Grande Oriente do Paraná

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Grande Oriente do Brasil-Paraná é uma federação do Grande Oriente do Brasil, fundada em 9 de fevereiro de 1952.

Grande Oriente são federações ou confederações de, no mínimo, três Lojas maçônicas que, inicialmente, não trabalhavam no mesmo rito maçônico, como eram exigidos pelas Grande Lojas.

A maçonaria (forma reduzida e usual de franco-maçonaria) é uma sociedade secreta de carácter universal, cujos membros cultivam o ideal de humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, fraternidade[1][2] e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e correctamente designadas) Lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si."

O Grande Oriente do Brasil(GOB) é a mais antiga Potência Maçônica brasileira (associação de Lojas Maçônicas, também chamada de Obediência Maçônica). O GOB participou ativamente em momentos cruciais da história brasileira, como a abolição da escravatura e a proclamação da República.[3]

Referências

  1. «Dicionário Priberam da Língua Portuguesa - Significado de maçonaria». Priberam. Consultado em 5 de maio de 2010. 
  2. «Maçonaria». dicionário online de português. Consultado em 5 de maio de 2010. 
  3. CASTELLANI, José. História do Grande Oriente do Brasil. Brasília: Gráfica e Editora do Grande Oriente do Brasil. 1993.
Ícone de esboço Este artigo sobre Maçonaria é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.