Grande Sertão: Veredas (minissérie)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Grande Sertão: Veredas
Informação geral
Formato Minissérie
Gênero Drama
Romance
Suspense
Criador(es) Walter George Durst
Baseado em Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa
País de origem  Brasil
Idioma original (em português)
Produção
Diretor(es) Walter Avancini
Elenco Tony Ramos
Bruna Lombardi
Tarcísio Meira
Mário Lago
Taumaturgo Ferreira
ver mais
Exibição
Emissora de televisão original Brasil Rede Globo
Transmissão original 18 de novembro - 20 de dezembro de 1985
N.º de episódios 25

Grande Sertão: Veredas é uma minissérie brasileira produzida pela Rede Globo e exibida entre 18 de novembro a 20 de dezembro de 1985, integrando as comemorações do aniversário de vinte anos da emissora.

Baseada na obra homônima do escritor Guimarães Rosa, a minissérie foi adaptada por Walter George Durst com colaboração de José Antônio de Souza e teve roteiro final e direção de Walter Avancini, com assistência de Luiz Fernando Carvalho.

Bruna Lombardi foi elogiada em sua criação de Diadorim, no ano seguinte ela ganharia a protagonização da minissérie Memórias de um Gigolô, produzida pela mesma equipe, e da novela Roda de Fogo.

Considerado por muitos uma obra "inadaptável", por sua complexidade narrativa e pelas muitas dificuldades que poderiam surgir de uma produção da obra, Grande Sertão: Veredas, a exemplo de O Tempo e o Vento, foi bem recebida.


Sinopse[editar | editar código-fonte]

Nas lutas travadas pelo sertão, impiedoso e lancinante, as desventuras do jagunço Riobaldo.Baseada no clássico homônimo do escritor Guimarães Rosa, a história se passa nas primeiras décadas do séc.XX e acompanha a narrativa de Riobaldo (Tony Ramos) que, por meio de suas andanças, personifica a aspereza sertaneja e se transforma em uma espécie de intérprete do sertão. Ele narra as heroicas lutas dos bandos de jagunços, repletas de tramas com vinganças, amores e mortes.

Elenco[editar | editar código-fonte]