Grande Niterói

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde setembro de 2015). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mapa dos municípios fluminenses que compunham a Grande de Niterói antes da fusão com o Estado da Guanabara em 1975.

Grande Niterói é uma região que durante o extinto Estado do Rio de Janeiro (antes da fusão em 1975 com o Estado da Guanabara para formar o atual Estado do Rio de Janeiro) a cidade de Niterói, sua então capital, e as cidades vizinhas. Era, portanto, composta pelos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí (que na época incluía o atual município de Tanguá)[1], Rio Bonito. Possui atualmente um total de mais de 2 milhões de habitantes. Nos dias atuais o termo "Grande Niterói" e utilizado para referir aos municípios a leste do município do Rio de Janeiro.

Contrapunha-se a região do Grande Rio Fluminense, isto é, aos municípios do extinto Estado do Rio de Janeiro (municípios da Baixada Fluminense) que conformavam uma aglomeração metropolitana com a cidade do Rio de Janeiro, o extinto Estado da Guanabara.

Atualmente a extinta Grande Niterói foi agrupada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, compondo sua porção leste. Esta área também é chamada de Região Metropolitana II do Rio de Janeiro ou Leste Metropolitano do Rio de Janeiro, ou simplesmente Leste Metropolitano, agrupando os atuais municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Rio Bonito.

A Grande Niterói quando agregada a Região das Baixadas Litorâneas (que, por sua vez, agrupa a Microrregião da Bacia de São João e a Região dos Lagos) forma a região do Leste Fluminense.

Municípios[editar | editar código-fonte]

Niterói

São Gonçalo

Itaboraí (incluía Tanguá, emancipado em 1995)

Rio Bonito

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.