Grande Oriente de França

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Square-compass.png

O Grande Oriente de França (GOF ou GOdF), é a mais antiga obediência maçónica francesa, fundada em 1728.

O GOdF pratica maçonaria liberal e adogmática, em oposição à praticada pela corrente anglo-saxónica.

Três Séculos de História[editar | editar código-fonte]

Luís Filipe d'Orleans, primeiro Grão-Mestre do Grande Oriente da França

A Maçonaria é um produto do século do Iluminismo. Ela se forma pela transformação, a partir de 1645, de antiga corporação de ofício em uma associação de reflexão. A primeira Grande Loja foi formada em Londres, enquanto "capital" das idéias filosóficas, em 1717.O Grande Oriente da França é a mais antiga e importante Obediência maçônica da Europa continental. Nascido em 1728 como Primeira Grande Loja da França, ele tomou a sua forma e seu atual nome em 1773. Hoje, o Grande Oriente tem quase 47.000 membros registrados em mais de 1.150 lojas.

Diploma de mestre maçom do GODF, 1787

Propõe aos homens de hoje um caminho de iniciação humanista e fraterna. Com efeito, para o Grande Oriente de França, o aperfeiçoamento individual, que permite a iniciação maçônica e seu método, impõe aos maçons a reflexão também dos problemas do mundo e questões sociais. Esta é uma das suas peculiaridades em relação a outras obediências maçônicas. De que vale o aprimoramento - intelectual, moral ou espiritual- de um homem, se não o leva a se interessar pelo outro e seu destino?

Liberdade Absoluta de Consciência[editar | editar código-fonte]

O Grande Oriente da França acredita na liberdade absoluta de consciência, admitindo praticantes de todas as religiões, inclusive aqueles que não têm religião. Defende a postura da maçonaria como organização civil, livre de dogmas.

Maçonaria e religião[editar | editar código-fonte]

O GOdF é uma organização laica, não admitindo interferência religiosa em questões temporais. Por isso não exige a crença em um ser supremo para iniciar novos membros.

Maçonaria Mista & Feminina[editar | editar código-fonte]

O GOdF ou GOF conta desde 2012 com Lojas mistas ou seja, onde homens e mulheres trabalham em pé de igualdade; além de manter relações fraternas com Obediências mistas e femininas, sendo membro fundador do CLIPSAS - Centro de Ligação e Informação das Potências Signatárias do Apelo de Estrasburgo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]