Grande Loja Unida do Paraná

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Logótipo.

A Grande Loja Unida do Paraná (GLUP) é uma Obediência Maçônica brasileira, fundada em 20 de março de 1981. Segue a linha Liberal e Adogmática preconizada pelo Centro de Ligação e Informação das Potências Signatárias do Apelo de Estrasburgo (CLIPSAS), cujo lema é: Liberdade Absoluta de Consciência. Seu primeiro Grão Mestre foi Silas Pioli.

Destacam-se suas fraternais relações com as Obediências Maçônicas liberais e adogmáticas, notadamente o Grande Oriente de França, maior Obediência adogmática do mundo, com o qual firmou convênio para difundir o Rito Francês no Brasil. Reconhecida como Entidade de Utilidade Pública Estadual, é membro-fundador da Conferência Maçônica Americana (COMAM), que se unirá à C.I.MA.S., e da Associação Brasileira de Potências Maçônicas (ABPM).

Atua nos chamados graus filosóficos através do Supremo Conselho Francisco de Montezuma.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Maçonaria é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.