto, pela Sociedade de Transportes Colectivos do Porto e pela CP-Comboios de Portugal.

Territorio[editar | editar código-fonte]

A Área Metropolitana do Porto é um território identitário muito coeso e é constituída pelos seguintes concelhos, que têm, todos, uma forte ligação socioeconómica e identitária ao Porto e ao Grande Porto[10]:

Evolução[editar | editar código-fonte]

Em 30 de Setembro de 2013 foi integrado o Município de Paredes. De acordo com a lei nº 45/2008 de 27 de Agosto, das áreas metropolitanas criadas em 2003 só subsistiram as chamadas clássicas: Área Metropolitana do Porto e Área Metropolitana de Lisboa, sendo as restantes reorganizadas em Comunidades Intermunicipais.

Cidades da Área Metropolitana do Porto[editar | editar código-fonte]

Vilas da Área Metropolitana do Porto[editar | editar código-fonte]

Auto-Estradas da Área Metropolitana do Porto[editar | editar código-fonte]

Clubes de Futebol[editar | editar código-fonte]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]